segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Brigada Estudantil encerra trabalho voluntário na IX GERES

Foto da equipe, com profissionais da IX Geres

Os 15 estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), sediada em Havana (Cuba), encerraram na sexta-feira passada um trabalho voluntário na região da IX Geres (Ouricuri). Hoje à tarde, eles têm um encontro com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para uma avaliação final das ações.


Eles concluíram um relatório sobre a ação. Alguns pontos chama a atenção:


"Tivemos a impressão, no primeiro momento, que a integração estava verdadeiramente manifesta, chamou a atenção o entusiasmo com que os atores de outras secretarias se referiam ao Programa e a preocupação deles em alcançar os objetivos".


"O Programa Mãe Coruja Pernambucana é de uma grandeza espetacular, além de seu objetivo principal de retuzir a taxa de mortalidade materno-infantil, ele abrange outras ações que são beneficentes às mulheres, como por exemplo, os "Ciclos de Cultura", cursos de reciclagem, e Nenhuma Pernambucana sem Documento".


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Estudantes de Medicina da ELAM (Cuba) fazem trabalho voluntário em Ouricuri

Encontro marcou o começo das atividades


A Brigada Estudantil de Saúde, dos estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), começou ontem um trabalho voluntário dentro do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Hoje, 13 estudantes estão em Ouricuri, acompanhando encontros, observando o funcionamento e fazendo relatórios das atividades que vão desenvolver. Na segunda-feira, eles vão ter um novo encontro, para trocar impressões, dar sugestões e ver possibilidades de futuras inserções no Programa.


Na segunda-feira, os brigadistas tiveram uma reunião no auditório da Apevisa com a gerente geral de Políticas de Saúde, Ana Elizabeth Lima, com a gerente da Atenção Primária, Lusanira Santa Cruz, representantes de outras gerências e secretarias. Eles conheceram detalhadamente o Programa, tiraram dúvidas, receberam material de apoio, e ficaram empolgados com a possibilidade de conhecer de perto as ações e desenvolvimento do Mãe Coruja. Lusanira também explicou o novo modelo de funcionamento da Atenção Básica e do Monitoramento.


A Brigada Estudantil é uma iniciativa dos estudantes pernambucanos que estudam Medicina em Cuba, e foi realizada ano passado, no município de Carnaíba. Este ano, após uma troca de informações sobre o Programa, eles resolveram colocar no foco da atuação um "mergulho" no Mãe Coruja.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

SES disponibiliza ônibus para a III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família

Dois ônibus foram alugados pela Secretaria Estadual de Saúde, para levar agentes comunitários de saúde à II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, que será realizada em Brasília, de 5 a 8 de agosto.

O embarque dos ACS será realizado domingo (3 de agosto), na Praça Oswaldo Cruz, defronte à Secretaria Estadual de Saúde, às 12h.

Participarão da Mostra 94 agentes de saúde, além de gestores e dezenas de profissionais da Saúde. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, será realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Além da Mostra, será realizado o IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, e o III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.

Maiores informações sobre o evento: www.saude.gov.br/dab