quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Programa Mãe Coruja na Mata Sul, junto com os municípios e a sociedade civil, organizam as festividades das crianças

                                                            Palmares
 
                     


 

 
                  Dentro da programação elaborada pelos profissionais do Mãe Coruja em Palmares, para as comemorações do mês da criança, no período de 14 à 18/10/2013, as ações previstas  de segunda até sexta-feira, onde todas elas foram executadas, tendo a participação de 25 crianças e suas mães. Elas vivenciaram  oficinas de pintura, confecção de  fantasias  pelas próprias crianças, jogos de mesa onde a dupla vencedora recebeu uma premiação, entrega de pipocas, salgadinhos refrigerante e guloseimas. Alternando nos dias, tivemos sessão de filmes,   brincadeiras como dança das cadeiras, estátua e som com DVD infantil  .      
      

                O encerramento na sexta-feira foi também com DVD musical com as crianças acompanhando as danças, os parabéns para os aniversariantes do mês e finalizando, uma apresentação de uma música que as mães prepararam para seus filhos e  colegas do canto.
 

   

 

Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Palmares
Revisão e postagem:  Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



      

                                       Maraial







 
                          O Canto Mãe Coruja no Município de Maraial vivenciou a SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA na semana de 07- 11 do mês de outubro, realizando atividades diversas com a criançada.

                        Como o município possui um Distrito, o qual se chama Sertãozinho, o evento aconteceu em duas etapas contando com o apoio e colaboração das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Agricultura, e órgãos como a FUNASA, Conselho Tutelar. Com a ajuda destes parceiros foi possível desenvolver várias dinâmicas tais como: Brincadeiras, Danças, pinturas de desenhos, apresentação artística pelos alunos da Escola Carlos Regis de Andrade.

                        No Distrito de Sertãozinho, fizemos a abertura do evento com uma apresentação em slides sobre os diversos eventos realizados pelo Programa Mãe Coruja no Canto de Maraial. Também foram feitas diversas brincadeiras com as crianças.  Os alunos da Escola municipal Carlos Regis de Andrade fizeram uma belíssima apresentação para o público. Também houve entrega de brindes, finalizando a festividade com lanche.

                        Na cidade de Maraial onde funciona a sede do Canto, foram desenvolvidas algumas atividades de Pintura e Desenhos com as crianças. Após falarmos sobre a importância do Canto Mãe Coruja no Município, fizemos a entrega de presentes, e em seguida formou-se uma grande aglomeração para receberem o Algodão Doce.

 

           

 





 









Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Maraial
Revisão e postagem:  Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


                             Lagoa dos Gatos 
             
 
 

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."


(Gilberto dos Reis)
 
 
 
                   Na semana anterior ao Dia das Crianças, o Canto Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos comemorou junto com as mulheres cadastradas no Programa e seus filhos essa data tão especial, valorizando e orientando as mesmas sobre a importância da ludicidade, tão essencial para a infância. Do dia 07 ao dia 10 de outubro foi realizada uma semana dedicada às crianças, incentivando a participação de mães e filhos através de brincadeiras, filmes e outras atividades. Para realizar a programação tivemos a parceria  da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Ação Social, Secretaria de Educação e a colaboração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao longo dos quatro dias da semana tivemos atividades como contação de histórias, produção de desenho e pintura e cineminha com o objetivo de despertar a motivação das crianças para a leitura; gerar a socialização entre as mães, que participam do Programa, e seus filhos e valorizar a vivência das crianças em grupo. Para incentivar a participação dos convidados foram confeccionadas lembrancinhas para presentear as crianças; distribuídos lanche, doces e pipoca e no último dia do evento foram distribuídos brinquedos doados pelos parceiros do Programa. Foi com esse sentido que o Canto Mãe Coruja Lagoa dos Gatos resgatou o motivo de “ser criança” entre os seus cadastrados, orientando os pais, visto que, muitos não sabem a relevância dessa fase de desenvolvimento, e que a criança necessita de momentos de descontração não apenas no ambiente escolar.
 
