sexta-feira, 31 de maio de 2013

Programa Mãe Coruja na VIII Regional incentiva as mulheres a participarem dos Círculos de Educação e Cultura em Afrânio.


                                                   
A Coordenação Mãe Coruja juntamente com a coordenadora pedagógica dos Círculos de Educação e Cultura e a técnica do Canto, realizaram no dia 13 de maio reunião na zona urbana e rural do município de Afrânio com as mulheres cadastradas no Programa com o objetivo de estimulá-las a participar do Círculo de Educação e Cultura.
Na ocasião foi abordado o conceito dos Círculos de Educação e Cultura, objetivos, conteúdos a serem trabalhados, material didático utilizado e como se dá o seu funcionamento.
Todas as mulheres da zona rural que estavam presentes na reunião e parte das mulheres da zona urbana demonstraram interesse em participar dos Círculos.
Como resultado desta reunião será reaberto os Círculos de Educação e Cultura neste município com a formação de duas turmas proporcionando o fortalecimento das ações do Programa.







sexta-feira, 24 de maio de 2013

Casa das Juventudes de Condado recebe mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana em oficina de reciclagem do SEST SENAT


            Esta  oficina que teve duração de duas semanas ministrada pelo SEST SENAT, foi finalizada na quinta-feira dia 16 de maio.  Com participação 20 mulheres cadastradas no Programa onde aprenderam com a instrutora Mônica Karina da Silva a fazer trabalhos manuais com materiais recicláveis como garrafas PET, jornal, caixas de papelão, entre outros materiais  descartados.

          As gestantes Marinalva Eduarda da Silva e Rosângela Maria, ambas grávidas de cinco meses, aprovaram a iniciativa e pretendem aplicar o que aprenderam para ter uma renda extra em casa. “Eu aprendi a fazer filtro com garrafa PET, porta lápis de jornal e vou fazer em casa para vender”, disse Marinalva. Todas as mulheres que participaram da oficina e trouxeram os seus filhos, tiveram o apoio da recreadora Taciana Maria do Nascimento para  acompanhar com atividades. 



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Município de Ipojuca lança Mãe Coruja Ipojucana


 
 

 
         Na próxima quinta- feira, dia 23 de maio, a Prefeitura do Ipojuca lança o seu Programa Mãe Coruja, em cooperação técnica com o Governo do Estado e inspirado no exitoso Programa Mãe Coruja Pernambucana. Um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas de atenção a gestantes e a crianças na primeira infância.

       Na versão ipojucana, as unidades de acolhimento das mães e crianças serão denominados“ninhos”, com interação permanente com a rede de atenção primária à saúde. As ações intersetoriais do Programa encontram abrigo em sete (7) secretarias municipais, que articuladas trarão atendimento de qualidade e prioritário às gestantes e crianças nas unidades de saúde, resgate da cidadania com inclusão da família na cadeia produtiva local e elevação da escolaridade, além de fortalecimento dos vínculos afetivos familiares.

      Problemas como a violência social, em última análise pode ter origem ainda no período pré-concepção com fetos indesejados ou rejeitados, decorrentes da deficiente política de planejamento familiar, baixa escolaridade, falta de perspectiva de futuro e banalização da sexualidade em adolescentes. Pode persistir em gestações mal cuidadas, tensas e desamparadas; em partos traumáticos pela dificuldade de acesso e pela gélida relação com os profissionais de saúde. E se continuar na primeira infância, privada de uma boa alimentação, amor e estímulos adequados que proporcionem um desenvolvimento saudável do ponto de vista físico, emocional, cognitivo e social. Já dizia Pitágoras:“Educai as crianças e não será necessário punir os homens.

      Neste sentido, a criação de uma rede de proteção social para as gestantes e sua família contribuirá para o surgimento de uma geração que além dos ganhos cognitivos e afetivos, desenvolverá habilidades de convivência pacífica e de superação das adversidades, lidando de maneira respeitosa com o outro e com o ambiente. Só assim poderemos pensar numa Ipojuca melhor pra todos .

