segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Jaqueira - Programa Mãe Coruja e comunidade unidos na defesa dos direitos da mulher e da criança



CRIANÇAS DOS CIRCULOS DE EDUCAÇÃO

ARTICULADORA  ORGANIZANDO O PERCURSO
COORDENADORA DO CÍRCULO APOIANDO AS MÃES DURANTE A PASSEATA
PALESTRA COM A NUTRICIONISTA
               O Canto Mãe Coruja em Jaqueira desenvolveu no período de 26 a 30 de agosto, várias ações durante a execução do projeto “Amamentar É Um Ato de Amor". As ações foram executadas em parceria com vários segmentos do município, os quais estão engajados no mesmo processo e almejam os mesmos objetivos, incentivar o aleitamento materno. Foram realizadas palestras com enfermeiras dos PSF’s. Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação realizou roda de conversas abordando temas que orientam as mulheres acerca dos direitos da gestante, entre eles, a lei que assegura a mulher de se ausentar no horário do trabalho pra amamentar, cadastramento de crianças, gestantes e visita ao Hospital Municipal para levantamento de informações relacionadas às mulheres que tiveram suas crianças aqui no município desde junho até o presente. O projeto foi executado com a participação de toda sociedade que durante a divulgação do mesmo, atraiu a atenção de curiosos que vieram conhecer o nosso espaço, e entender melhor o que é “O Mãe Coruja”, e na culminância do mesmo realizamos uma linda passeata pelas ruas de nossa cidade com uma estimativa aproximadamente de 200 participantes, segundo dados da Polícia Militar, que também se fez presente para nos apoiar, e o objetivo principal desse projeto além de incentivar o aleitamento materno foi buscar o fortalecimento para o nosso trabalho. Na passeata reunimos representantes do poder Publico, Legislativo, Executivo, Conselho Tutelar, Alunos do Normal Médio, Gestantes, Mulheres e Crianças cadastradas no Programa. No final recebemos aplausos de toda sociedade, quando nas ruas conseguimos chamar a atenção de todos. Sendo assim, o reconhecimento de todo nosso esforço foi o de que contribuírmos para transformação de novas mentes e garantir os direitos da criança, o de receber o aleitamento materno.
BANDA MARCIAL ABRILHANTANDO A PASSEATA




APOIO DO CÍRCULO NOS EVENTOS
CONSELHEIRA TUTELAR ACOMPANHA AS AÇÕES DO CANTO E A PASSEATA

COMERCIO PARA PRA APLAUDIR O MÃE CORUJA


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Palmeirina - Participação do Mãe Coruja no Festival de Inverno de Garanhuns em 2013






O Mãe Coruja em Palmeirina com apoio da Secretaria de Educação do Município, que disponibilizou o transporte, participou do Festival de Inverno de Garanhuns com material exposto no estande do Programa
O Mãe Coruja em Palmeirina vem apresentando suas atividades nos Festivais de Inverno de Garanhuns, mostrando a sua importância em relação à melhoria da qualidade de vida das mulheres que fazem o Programa, participando com seus trabalhos e sua permanência. Importante destacar que o Círculo de Educação e Cultura aliado ao Canto de Palmeirina trabalha com as mulheres cadastradas para uma melhor consciência do seu “status”, na comunidade, na sua vida pessoal, familiar e psicosocial. Revela-se então uma nova visão de mundo para a transformação de uma vida com maior harmonia, equilíbrio e ações resolutivas



Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Palmeirina
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Sertão do Moxotó - Mãe Coruja e Municípios cuidando de sua gente

                                                  

                                                Venturosa



                  No dia 04 de setembro de 2013, o Canto Mãe Coruja em parceria com o PSF Vila Bacurau,  participou de uma palestra sobre massagem Shantala,  que tem como objetivo interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar. A massagem de origem indiana é aplicada pelas próprias mamães em crianças com mais de um mês de idade. Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura do bebê e as articulações, promovendo o contato e aumentando o vínculo entre os dois.
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Venturosa
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


                                     Tacaratu

         A Semana da Amamentação no município de Tacaratu foi vivenciada em quatro encontros: o primeiro no USF da área Indígena Mundo Novo no dia 6/8 , no CRAS dia 7/8, no Salão Paroquial 9/08 em Caraibeiras e na área rural Olho D’do Bruno 19/08, todos neste ano de 2013.

