sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Qualificação Profissional em Santa Filomena


Na terça-feira, dia 15 de fevereiro, foi realizada a entrega dos certificados dos cursos de qualificação profissional do Programa Mãe Coruja, que foram realizados no município de Santa Filomena.

O município comemorou a conclusão de mais três cursos: Doces finos; Escovista e manicure; e Artesanato em fuxico.

A entrega dos certificados foi marcada pela presença de alguns convidados, dentre eles destaca-se a Secretária de Assistência Social do município, Pollyana Amaral, que sempre apoiou e colaborou com o desenvolvimento das ações do Programa Mãe Coruja em Santa Filomena.

A profissional do Canto Mãe Coruja, Isabel Saraiva, ressalta que a Secretaria de Assistência Social do município é parceira do Programa desde a implantação do mesmo e também participa na promoção de ações na área de segurança alimentar e nutricional, doando kits para as mulheres que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional. Diante dessa colaboração, Isabel Saraiva afirma que: "Fortalecer parcerias é dar as mãos e construir juntos, acreditando que podemos fazer a diferença!"


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Qualificação Profissional em Solidão


No dia 24 de Agosto de 2010 realizou-se, no município de Solidão, o encerramento de mais duas turmas de qualificação profissional oferecidas pelo Programa Mãe Coruja, ambas na modalidade de Artesanato em Geral.

Durante a confraternização de encerramento ofereceu-se um lanche e procedeu-se com a entrega dos certificados para as concluintes.

O encerramento contou com vários convidados especiais, dentre eles: o presidente executivo da Projemaxi, Ericleison; o supervisor pedagógico, Sandro; as enfermeiras Carmem e Edilma; a oficineira Marluce; a Secretária de Saúde de Solidão, Damiana; e as profissionais do Canto Mãe Coruja do Município, Clécia e Roberta.

Ainda durante a confraternização, Marluce (instrutora da qualificação profissional) declarou que sentia-se muito feliz pela formação de novas artistas. Ela afirmou ainda que muitas das participantes do curso já estavam com encomendas e vendendo as peças produzidas antes mesmo do término do curso.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Canto Mãe Coruja em Parceria com o IPA


O Canto Mãe Coruja de Santa Filomena continua fortalecendo o trabalho em rede em defesa da vida, priorizando ações que combatam a mortalidade infantil e materna, assim como a insegurança alimentar e nutricional, através de ações sócioeducativas.

Em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, o Canto planeja desenvolvimento de hortas caseiras no quintal das mulheres que encontram-se em situação de insegurança alimentar e nutricional.

As técnicas do Canto Mãe Coruja de Santa filomena, Isabel e Socorro, solicitaram o carro do IPA, uma vez por semana, para realização de visitas domiciliares, visitas às unidades do Programa Saúde da Família, busca ativa e acompanhamento das mulheres e crianças da zona rural, assim como para a distribuição das mudas e sementes para o cultivo das hortas caseiras.

A diretora regional, Srª Marlene Nunes, disponibilizou o transporte e mostrou-se favorável à realização das ações planejadas. Diante disso o Canto Mãe Coruja de Santa Filomena e o IPA já realizaram ações como: visita a uma horta orgânica e piscicultura com as gestantes, capacitação sobre caprinovinocultura, encontro sobre segurança alimentar e nutricional e participação na feira de animais (Caprinofiló).

Promover qualidade de vida é dever de todos os funcionários e direito de todos os cidadãos! O olhar do cuidado faz parte do Programa Mãe Coruja!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Círculo de Educação e Cultura - Bodocó


Segue abaixo Vídeo desenvolvido pelas profissionais do Canto Mãe Coruja do Município de Bodocó, Sâmia Pedroza e Maria Luíza Alencar, sobre o Círculo de Educação e Cultura.Alinhar ao centro
Este vídeo foi exibido durante o I Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambuca, que aconteceu em dezembro de 2010, no Centro de Convenções - Olinda/PE.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Triunfo Finaliza Mais Um Curso de Qualificação Profissional


O Canto Mãe Coruja de Triunfo finalizou mais um curso de qualificação profissional no dia 11 de fevereiro de 2011, este último curso foi na modalidade de Decoração de Festas e Eventos.