 

Assessoria do Governador para assuntos do Mãe Coruja em visita aos sertões do Araripe, Pajeú e São Francisco

                                                                                           Orocó
 
           A parte da tarde do dia 14, passamos em Orocó, na Escolada Comunidade Quilombola do Vitorino que reunia ainda representantes das Comunidades de Catinguinhas e Umburana.  Tudo estava preparado e o trabalho foi iniciado coma  apresentação da equipe visitante , das lideranças locais e participantes do  curso.
           A Oficina a ser ministrada se referia ao módulo de Saúde e Nutrição e foi dirigida pela Nutricionista Daniela Drubi que recordou os conhecimentos anteriormente transmitidos sobre Grupos de Alimentos , suas necessidades  ,etc. Foi interessante ouvir depoimentos de modificações de hábitos de alimentação já verificados na comunidade. A seguir a Nutricionista anunciou que iriam ter uma experiência de aproveitamento integral dos alimentos.Com todos os cuidados para a manipulação dos alimentos, ela convocou algumas voluntárias  e foi apresentando as  receitas  para a preparação   de: suco de couve com abacaxi,  cocada de casca de abacaxi e bolo de casca de banana. Ao tempo que a orientadora explicava os processos a seguir, as voluntárias iam executando as preparações que foram servidas tanto às mães quanto às criançassem registro de rejeição.
           O Sr. Alvarez foi informado de que as crianças do Programa foram todas submetidas a exame de sangue para verificara presença de anemia e foram constatados alguns casos cujas mães são orientadas e acompanhadas sobre os procedimentos a serem seguidos para  correção do problema.
          Registro como pontos positivos da visita : presença e participação ativa das 3 Comunidades convidadas, espírito de liderança do articulador, a não obstrução do trabalho escolar normal com a simultaneidade da oficina,  mostrando a integração escola-comunidade, a dinâmica da nutricionista orientadora da oficina.  Ao contrário de Floresta onde as referências ao Mãe Coruja  eram constantes, em Orocó  pouca Mães se identificaram como cadastradas no Programa.   



                                                Parnamirim
 
              Dia 15 de abril, fomos a Parnamirim. O objetivo era ver , por amostragem, como os Municípios estão encaminhando o Plano Decenal da 1ª Infância.
            O local para a reunião foi o Auditório da Secretaria  de Assistência Social e lá nos encontramos com a Comissão Rede/Plano, registrando-se a presença  de representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho  Tutelar, Conselho de Direitos,  além de voluntárias ligadas à questão da Criança. Foi justificada a ausência de alguns membros que se achavam na Zona Rural realizando atividades ligadas”ao 18 de maio” (Combate à Exploração Sexual).     Após as apresentações de praxe, Isijânia Cândido, articulador  avoluntária, discorreu sobre como se  deu a mobilização das Autoridades e Comunidades para  elaboração do Plano que se conclui teve: a  provocação  do Programa Criança com todos os seus direitos, nosso parceiro, a  acolhida do poder público  e da Comunidade e a Assessoria Específica do Centro de Direitos Humanos D. Helder Câmara. O plano já foi aprovado pelo Conselho de Direitos da Criança e será brevemente encaminhado à Câmara de Vereadores para ser transformado em Lei.
Parabéns a Parnamirim que está entre os 5 Municípios do Programa que estão praticamente na fase final de aprovação do Plano.
                                         
                                                                      
                                                                           Floresta
 
                                         Comissão Europeia visita Municípios do semiárido.
                                                           
                   Dia 15, acompanhamos a equipe da Fundação Abrinq-Savethechildren , no expediente da manhã , visitando na cidade de Floresta, o Centro de Formação da Gerência Regional de Educação. Nosso objetivo como parceiros da Fundação Abrinq-Savethechildren era integrar a Comitiva que acompanhou o Sr.José Maria Alvarez .Este Sr.  monitora em nome da comissão Europeia   os Programas por ela financiados .” O Criança com todos os seus Direitos”  é o Programa com o qual o Mãe Coruja trabalha na formação de seus funcionários na área do semiárido e portanto é nosso interesse também acompanhar a avaliação que será feita.
                   Lá participei como observadora e ao final, com alguns apartes, da Oficina de Multiplicação do Curso Mãe Corujaexatamente do Módulo de Desenvolvimento Psicossocial,   ministrado  pela Acari. De forma lúdica foi repassado o módulo, utilizando a estratégia da caixinha de música com perguntassobre o conteúdo estudado. Dinâmicaque interessou  e provocou a participação de todas. Compunham a roda de pergunta-resposta participantes da Saúde Basica,pessoal dos Círculos de Cultura, funcionárias dos Serviços Sociais em geral , líderes da Pastoral da Criança (voluntárias)Registrei a presença de 21 participantes.
   O Sr. Alvarez indagou sobre quantas pessoas começaram o Curso e quantas continuavam. Constatou-se uma pequena evasão justificada por exemplo com a mudança de emprego ou mesmo a incompatibilidade de seus horários com as atividades do Curso.
                     Outro ponto abordado foi o que o conjunto das cursistas observava de mudança na vida das pessoas  à  medida que o curso se desenvolvia.  Ao que foi respondido que eram verificadas mudanças de visão e posturas das próprias cursistas enquanto funcionárias e muitas enquanto mães, o mesmo sendo sentido pelas mães em geral que recebem o repasse feito por esse grupo.
                      Com mais algumas informações , todas atendidas conforme a compreensão do grupo, o Sr. Alvarez agradeceu poder participar daquela atividade prática, despediu-se e foi ate o Canto
                     Mãe Coruja onde nossas companheiras discorreram sobre o funcionamento total do Programa, deixando clara a função indutora dos seus cargos e a interação entre os vários serviços oferecidos às Mães e suas Crianças.
 