          Em todos os momentos houve  exibição de vídeo sobre a amamentação seguido de palestra complementar onde a participação de enfermeiros e enfermeiras dos USF e PSFs e os profissionais do Mãe Coruja em Tacaratu  ajudaram as  gestantes   a tirarem dúvidas sobre o assunto.
       Tivemos o apoio da Secretaria de Saúde do Município nas  finalizações de cada momento oferecendo lanche para as participantes.

Texto:  Profissionais do Canto - Ana Paula Cardoso e Soraia Leal Torres
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

                                                                    Ibimirim
                           Foi realizada  a  Semana do Aleitamento Materno no município de  Ibimirim, com atividades  realizadas como palestras e  exibição de vídeo sobre aleitamento materno e suas vantagens, nos PSFs Campos, Boa Vista, Areia Branca, Padre Cícero  entre outros.
                    A participação  das enfermeiras e dos ACS foram importantes para que o momento. As nossas mães corujas aproveitaram bastante a oportunidade e conseguimos discutir retirar todas as dúvidas.

          Em  setembro  aconteceu nos três círculos de educação e  cultura em parceria com o município de Ibimrim, palestras sobre imunização com o enfermeiro Jemerson Melo, com profissionais do mãe coruja, com a coordenadora e professoras dos Círculos.
          Foi aberta a fala para dúvidas as  alunas se envolveram no assunto tornando o debate interessante, inclusive sobre o aleitamento materno. Ao final foi servido um mungunzá para todos os presentes, tivemos a participação de mais de 50 pessoas.
Texto:  Profissionais do Mãe Coruja em Ibimirim
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Venturosa - Mãe Coruja e município juntos incentivando o aleitamento materno


           

                   Canto Mãe Coruja  em parceria com o município,  realizou diversas atividades de incentivo ao aleitamento materno através da realização de palestras,  apresentação de vídeo, roda de conversa para tirar dúvidas sobre as vantagens do leite materno para o bebê. Todas as atividades  foram realizadas nas Unidade de Saúde da Família da Vila Bacurau ,  Unidade de Saúde da Família João Francisco Bezerra,  Unidade de Saúde da Família Luiz de Oliveira Graça, assim como no Canto Mãe Coruja e Círculos de Educação e Cultura.
                     No dia 07 de agosto de 2013 houve  o encerramento da Semana do Aleitamento Materno na Avenida Capitão Justino Alves no município de Venturosa. Tivemos na ocasião o cantinho mãe coruja, cantinho mamar e o cantinho da escuta, onde as mães podiam amamentar e tirar suas dúvidas sobre o Programa Mãe Coruja e sobre o aleitamento materno através da exibição de um vídeo abordando o tema e um teatro formado pela equipe da Unidade de Saúde da Vila Bacurau onde  levou a informação de forma mais clara e dinâmica.
                    Presentes no evento, o Canto Mãe Coruja, ACS, técnicos e profissionais de enfermagem, o prefeito do município e a Secretaria de Saúde que deu seu depoimento sobre a importância do aleitamento materno e o Dr.Iterbo que falou também sobre a importância do evento para todos que ali se faziam presentes. No final houve a entrega de brindes e lanche.




Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Venturosa
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mês da amamentação em Calumbi bem movimentado



                Dando continuidade à programação do mês da amamentação, o Canto Calumbi, levou para a zona rural informações, incentivo, motivação com muito entusiasmo para aquelas mulheres que vivem em povoados de difícil acesso.

