segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SEMANA DO BEBÊ EM SANTA CRUZ



A Semana do Bebê em Santa Cruz ocorreu com grande sucesso, no período de 01 a 08 de outubro de 2011. Diversos atores, dentre eles: profissional do Canto Mãe Coruja, Coordenadora do Círculo de Educação e Cultura, Coordenadora Regional do Programa Mãe Coruja, Secretarias Municipais, IPA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Prefeitura Municipal, representada pelo Vice-Prefeito Gilvan Sirino, participaram das ações durante toda a Semana do Bebê.

Várias foram as atividades promovidas durante a semana:

- No dia 01 de Outubro a Prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, fez a abertura do Programa Sócio Nutricional Copo de Leite, que beneficia a 1ª infância do município, momento excelente para iniciar a Semana do Bebê.

- O Canto Mãe coruja recebeu, da Paróquia da Venerada Santa Cruz, a doação de um carrinho de bebê que foi sorteado entre as usuárias do Programa Mãe Coruja.

- Divulgação do cronograma de atividades da Semana do Bebê na Rádio Cultura Novo Tempo FM, em Santa Cruz, pelas técnica do Canto Mãe Coruja, Elysandra Mendes, e a Coordenadora do Círculo de Educação e Cultura, Ednarte Siqueira.

- Elysandra Mendes também divulgou as atividades da Semana do Bebê na Rádio Cultura do município de Ouricuri.

- Palestra sobre o abuso e exploração sexual na primeira infância, realizada pela equipe do CREAS Municipal e Canto Mãe Coruja.

- A Pastoral da Catequese realizou uma oficina sobre a importância da evangelização na primeira infância com brincadeiras, dinâmicas, teatro de fantoches e outros.

- O Canto Mãe Coruja, por meio da técnica Elysandra Mendes, realizou palestra sobre alimentação e nutrição e a importância da família no desenvolvimento da primeira infância. Ainda nesse momento a psicóloga do CREAS falou sobre Registro de Nascimento.

- A assistente Social do CRAS realizou palestra sobre cidadania e Registro de Nascimento na creche da Vila Nova.

- As Escolas Municipais e Estadual desenvolveram várias atividades com seus alunos, como: poesias, danças e paródias sobre gravidez na adolescência. Os produtos dessas atividades foram apresentados no encerramento.

- A USF da Vila Nova realizou palestra sobre: a importância da saúde do bebê; participação dos genitores na primeira infância; e saúde bucal. Nessa palestra houve entrega de kits de higiene bucal.

- A equipe da USF Bulandeira orientou seus usuários sobre: aleitamento materno; testes do olhinho, da orelhinha e do pezinho; e saúde bucal. As orientações foram realizadas através de apresentação de teatro de fantoches, cartilha com os direitos da criança e do adolescente da turma da Mônica, dentre outras atividades.

- A USF da Varzinha realizou palestra sobre alimentação saudável e higiene bucal e corporal.

- A equipe da USF da Fazenda Piranha, com a participação da técnica do Canto Mãe Coruja, psicóloga do CREAS, Secretaria de Educação, vereador e vice-prefeito, realizaram palestras e orientações. Os temas das palestras foram: saúde bucal na primeira infância, registro civil e cuidados com o bebê.

- As Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social realizaram um bingo beneficente no intuito de arrecadar recursos para a Semana do Bebê e na mesma ocasião foi realizado um torneio de futsal entre as secretarias citadas a cima.

- A USF de Poço Dantas realizou atividades recreativas e palestras sobre: alimentação e nutrição, saúde bucal e importância da escola na primeira infância. Essas palestras contaram com a presença do vice-prefeito, Gilvan Sirino. O encerramento da semana ocorreu no dia 07 de Outubro, com uma passeata, a qual teve a concentração no Canto Mãe Coruja, onde foi oferecido um café da manhã e seguiu desse local até a Praça da Academia das Cidades, onde houve o encerramento das atividades com a presença de todos os parceiros, que apresentaram os resultados da Semana do Bebê.


sábado, 29 de outubro de 2011

SEMANA DO BEBÊ EM FERREIROS




A semana do bebê do município de ferreiros aconteceu no período de 03 á 07 de outubro. Durante essa semana, o Canto Mãe Coruja, em parceria com o Círculo de Educação e Cultura, Coordenação do PNI, enfermeiras e agentes comunitários de saúde, desenvolveu várias atividades no PSF IV e na Escola Estadual Emiliano para as gestantes, mães e crianças.

As atividades desenvolvidas foram:

- Apresentação sobre o Programa Mãe Coruja

- Vídeo sobre cuidados com o bebê
- Vídeo sobre amamentação
- Palestra sobre a importância do pré-natal e da puericultura

- Palestra sobre a importância do teste do pezinho

- Palestra sobre importância da vacinação e conceitos de algumas doenças virais

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEMANA DO BEBÊ EM SÃO JOSÉ DO BELMONTE


O canto Mãe Coruja de São José Belmonte, em parcerias com CRAS, PROJOVEM e Pastoral da Criança, realizou uma série de atividades em comemoração à Semana do Bebê.

Dia 11/10
Iniciou-se a Semana de Bebê com palestra sobre sexualidade na adolescência, na escola Arconcio Pereira. A palestra, ministrada pela Psicóloga do CRAS, Mêres Mourato, e pelas técnicas do canto Mãe Coruja, Cecília e Simone, teve como público alvo gestantes adolescentes, todas na faixa etária de 12 a 20 anos.

Dia 12/10
Realizou-se brincadeiras e entrega de brinquedos com palhaços na Vila Furtuna. As atividades desse dia contaram com a presença de mães, gestantes, crianças e também da Pastoral da Criança.

Dia 13/10
Na unidade do Programa Saúde da Família Vila Delmiro, o Programa Mãe Coruja realizou atividades de puericultura, palestra sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê, além de brincadeiras com palhaço e distribuição de lanche. Vária gestantes, mães e crianças cadastradas no Programa Mãe Coruja participaram das atividades desse dia.

Dia 14/ 10
O encerramento da Semana do Bebê em São José do Belmonte aconteceu no Canto Mãe Coruja.

Cecília e Simone, juntamente com as professoras e a coordenadora do Circulo de Educação e Cultura, Maria José, realizaram palestra sobre o Programa Mãe Coruja e a importância do acompanhamento das gestantes e crianças, além de apresentação de vídeo, brincadeiras, sorteios de presentes e entrega de pipocas e pirulitos.

De acordo com as profissionais do Canto Mãe Coruja de São Josédo Belmonte a Semana do Bebê foi um sucesso!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA DE SANHARÓ



No último dia 14 de outubro, realizou-se o Dia da Criança e do Bebê Mãe Coruja em Sanharó. O evento, que foi uma parceria do Canto Mãe Coruja com a Prefeitura Municipal e as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, aconteceu no auditório de cultura.

O evento contou com a participação das mães cadastradas no Programa Mãe Coruja, destacando-se a participação das que freqüentam o Círculo de Educação e Cultura do Programa.

O Dia da Criança e do Bebê Mãe Coruja foi um evento muito especial, pois organizado pelas equipes do Canto Mãe Coruja e do Círculo de Educação e Cultura, desenvolveu atividades tanto para as crianças quanto para as mães.

Para as crianças houve brincadeiras, realizadas pela animadora Adriana, distribuição de lancheiras e brindes; para as mães organizou-se a palestra “vida saudável”, na qual a técnica Cláudia Freitas abordou assuntos como higiene e alimentação saudável.