segunda-feira, 27 de abril de 2009

Profissionais são capacitados em Petrolina

Profissionais do PSF (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo e ACD), de maternidades, profissionais das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social (CRAS e CREAS), Agricultura e IPA serão capacitados amanhã (28) e quarta-feira (29), no Sesi de Petrolina. A capacitação será sobre o Protocolo Operacional do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

Veja a programação completa e participe:

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO PROTOCOLO OPERACIONAL DO PROGRAMA
MÃE CORUJA PERNAMBUCANA

DATA: 28/04/2009 e 29/04/2009
HORA: 8:30 às 16:30h
LOCAL: SESI de Petrolina
Parque municipal, nº1 – Centro – Petrolina / CEP 56300-000
Fone: (87) 3861-1369

PÚBLICO-ALVO: Profissionais do PSF (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo e ACD) profissionais das maternidades, parteiras, profissionais das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social (CRAS e CREAS), Agricultura e IPA.

OBJETIVO: Sensibilizar e capacitar no Protocolo Operacional do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

PROGRAMAÇÃO

8:30 Acolhimento e inscrição
9:00 Dinâmica
10:00 Depoimento de convidados
10:30 Apresentação do Programa Mãe Coruja Pernambucana
12:00 Esclarecimentos
12:30 Almoço

14:00 Apresentação e discussão do filme “Vida Maria”
14:15 Discussão do filme “Vida Maria”
15:00 Apresentação do Programa no Sertão do Araripe
15:30 Apresentação do vídeo “Ciranda da vida”
16:00 Encerramento

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sertão do Arararipe ganha maternidade do Programa Mãe Coruja

Pai coruja mima o filho, pouco depois do parto


Carina e seu filho Cauany , que nasceu de parto normal

O governador Eduardo Campos inaugurou nesta sexta-feira (24), em Ouricuri, no segundo dia de viagem ao Sertão do Araripe, a primeira maternidade Mãe Coruja do estado. O programa Mão Coruja tem o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil, garantindo atenção integral às gestantes, aos seus filhos e às famílias. Na ocasião, assinou, junto com 13 municípios do sertão do Estado, um termo de compromisso para a criação do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, que ficará responsável pela administração do Hospital Regional Fernando Bezerra, de Ouricuri.

Horas antes da inauguração do Hospital, nasceu, de parto normal, Cauany Amorim Evaristo, filho de Carina Evaristo e Antônio de Amorim. Cauan nasceu às 20h10 do dia 23, naz Maternidade Mãe Coruja de Ouricuri, pesando 3,24 kg e medindo 50 cm. A equipe de plantão foi comandada pelo médico Francisco Jânio, auxiliado pelos técnicos Cila e Gésia.

A maternidade do programa Mãe Coruja, localizada no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, vai realizar mensalmente o parto de 200 mulheres da região do sertão do Araripe, que compreende 11 municípios. Foram investidos mais de R$ 525 mil na construção da unidade que vai contar com 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos em saúde.

A nova maternidade possui quatro enfermarias e 16 leitos. Cada um deles possui um alojamento, onde mãe e bebê poderão ficar juntos, enquanto aguardam a alta médica. O setor tem ainda seis leitos de UTI neonatal para partos de alto risco. Também foram adquiridos aparelhos de última geração, que representam um investimento de mais de R$ 300 mil.

Na região do Araripe, segundo dados da Secretaria de Saúde, morrem anualmente 15 gestantes a cada mil nascidos vivos. Na mesma proporção, 32 crianças morrem por ano. Para mudar a situação, o Mãe Coruja coordena projetos oriundos de sete secretarias do Governo de Pernambuco, cadastrando a gestante preferencialmente até o primeiro trimestre de gestação e identificando suas vulnerabilidades.

Entre outras atividades, são realizados pelo programa exames de saúde, distribuição de enxoval, capacitação para o mercado de trabalho e o registro de nascimento civil. Tudo para que a mãe possa criar seu filho em melhores condições sociais. No sertão do Araripe, já estão cadastradas 3.226 gestantes e 1.211 crianças são acompanhadas pelo Mãe Coruja.

Fontes: editordoportal@gmail.com e Iramarai Vilela (Fotos)

terça-feira, 21 de abril de 2009

O movimento Mãe Coruja Pernambucana

Sertão do Araripe e Moxotó. Agora, sertão do São Francisco e Agreste Meridional. O público alvo: prefeitos, primeiras damas, gestores de diversas secretarias municipais e estaduais, movimentos da sociedade civil organizada, médicos, enfermeiros, dentistas e seus auxiliares, assim como os ACS. Todos em diversos encontros em que o Programa Mãe Coruja Pernambucana promove, são sensibilizados e capacitados para o cuidado com a gestante e a criança até os seus cinco anos.