                Aconteceu na segunda semana do mês, nos Sítios: Morada, Riachão e Tamboril, no Grupo Escolar, onde a equipe do Programa técnica e profissionais dos CEC promoveu uma roda de conversa, havendo grande interação, com troca de experiências vivenciadas, questionamentos e muita empolgação do grupo. Na ocasião, compareceram também puérperas amamentando seus filhos, sendo assim foi muito proveitoso o encontro, oportunizando tirarem suas dúvidas e mitos construídos ao longo das suas vidas. Vale ressaltar o empenho e dedicação da professora daquela região, Marineide, que com muito carinho organizou os convites, o espaço e os lanches para que tudo ocorresse de forma maravilhosa.
 Despedimos-nos, com abraços e beijos, sendo servido depois, um saboroso lanche com frutas, sucos naturais para todos os participantes.
               Na terceira semana, foi a vez do Povoado de Roças Velhas, que fica a 37 km da cidade e onde temos 40% das mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja do Município.

             Tivemos a participação da enfermeira do PSF de lá, que deu uma grande contribuição na sua fala, sendo também um encontro muito rico de informações e dicas para uma boa amamentação.
              A culminância do mês da amamentação teve lugar no PSF da cidade, na última semana do mês com um grande número de mulheres presentes. Tivemos a colaboração da enfermeira daquele Posto de saúde, que com muita propriedade e carisma, envolveu a todas com suas colocações pertinentes a amamentar com carinho e amor, enfatizando o tema criado pelo Canto: AMAR É AMAMENTAR, O MÃE CORUJA APOIA ESTE ATO.
        Confraternizamos-nos com abraços calorosos e como é de costume, servindo um delicioso lanche para todas. 

Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Calumbí
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Mãe Coruja em Exu faz movimento de incentivo ao aleitamento materno







           


O Canto Mãe Coruja em Exu vivenciou a “Semana do Aleitamento Materno” que ocorreu no período de 6 a 9 de Agosto de 2013. Foi realizado eventos com a participação dos profissionais dos Círculos de Educação e Cultura,  da articuladora Municipal a   presença principal de nossas mães corujas.
 Nesta semana os professores dos Círculos de Educação e Cultura  trabalharam junto com os enfermeiros das Unidades de Saúde da Família com temas voltados para a amamentação. No canto Mãe Coruja ocorreu uma palestra com o técnico de enfermagem Wiligledson Alves mostrando as vantagens do aleitamento materno, houve também momento de trocas de experiências entre as mães corujas  através de uma roda de conversa com as profissionais do Canto.   Nas conversas foram discutidos a forma correta de amamentar, as vantagens e desvantagens do aleitamento exclusivo até os 6 meses para o bebê e também para família, o direito adquirido das mães que amamentam e trabalham, como evitar e tratar as fissuras e mastites nas mamas, entre outros assuntos relacionados a prática da amamentação.




 Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Exu
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

.


Santa Filomena - Parceria do Mãe Coruja, município e Save the Children na construção de uma infância saudável



Foi realizado no dia 10 de setembro 2013, às 20:00h,  um grande encontro com a comunidade do distrito do Livramento - zona rural (estrada carroçal), em Santa Filomena, onde foi apresentado uma Peça Teatral:  “Rosinha está grávida! Florzinha quer nascer. E agora o que fazer?” representada pelo Grupo Teatral Biruta de Petrolina com o tema Gravidez na Adolescência, incentivando o Planejamento Familiar e a importância do Pré-natal, fortalecendo a parceria do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Município de Santa Filomena (Secretarias de Saúde e Educação) e o Programa Salvando Vidas de Crianças no Nordeste do Brasil  da (Fundação ABRINQ, Save the Children).  
           
  Unindo arte e conhecimento, informamos e sensibilizamos a população em relação aos seus direitos e ao cuidado com a sua Saúde. 
A parceria Programa Mãe Coruja, Município e a Save the Children, tem potencializado o cuidado e a valorização da Infância em Santa Filomena com  a formação de multiplicadores/cuidadores à construção conjunta, com representantes comunitários, do Plano Municipal pela Primeira Infância.
“É cuidar da semente hoje para obter bons frutos amanhã! É na infância que se constrói os alicerces da vida adulta; valorizar a infância é planejar e construir um futuro melhor, uma sociedade mais humana e justa”.  

