domingo, 31 de julho de 2011

III CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE BODOCÓ



O Programa Mãe Coruja participou da III Conferência de Saúde de Bodocó. Durante o evento o Canto Mãe Coruja do município esteve com um stand para expor os artesanatos produzidos durante os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Mãe Coruja para as gestantes e mães cadastradas no Programa.

De acordo com a profissional do Canto Mãe Coruja de Bodocó, Maria Luiza, é possível se observar o talento das mulheres sertanejas, através dos artesanatos por elas cofeccionados.




quinta-feira, 28 de julho de 2011

O PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA PROMOVE MAIS UM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ITACURUBA


Mais um Curso de Qualificação Profissional foi concluído no município de Itacuruba, esse último era na modalidade Decoração de Festas e Eventos.

25 mulheres, dentre elas, gestantes e mães cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana participaram do curso. De acordo com os profissionais do Canto Mãe Coruja de Itacuruba (Maria Filomena e Herbert), que acompanharam diariamente o desenvolvimento do curso, era possível observar o bom aproveitamento e o elevado nível de satisfação entre as participantes.

Para comemorar a finalização da Qualificação Profissional, realizou-se um evento no Centro Cultural do município de Itacuruba, para o qual as mulheres participantes do curso Decoração de Festas e Eventos mostraram que realmente houve um bom aprendizado, pois confeccionaram vários bolos, doces e tortas que foram expostos e saboreados.

Neste evento de encerramento, além das mulheres concluintes do curso, estiveram presentes: a Instrutora do curso (Joca), a Presidente do Centro Cultural (Cícera Leal Cabral), os Vereadores (Gilmar Freire e Cesar), a Secretária de Cultura (Cristiane Almeida), a Secretaria de Educação, representada por Sonia, a equipe de assessoria do prefeito (Socorro, Ione e Ciane), o Coordenador do Pró-cidadania (Enio) e os Profissionais do Canto Mãe Coruja.



terça-feira, 26 de julho de 2011

CANTO MÃE CORUJA DE SANTA FILOMENA COMBATE A INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


As gestantes cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana, que são identificadas como em situação de insegurança alimentar e nutricional (leve, moderada ou severa) pelo Canto Mãe Coruja do município de Santa Filomena, têm recebido uma atenção especial. Tudo com o objetivo de reverter as situações de insegurança alimentar e nutricional identificadas!

O Canto Mãe Coruja de Santa Filomena, em parceria com o IPA, realiza trabalho com essas gestantes e também com suas famílias para desenvolverem hortas caseiras. Para a concretização dessas hortas são realizadas orientações; distribuição de gibis, que abordam o tema da alimentação saudável por meio de uma linguagem clara e de fácil compreensão; e ainda distribuição de sementes de coentro, alface, pimentão e quiabo.

As gestantes identificadas em situação de insegurança alimentar e nutricional pelo Canto Mãe Coruja de Santa Filomena também têm recebido kits do PAA, através da Secretaria de Assistência Social, que promove a segurança alimentar e nutricional. Esses kits entregues são compostos por rapaduras, mel de abelha, mel de engenho, milho verde, melancia e polpas de umbu.

As profissionais do Canto Mãe Coruja de Santa Filomena, Isabel Amaral e Socorro Silva, compreendem que o conhecimento do povo é importante e que unido ao dos profissionais do IPA e do Canto Mãe Coruja irão gerar sementes do bem, do saber cuidar, sementes de qualidade de vida, na promoção do saber, dos direitos e da cidadania.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CANTO MÃE CORUJA DE BODOCÓ PREOCUPA-SE COM A SAÚDE DO HOMEM



Também preocupado com a Saúde do Homem, o Canto Mãe Coruja de Bodocó, em parceria com a Coordenação da Saúde da Mulher desse município, realizou palestra para o público masculino.

A palestra, desenvolvida na Policlínia de Bodocó, foi ministrada pela profissional do canto, Maria Luiza e pela Coordenadora da Saúde da Mulher, a enfermeira Cida.

Apesar do tema da palestra ter sido "Ser mulher", o objetivo era apresentar ao público masculino a mulher em seus aspectos físico e emocional. Dessa forma, foram abordados vários assuntos como: os aparelhos reprodutores masculino e feminino; a sexualidade; a gestação; a paternidade; os métodos anticoncepcionais; a gravidez na adolescência; e as doenças sexualmente transmissíveis.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PROGRAMA MÃE CORUJA PARTICIPA DA VIII FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS E DA IV FEIRA DO MEL


A VIII Feira de Caprinos e Ovinos e a IV Feira do Mel foram realizadas no município de Santa Maria da Boa Vista. O evento, que contou com o apoio do IPA e da ADAGRO, teve workshop, stands com produtos da agricultura familiar e agropecuários, comercialização de animais (caprinos e ovinos) e demonstração prática de ordenha higiênica.