 Textos da Assessora do Governador para assuntos do Mãe Coruja: Cleusa Pereira
  Fotos: Serafim Neto
                                                          
    
 
                                                             

terça-feira, 21 de maio de 2013

Mãe Coruja em Vertentes promove Chá de bebê nos Círculos de Educação e Cultura


                  No mês de março teve início a uma nova atividade nos Círculos de Educação e Cultura de Vertentes, o chá de bebê. Esta atividade é  realizada pelas gestantes e mães participantes que aprendem a confeccionar as lembrancinhas para a chegada do seu bebê. Este momento está possibilitando uma maior aproximação e integração das participantes do grupo,  responsabilidade com o outro e ajuda na formação do enxoval do seu filho. Tudo com muita alegria e descontração. O chá de bebê está sendo realizado semanalmente após as atividades dos Círculos de Educação e Cultura

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O dia das mães comemorado em municípios onde Mãe Coruja atua


Exu







            No dia 23 de maio de 2013, a articuladora municipal  do Mãe Coruja em Exu, junto com os profissionais do Canto  e professores dos Círculos de Educação e Cultura, todos do Programa, não mediram esforços para realizarem a festa em homenagem as mães corujas.  Secretarias do município foram articuladas para ajudarem na organização do evento onde disponibilizaram espaço, chamado Bar Aconchego, ao som de músicas sertanejas e lembranças  para todas as mães presentes ao evento.
       Em ambiente favorável de muita alegria e brincadeiras,  as mães e mulheres presentes dançaram, brincaram e saborearam  muitas delicias.
       Com a participação de todos, que não mediram esforços, realizamos este dia feliz para todas as mães .
       Parabéns!















Joaquim Nabuco





            A Comemoração do dia das mães do Canto Mãe Coruja de Joaquim Nabuco foi realizada no dia 24/05/2013 às 14:00 horas, no Auditório da Escola Estadual Coronel Alfredo Brandão. Na ocasião compareceram 250 mães cadastradas no Programa, Secretários Municipais de Saúde e Assistência Social, Agentes Comunitários de Saúde,Coordenadora e Instrutoras dos Círculos de Educação e Cultutra, Técnicas do Canto e Colaboradoras( Estudantes do Curso de Serviço Social).  

          A abertura do evento foi realizada com as boas vindas e em seguida os secretários presentes fizeram um breve discurso parabenizando e agradecendo a presença das mães. Logo após foi realizada a apresentação de um vídeo com a apresentação de fotos das mães e crianças cadastradas no Programa. Dando continuidade a programação, foram entregues os certificados do Curso de Reciclagem e Meio Ambiente para as mães participantes da oficina ministrada pelo SEST/SENAT.

        Após informes sobre o funcionamento do Canto, foi servido o lanche, entrega de brindes e sorteio de presentes doados por colaboradores. Finalizando a comemoração, as técnicas agradeceram a presença e a colaboração de todos que direta e indiretamente contribuíram para a realização do evento.
 



Lagoa dos Gatos



           No dia 10/05/2013 o canto Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos, junto com a Prefeitura Municipal, realizou uma manhã de homenagens as mães cadastradas no Programa. Foram feitos sorteios, brindes, dinâmicas e reforçamos a importância da presença delas no canto, para o melhor desenvolvimento do Programa na cidade. 
         Além das principais convidadas, as Mães, contamos com a presença da prefeita do município que veio também homenageá-las. O dia foi muito proveitoso e descontraído.


