quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROGRAMA MÃE CORUJA, CRAS E COORDENAÇÃO DA MULHER EM PARCERIA HARMONIOSA

No dia 27 de Setembro houve uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bodocó, em prol de uma adolescência saudável e sem gravidez indesejada.

A palestra, que contou com a participação de profissionais do Canto Mãe Coruja, CRAS e Coordenação da Mulher, abordou o tema da gravidez na adolescência e suas consequências.

Houve também apresentação teatral dos alunos do ProJovem sobre o preconceito contra pessoas portadoras de HIV/AIDS.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

SEMANA DO BEBÊ E DA CRIANÇA EM RIO FORMOSO



O Canto Mãe Coruja de Rio Formoso desenvolveu atividades diversas durante a Semana do Bebê e da Criança, que ocorreu no período de 10 a 14/10/2011.

Foram realizadas diversas atividades nesse período: teatrinho de fantoches, exibição de filmes e desenhos infantis, cantigas de roda, palestras sobre a saúde da mãe e do bebê e sobre os direitos da criança. Além dessas, houve ainda uma festa em comemoração ao dia da criança com brincadeiras e distribuição de lanche e presentes.

Dentre os parceiros do Canto Mãe Coruja na realização das atividades, destacam-se: a Secretaria de Ação Social, Círculos de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, que realizou palestras educativas.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OFICINA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM BETÂNIA



O Programa Mãe Coruja Pernambucana realizou, na manhã do dia 27 de outubro, uma Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional em Betânia, município localizado no sertão do estado.

Além de gestantes e nutrizes cadastradas no Mãe Coruja, também participaram da oficina: Secretária da Assistência Social, Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Técnica do Canto Mãe Coruja de Betânia, Auricléa de Moura e Coordenadora Regional do Programa Mãe Coruja na XI GERES, Ana Cristina Alencar.

Ao término da oficina, que foi desenvolvida por Wedja Santana (Assessora Técnica da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional), houve um café da manhã com muitas frutas doadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

sábado, 26 de novembro de 2011

SENSIBILIZAÇÃO MÃE CORUJA NO MUNICÍPIO DE ITAPETIM


No dia 17 de novembro de 2011, ocorreu em Itapetim uma sensibilização do Programa Mãe Coruja direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município.

A programação desse evento foi:


- Abertura com o Coordenador Regional do Mãe Coruja na X Geres, Wilson Rodrigues;


- Apresentação do Vídeo Vida Maria;


- Sensibilização sobre o Programa Mãe Coruja pela assessora executiva do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Lusanira Cruz;


- Apresentação da Sala de Situação do Canto Mãe Coruja de Itapetim pelas técnicas do Programa, Renata Leite e Claudete Oliveira.


Além dos ACS, também participaram do evento: o Secretário de Saúde, Carlos Nunes; a Coordenadora da Atenção Primária, Flávia Lira; a Coordenadora do PNI, Margarida; a Coordenadora dos Círculos de Educação e Cultura, Neli Nunes; as educadoras, Marlete e Conceição; e os digitadores dos Sistemas de Informação em Saúde do município (Sistema de Informações sobre mortalidade (SIM), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), Sistema de Informação do Pré-natal (SISPRENATAL), Sistema de Informação da Vigilância Nutricional (SISVAN) – Washington e Rennys.

O objetivo desse evento foi sensibilizar os profissionais de saúde sobre suas funções, responsabilidades e compromissos para com o município e com o Programa Mãe Coruja, para melhorar a assistência à criança e à gestante. Assim, a sensibilização também enfatizou a importância da parceria dos órgãos do município com o Canto Mãe Coruja, objetivando a otimização das ações de saúde no município.