O Programa Mãe Coruja participou do evento com um stand no qual foram divulgadas as principais ações executadas pelos Cantos Mãe Coruja dos municípios de Lagoa Grande e de Santa Maria da Boa Vista. As profissionais do Canto também aproveitaram o momento para realizar panfletagem e divulgação, em carro de som, sobre o Programa Mãe Coruja e a campanha da amamentação.

Para Montagem do stand, o Mãe Coruja contou com o apoio do IPA, ADAGRO, Secretaria municipal de Assistência Social de Santa Maria da Boa Vista e da articuladora do Canto Mãe Coruja desse município, Ana Cláudia.

Quase 300 pessoas visitaram o stand do Mãe Coruja, dentre elas, presidentes de associações, presidentes de sindicatos, presidente do Conselho Municipal de Assistência social, usuárias do Programa, estudantes da Universadade do Vale do São Francisco – UNIVASF e estudantes das escolas técnicas de Curaçá/BA e de Floresta/PE.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

7º ENCONTRO REGIONAL DO CÍRCULO DE EDUCAÇÃO E CULTURA



Foi realizado, no município de Santa Cruz, o 7º Encontro Regional do Círculo de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, dentre elas: profissionais dos Círculos de Educação e Cultura dos municípios de Santa Filomena, Exu, Granito, Ouricuri, Araripina e Bodocó; Mães participantes do Círculo de Santa Cruz; profissionais e autoridades da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social; Vereadores; e Conselheiros Tutelares.

O Encontro foi organizado pela forte equipe do Canto Mão Coruja de Santa Cruz, composta pelas técnicas (Flávia Queiroz e Elysandra Mendes), membro do comitê, coordenadora e professoras do Círculo, recepcionistas, auxiliares administrativos e auxiliares de limpeza.

O 7º Encontro Regional do Círculo de Educação e Cultura trabalhou com a temática da cultura religiosa local e contou com explanação da história do município, roda de conversa sobre as ações do Mãe Coruja local, destacando as atividades realizadas pelo Círculo de Educação e Cultura.

Para não esquecer o clima junino, o evento foi finalizado com alegria e muito forró do sanfoneiro da terra de Santa Cruz, Chico de Nardinho.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

OFICINA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM JATAÚBA


O Canto Mãe Coruja de Jataúba realizou, no dia 17 de maio uma Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional para vinte gestantes e puérperas cadastradas no Programa Mãe Coruja desse município.

O evento, que foi realizado na Câmara Municipal, contou com a parceira da Gerência de Merenda Escolar da Secretaria de Educação e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Jataúba.

Durante a oficina foram abordados assuntos como:
aleitamento materno e importância de uma alimentação saudável durante a gestação.

Além das participantes, também estiveram presentes durante a Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional, o Articulador do Mãe Coruja, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as profissionais do Canto Mãe Coruja de Jataúba (Thaís Barros e Alessandra Lemos).


quinta-feira, 7 de julho de 2011

CANTO MÃE CORUJA DE RIO FORMOSO COMEMORA O SÃO JOÃO





No dia 27 de junho o Canto Mãe Coruja de Rio Formoso realizou um "lanche junino" para comemorar o São João com as crianças, gestantes e mães cadastradas no Programa Mãe Coruja.

O evento foi promovidoem parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Ação social e com o apoio dos Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja.

Foi um momento de grande descontração, fortalecimento de vínculos, e, mais uma vez de celebração da vida, com muito arrasta-pé e comidas típicas.








quarta-feira, 6 de julho de 2011

PALESTRA NO PSF JOSEFA NADIR EM MANARI



No dia 21 de junho a Profissional do Canto Mãe Coruja de Manari, Karinne Monteiro, e a Enfermeira Lays realizaram uma palestra, no PSF Josefa Nadir (PSF da Sede).

A palestra, que abordou dois temas: Programa Mãe Coruja Pernambucana e Importância do Aleitamento Materno, destacou a importância dos assuntos não apenas para as gestantes, mas também para todo o Município.

Após a palestra todos os participantes (gestantes e mães cadastradas no Programa Mãe Coruja, agentes comunitários de saúde (ACS) e técnica de enfermagem) comemoram o São João.





terça-feira, 5 de julho de 2011

CANTO MÃE CORUJA DE SANTA CRUZ ESTÁ DE CARA NOVA


Após uma reforma realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz durante os meses de abril e maio, o Canto Mãe Coruja desse município está de cara nova!

A reforma, que melhorou o acesso das usuárias ao Canto Mãe Coruja, ampliou a sala de atendimento, construiu sala para reuniões e desenvolvimento das atividades do Círculo de Educação e Cultura, implantou o espaço para berçário com novos móveis e espaço para banho e troca de fraldas e criou uma copa para realização de refeições e dos cursos na área alimentar.

É desta forma que o município de Santa Cruz mostra como é importante cuidar de um Programa que está cada vez mais presente nas vidas de inúmeras mulheres e famílias.

Muito obrigada Santa Cruz! As profissionais do Canto Mãe Coruja e as usuárias do Programa agradecem!

Copa e Sala de atendimento

Berçário e Sala para reuniões e Círculo de Educação e Cultura