Casinhas


      Em muitos municípios onde o Mãe Coruja atua, o dia das Mães teve comemoração bem diversificada como passeios, banhos de piscina, coral cantando para as Mães, entrega de cartões enfim, a criatividade de acordo com cada município.  Em Casinhas, no dia 10/05/2013, a comemoração do dia das Mães  foi com uma missa, onde houve por parte das mães agradecimentos por gerar vidas e pedidos de força e sabedorias para  cria-las.


     Um ofertório onde as mães participaram levando o pão e o vinho e outra levando a imagem da Mãe das mães e ainda outra levando o filho para apresenta-lo a Jesus, em nome de todas as mães

Em seguida teve lanche e sorteio de brindes.



      
 

Vertentes




    Foi comemorado no dia 08/05 as festividades do dia das mães no auditório da Escola Municipal Ivan Márcio.  A importância deste momento reuniu a presença de diversos setores e pessoas ligadas ao cuidado com a mulher e a criança como: Coordenadoras Regionais dos Círculos de Educação e Cultura, Coordenador do CRAS, Secretário de Saúde e articulador do Mãe Coruja, enfermeira do PSF, representantes do IPA, Coordenadora da Saúde da Mulher, Secretária de Ação Social, Diretora da Policlínica e a Primeira Dama do Município.


     Foram feitas várias homenagens das mães que participam dos Círculos de Educação e Cultura para todas as mães, e dos filhos para suas mães. Foi um momento muito emocionante a apresentação do Coral infantil da ABB.  Uma  palestra da Psicanalista e Professora de Música  Cislene  sobre a importância de ser mãe e os cuidados com o bebê, finalizou o dia.
 




   Condado


          O dia das Mães cadastradas no Programa Mãe Coruja de Condado, foi comemorado dia 09 de maio de 2013, no Canto Mãe Coruja. Técnicas do canto e do ciclo de educação e cultura, todas do Programa, organizaram uma programação cheia de atividades, onde: vídeos com mensagens para as mães, distribuição de lembrancinhas, sorteio com brindes, lanche com um lindo bolo, fizeram parte desta grande homenagem a todas as mães presentes.


         No momento teve a presença de 35 mães que trouxeram seus filhos para juntos prestigiarem o seu dia.








Amaraji


Passeio Eco turístico agita o Canto Mãe Coruja Amaraji


            O Dia das Mães do Programa Mãe Coruja em Amaraji foi antecipado e comemorado no dia 08 de maio. Profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura, todos do Mãe Coruja, com  grande apoio da Secretaria de Saúde de Amaraji, promoveram um dia de lazer com muita diversão e o “Passeio Eco Turístico Mãe Coruja e Saúde, é Lazer e Diversão!” que  levou as gestantes e mamães corujas para o Engenho Palmares, um lugar bonito, verde, e com um valor muito rico para história da cidade, além de aproveitarem do banho de piscina com água natural.

          Durante o encontro tivemos sorteios de brindes, um cartão especial e um delicioso almoço. Foi realmente um dia especial e memorável!


 



Calumbi



Dia das Mães no Sítio Morada - Calumbi


O Dia das Mães do Sítio Morada aconteceu no dia 10 de maio e reuniu mulheres dos Sítios Tamboril, Riachão e Morada que ficam entre 10 km a 14 km da cidade de Calumbi.

Profissionais do Mãe Coruja em grande parceria com a Prefeitura de Calumbi realizaram um evento com a presença de 60 pessoas onde participaram  de uma programação cheia de atividades importantes, principalmente para as mães presentes.   Apresentação de slides sobre a importância e valorização de ser Mãe, slides delas durante as aulas e eventos que ocorreram durante o ano, entregas de lembrancinhas e um delicioso lanche fizeram parte deste grande momento.


Finalizamos com todos de mãos dadas fazendo uma oração de agradecimento a Deus e cantando parabéns para as mamães, além de todos se abraçarem com muita afetividade e calor humano.





Povoado Roças Velhas - Calumbi

              O Mãe Coruja em Calumbi comemorou no dia 9 de maio o Dia das Mães com muita festa no Povoado de Roças Velhas, que fica a 35 km da cidade onde funciona dois Círculos de Educação e Cultura. Na ocasião, houve apresentação de slides sobre este dia, a fala de cada uma da equipe levando suas mensagens de amor, cuidado e carinho para gestantes e mães do Programa Mãe Coruja.