Participaram da qualificação 20 mulheres, dentre elas, gestantes e mães cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana.

As profissionais do Canto, Kally Patrícia e Maria Gomes, acompanharam o desenvolvimento do curso e afirmam que foi muito interessante e teve bom aproveitamento.

Durante o encerramento da qualificação houve, sorteios e entrega de materiais confeccionados pelas alunas durante o curso. E para comemorar a finalização, estiveram presentes no encerramento: o Secretário de Saúde do Município (Saulo Bezerra Xavier), a Coordenadora Regional do Mãe Coruja da XI GERES (Ana Cristina), a Coordenadora do Pró-cidadania (Risete), as Profissionais do Canto Mãe Coruja (Kally e Maria Gomes), o Instrutor (Gean) e todas as Concluintes do curso de Decoração de Festas e Evetos.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CUIDADOS COM O SEU BEBÊ


Com o objetivo de sensibilizar e orientar as mãe e os pais de Santa Filomena, o Canto Mãe Coruja do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde formulou e está distribuindo panfletos sobre: "Os cuidados com os bebês antes e depois do parto".

O panfleto foi contruído baseado em informações do folheto do município de Canelas/SC e está sendo distribuído nas cinco unidades do Programa Saúde da Família de Santa Filomena.

O Canto Mãe Coruja de Santa Filomena também realiza grupos e rodas de conversa com gestantes, nutrizes e profissionais da Saúde, fortalecendo o trabalho em rede e planejando ações que promovem a melhoria da qualidade de vida das mulheres e crianças pernambucanas.

Qualificação Profissional em Itacuruba


O Canto Mãe Coruja de Itacuruba foi contemplado com mais um curso de qualificação profissional para beneficiar as gestantes cadastradas no Programa e seus familiares. Esse último curso foi na modalidade de Preparação e Decoração de Bolos e Tortas e teve início no mês de setembro de 2010.

Os profissionais do Canto Mãe Coruja de Itacuruba, Maria Filomena e Herbert Person, sempre acompanharam o desenvolvimento das aulas, verificando a freqüência e o nível de satisfação das 25 mulheres que participaram do curso, que foi ministrado no Centro de Referência de Assistência Social de Itacuruba - CRAS/Itacuruba.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NATAL FELIZ 2010 DO CANTO MÃE CORUJA DE SANTA TEREZINHA

O Canto Mãe Coruja de Santa Terezinha teve o prazer de convidar todas as gestantes, mães e crianças que fazem parte do Programa para a comemoração do NATAL FELIZ 2010, realizado no dia 21 de Dezembro, na sede do Canto Mãe Coruja.

Durante a comemoração foram realizadas palestras sobre a importância da participação das gestantes e mães nos Círculos de Educação e Cultura, bem como a efetiva participação das mesmas em todas as atividades do Programa. Ainda na comemoração foi oferecido um lanche especial para todos que participaram do evento.

A comemoração foi organizada pelas técnicas do Canto Mãe Coruja, Liana Karla e Cecília Souza, pela coordenadora e educadoras do Círculo de Educação e Cultura, em parceria com a Prefeitura de Santa Terezinha e com a Secretaria Municipal de Saúde.

Liana e Cecília afirmaram que foi muito gratificante para elas poder realizar esta festividade natalina, na qual perceberam a satisfação de mães e filhos durante toda comemoração, o que as deixou alegres por mais uma conquista, em que sentiram a esperança de um ano novo próspero em cada uma das mulheres.

Curso de Pães Caseiros em Inajá


O Canto Mãe Coruja do município de Inajá finalizou em dezembro mais um curso de qualificação profissional, este último na modalidade de preparação de pães caseiros.

No encerramento do curso as mulheres participantes fizeram panetones sob a orientação da intrutora Melania e todas puderam levar o seu para casa.

Ainda durante o encerramento do curso de pães caseiros, sorteou-se um espremedor de laranja que foi doado pela profissional do Canto Mãe Coruja de Inajá, Claudete Oliveira. De acordo com essa profissional o curso foi um sucesso e todas as mulheres ficaram satisfeitas e agradecidas.