Como um grande movimento caminhando em sentido contrário a tudo que o sistema neoliberal provoca. Um sistema que faz que todos vejam de maneira banal a morte de crianças e gestantes. É como percebo.

Um movimento onde corações enrijecidos, petrificados e embrutecidos de todos, flexibilizam-se, amolecem diante da imagem de cemitérios clandestinos e crianças nuas aos redores, como se estivessem aguardando a sua vez de serem também ali enterradas, como é apresentado em vídeo e fotos nos diversos encontros de sensibilização.

Assim como as palavras de uma verdadeira médica de família tentando colocar de forma simples, o papel do médico, do enfermeiro, da maternidade, do ACS: Que saúde não é doença.

Um médico com os seus 79 anos mostrando o cuidado com o corpo, a partir da mudança de comportamento na alimentação, no hábito de se fazer exercícios regularmente e na vontade expressada com vigor, de viver muito mais tempo.

Também participante deste movimento e com muita freqüência, uma figura mística, como Frei Aluízio Fragoso, nos faz perceber a nossa insignificância diante do “inexplicável”, diante da grandeza de um universo imensurável onde não temos nenhum sentido de tamanho a não ser unidos para de alguma forma aparecermos. No último encontro com gestores e sociedade civil organizada em Garanhuns, ele disse:

“Mais que planejamentos, precisamos de amor; mais que planejamentos, precisamos de sonhos; mais que planejamentos, precisamos de utopias”.

Acredito de forma incondicional deste pensamento a luz do que já existe de concreto, onde o programa avançou nos municípios do Araripe e do sertão do Moxotó, há apenas um ano e seis meses. Não estou simplesmente constatando números atendidos de gestantes e crianças, que já são altamente significativos, e sim, na mudança de comportamento de todos os envolvidos.

Representantes das diversas secretarias do estado envolvidas no Programa, quando apresentados ao público nos encontros, mostram um caminhar certo de um governo que precisa acertar diante da urgência e dos milhares de votos de confiança conferidos.

Percebo que muitos municípios já envolvidos neste movimento a cada dia participam mais e mais, disponibilizando tudo ao seu alcance, no esforço de mudança de índice “aceitável” de mortalidade materna e infantil.

Percebo o nosso profissional do Canto Mãe Coruja de cada município do Araripe e do Moxotó, hoje o psicólogo e o assistente social, como desbravadores em selva de adversidades onde atuam, e em si mesmo. Embebidos pelo “feminino” que denota cuidado, não competitividade, zelo, diligência, eles rompem barreiras e aglutinam toda atenção para a gestante e a criança do seu território.

Por tudo, o Programa mãe Coruja Pernambucana está se tornando um movimento em favor da vida e da garantia dos diretos da mulher e da criança.

Por Iramarai Vilela, da equipe do Mãe Coruja

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Oficina de sensibilização do Mãe Coruja na VIII Geres

Vejam a programação das oficinas de sensibilização do Programa Mãe Coruja Pernambucana na VIII Geres.

DATA: 15/04/09
HORA: 9:00 às 12:30h
LOCAL: Auditório do SEST SENAT – Unidade de Petrolina
Rua Zitor de Souza Leão, nº 10 – Km 02

OBJETIVO: Sensibilização e apresentação do Programa Mãe Coruja Pernambucana para a região do Sertão do São Francisco.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

PÚBLICO-ALVO: Prefeitos, Secretários Municipais (Saúde, Educação, Trabalho, Assistência Social, Coordenador do IPA, Coordenação da Mulher), Agência do Trabalho, Representantes da GERES, Representantes da GRE, Coordenadores do PACS/PSF e diretores de maternidades.

9:00
Acolhimento e inscrição
9:30
Apresentação do filme Vida Maria
9:45
Apresentação do Programa Mãe Coruja Pernambucana
11:00
Intervalo
11:20
Apresentação do filme de lançamento do Programa no Sertão do Moxotó
11:40
Depoimento de convidados
12:00
Esclarecimentos
12:15
Encerramento

TARDE

PÚBLICO-ALVO: Representantes dos Movimentos da Sociedade Civil Organizada, Conselhos Municipais de Defesa dos Direito da Criança e Adolescente (COMDICA), Conselhos Municipais Tutelares, Conselhos de Saúde.
14:00
Acolhimento e inscrição
14:30
Apresentação do filme Vida Maria
14:45
Apresentação do Programa Mãe Coruja Pernambucana
16:00
Intervalo
16:20
Apresentação do filme de lançamento do Programa no Sertão do Moxotó
16:40
Depoimento de convidados
17:00
Esclarecimentos
17:15
Encerramento