             Foram distribuídos brindes para cada uma delas, lanches para as mamães e suas crianças que somavam aproximadamente 60 pessoas. Contamos mais uma vez com a parceria do Governo Municipal no fornecimento do lanche, e tendo como culminância deste momento, a apresentação da música “Coração de Mãe” de Aline Barros, criando um clima de grande emoção naquele momento.

           Finalizamos com calorosos abraços e beijos entre todas as participantes e a promessa de voltarmos em breve com mais comemorações.






Araçoiaba
               
Nesta última terça-feira, dia 07 de maio de 2013 no canto Mãe Coruja em Araçoiaba-PE, foi realizada a festividade em comemoração ao dia das mães. Na ocasião as mães apresentaram cartazes produzidos nas aulas dos Círculos de Educação e Cultura com a temática “Ser mãe pra mim é...” e recitaram poemas. Além disso, houve a leitura de mensagem e a exposição de vídeos onde as mães foram convidadas a refletirem sobre o que é ser mãe. Foi realizado ainda o sorteio de vários brindes, entrega de lembrancinhas. Com a participação do Coral infantil do conservatório de música municipal foi feita uma bela homenagem, o silencio no ambiente, apenas as vozes meigas desejando um Feliz dias das mães.  Se via um pedacinho delas mesmas nos olhos e nos gestos de todas que ouviam palavras que expressavam grandes emoções  para elas que carregam uma vida, que vai um dia ter vida própria, é sublime! Na festividade estavam presentes, desde técnicos do Canto, dos Círculos de Educação e Cultura, a articuladora municipal, todos do Programa, as primeiras damas do prefeito e vice prefeito do município e a participação de gestantes, mães e crianças cadastradas no Mãe Coruja.



“Mãe, que Deus a proteja sempre, te ilumine, te de forças para continuar sua batalha. E que possamos sempre sentir e ter esse amor maior em todos os momentos de nossas vidas”. Esse foi o momento de confraternização e comemoração do Programa Mãe Coruja Pernambucana no município de Araçoiaba.

                                               

                                                      Calumbi


 
 
 
Comemoração do dia das mães do Canto Mãe Coruja de Calumbi.

         No dia 08 de maio foi realizada a comemoração do dia das mães do Mãe Coruja em Calumbí. Uma homenagem cheia de brincadeiras, brindes, depoimentos, mensagens e num clima de muita emoção e alegria. Contamos com a presença de mais de 30 mulheres, a maioria acompanhadas de seus filhos.

        Técnicos do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura, todos do Programa e tendo como parceira a Prefeitura Municipal de Calumbi, organizaram este momento   com uma programação onde as crianças fizeram uma apresentação belíssima ao som da música “minha mãe” de Balão Mágico onde se entregou um coração contendo o nome da mãezinha e ofereceram-se lembrancinhas a cada uma das mães. A prefeitura patrocinou um delicioso lanche para todas e de forma organizada todos se dividiram para proporcionar mais conforto as mães, cuidando das suas crianças enquanto elas eram homenageadas







Orocó
 
Por que somos Mães Corujas?
 
FOTO CORUJA.jpg
 
CURIOSIDADE:
A expressão surgiu com a fábula "A Coruja e a Águia", do escritor francês La Fontaine, também reescrita por Monteiro Lobato e outros autores.
 
UMA FÀBULA:
Conta a fábula que a coruja encontrou a águia e lhe disse:
- Ó águia, se vires uns passarinhos muito lindos num ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os coma, que são os meus filhos!
A águia prometeu-lhe que não os comeria. Foi voando e encontrou numa árvore um ninho e comeu todos os filhotes. Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos foi ter uma conversa com a águia, muito aflita:
- Ó águia, tu foste falsa porque me prometeste que não comeria meus filhinhos, mas mataste todos!
Disse então a águia:
- Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos depenados, sem bico e com os olhos tapados, e comi-os. E como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.
- Pois eram esses mesmos, disse a coruja.
- Pois então não sou eu que estou errada, me enganaste tu com a tua cegueira.
Moral da história: Aos olhos das mães, os filhos são sempre perfeitos e lindos. Já diz o ditado "Quem ama o feio, bonito lhe parece".
Mãe coruja significa o verdadeiro amor de mãe, que não vê nos seus filhos nenhuma imperfeição. Designa uma mãe muito zelosa, preocupada com os seus filhos e que os protege em todas as situações.
Assim somos nós... As corujas! PARABÉNS A TODAS AS MÃES CORUJAS
Silvana de Alencar e Marta Guimarães
Técnicas do Mãe Coruja de Orocó-PE