O trabalho tem refletido compromisso e a vontade de fazer  diferente, pois acreditamos que só é possível construirmos uma Saúde melhor e mais humanizada, com a participação popular.  Os laços de confiança e respeito consolidam o trabalho do cuidado  com o outro.
 A prevenção é o melhor caminho para evitarmos óbitos maternos e infantis no nosso município.  

Texto: Isabel Amaral e Socorro Duarte profissionais do Canto de Santa Filomena/PE
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

.






         

terça-feira, 24 de setembro de 2013

1ª Socialização de Experiências Exitosas dos Círculos de Educação e Cultura de Bonito, Sairé e Camocim de São Felix - Programa Mãe Coruja Pernambucana


          A Gerência Regional de Educação Mata Centro, realizou a 1º Socialização de Experiência Exitosas dos Círculos de Educação e Cultura - Programa Mãe Coruja Pernambucana, das cidades do Bonito, Camocim de São Félix e Sairé, no dia 22/08/2013.

          Foi um momento único, importante para professores e professoras  dos Círculos Educação e Cultura, onde puderam expor os trabalhos que realizam em sala de aula com as suas gestantes, levando em consideração os álbuns etnográficos das alunas e também os das professoras, o artesanato com material reciclável feito nestes círculos pelas educandas e seus filhos.

       O sucesso do evento se atribuiu a grande participação de toda equipe e da coordenação regional.
  
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Bonito, Sairé e Camocim de São Felix
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Dias movimentados para mulheres dos Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja em Bonito


                    Alunas participantes dos Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja em Bonito  participaram este mês do “Estudante Solidário” promovido pela escola estadual  Dr. Alexandrino da Rocha em comemoração ao dia do estudante.

 
     O dia foi marcado por um número grande de atividades, tais como:  palestra sobre aleitamento materno, aferição de pressão arterial, tipagem sanguíneo,   entre outras atividade ligadas a saúde   da mulher.
      Dentre o grupo das alunas, algumas grávidas assistiram  palestras sobre aleitamento materno, onde foram despertadas para  a necessidade da amamentação como forma de oferecer ao bebê o melhor alimento. Na ocasião foram doados brindes como banheiras e outros itens para o bebê  as futuras mães que não conseguiram se cadastraram no Mãe Coruja com suas 7  ou mais consultas do pré-natal, onde, todas que cumprem este acompanhamento recebem o kit do Bebê do Programa Mãe Coruja
 
      Profissionais do Canto, dos Círculos de Educação e Cultura, representante do município, todos do Mãe Coruja em Bonito, ficaram satisfeitas com o evento e parabenizaram os alunos, professores, diretora e todos que fazem parte da escola Dr. Alexandrino da Rocha.








I
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Bonito
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cortês - Mãe Coruja e município trabalham juntos fortalecendo o aleitamento materno


Em Cortês, a Semana da Amamentação foi comemorada através de momentos de socialização e fortalecimento do trabalho interdisciplinar.
 Ciente da importância da ação preventiva para o avanço das Políticas Públicas, a Semana da Amamentação realizada do dia 01 a 07 de agosto de 2013,  possibilitou  a formação de espaços educativos, com o intuito de fazer com que práticas preventivas beneficiem as mulheres cadastradas e seus bebês ,  considerando o  aspecto biopsicossocial deste público atendido e de  seus familiares.  Sendo assim, exercitando a intersetorialidade, contamos com a colaboração e parceria das Secretarias Municipais, psicóloga do CREAS, enfermeiras e enfermeiros do PSF da zona urbana e rural, profissionais do Mãe Coruja em Cortês como: Professoras e Coordenadoras da zona urbana e rural dos Círculos de Educação e Cultura, assim como do Canto, onde, contribuíram  para a concretização do exercício coletivo no fortalecimento das práticas diárias em direção ao cuidado.

 
Os temas trabalhados foram:
·        Amamentar é um Direito Humano;
·        Amamentação e seus Benefícios;
·        Exibição do vídeo sobre Aleitamento “Promovendo o Aleitamento Materno”;
·        Álbum Seriado – UNICEF, os 10 Passos para uma Amamentação Saudável.
 
Texto: Cecília e Helba, profissionais do Mãe Coruja em Cortês
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe coruja Pernambucana