                                                                   Lagoa dos Gatos, 21 de Outubro de 2013
 
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos
Revisão e postagem:  Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 
 


               

 



 





terça-feira, 29 de outubro de 2013

Catende - Mãe Coruja, Município, Sociedade Civil Organizada e Exercito Brasileiro, juntos, fazem a alegria da criançada


A Semana da Criança realizou-se no município de Catende, no período de 07 a 11 de outubro de 2013 no espaço “Tiro de Guerra”, no horário das 14 às 17:00h.  Várias atividades foram realizadas  nestes dias para divertir as crianças como: Contação de História, Peças Teatrais palestras encenadas pelas Crianças, Palestras realizadas por representantes do Conselho Tutelar, Pastoral da Criança. Outro parceiro do Programa Mãe Coruja, Sr. Dias, Sargento do Tiro de Guerra,  abordou o tema sobre Álcool e Drogas. 
Na organização do evento tivemos os profissionais do Mãe Coruja em Catende(Círculo de Educação e Cultura e Canto)   e contamos com a parceria do Tiro de Guerra, das Secretarias locais,   e comerciantes locais
Participaram do evento, além de convidados,  97 mães e 199 crianças que fazem parte do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

  
 


Catende, 17 de outubro de 2013

 
Texto :Claudia Freitas e Vasti - Profissionais do Canto Mãe Coruja de Catende
Revisão e postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Em busca da garantia dos direitos da mulher e da criança de Santa Filomena

 

             Santa Filomena, município cravado no Sertão do Araripe, onde até 2010, 2011, ainda era local de  difícil acesso por não ter rodovia asfaltada que ligasse o município a outro. As estradas, todas eram de barro e quando chovia os moradores ficavam muitas vezes sem contato. Desligados de tudo.
            Hoje o município com sua força, através da organização de seus munícipes e de suas lideranças, junto ao governo do estado, vem conquistando qualidade de vida para todos. Escolas, postos de saúde, programas como,  o Mãe Coruja, as atividades do IPA, entre tantos outros, facilitados pela construção de uma boa estrada, asfaltada, que liga Santa Filomena aos municípios de Santa Cruz e aos demais daquela região.
Em uma estrada de barro em direção a um Sítio, em visita de rotina  das profissionais do Canto deste município a uma unidade do Círculo de Educação e Cultura do Mãe Coruja, verificasse o quanto é importante cruzar caminhos difíceis para ver de perto esta conquista: a atividade dos educadores destes Círculos, no sentido de acolher, cuidar e garantir os direitos da mulher e das crianças nele inseridas.  
 
 
      Atividade do Círculo de Educação e Cultura no Sítio Jardim
 
 
Visita a um dos nossos Círculos de Educação e Cultura (no Sítio Jardim), na sexta-feira 13, das 14 horas às 17 horas , onde foi realizado roda de conversa, atividade de reflexão (roda da vida), canção sugerida pelo grupo - cantada em roda,  informações sobre a importância da imunização e divulgação da Campanha Municipal: Mulher sem Câncer!
Unindo forças com as Educadoras do Círculo de Educação e Cultura na Promoção da Saúde das nossas mulheres e crianças.

 

 

Texto,revisão e postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Texto: Isabel e Socorro - Profissionais do Canto de Santa Filomena/PE.
 
 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Exposição "A arte de amamentar" do Mãe Coruja encerra sua temporada

                                                         A arte de amamentar


                   A exposição "A arte de amamentar" do Programa Mãe Coruja Pernambucana,  com temporada iniciada no dia 1 de agosto  por ocasião da campanha mundial do aleitamento materno, foi finalizada neste dia 18 de outubro de 2013. Neste período,  passou por 7 secretarias do Estado, dentre   elas: Saúde, IPA , Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Criança e Juventude, Trabalho Qualificação e Empreendedorismo, Planejamento e o Palácio do Governo (Centro de Convenções).
itinerário
                Visualizando o governo, a necessidade    de cada um que está nesta construção, se perceber autor deste processo, ficou evidente por ocasião desta passagem . Em cada uma destas secretarias nesta itinerância, independente de hierarquias, todos se perceberam importantes ajudando a  alcançar os objetivo deste Programa, o  Mãe Coruja.
 
              O setor de Comunicação e Arte do Mãe Coruja vem agradecer a receptividade, a acolhida por parte de cada uma destas Secretarias, e já se comprometendo em dar visibilidade àqueles que estão construindo verdadeiramente com o seu trabalho, um Pernambuco bem Melhor.

Agricultura(IPA)
Secretaria de Saúde
 

Secretaria de Desenvolvimento
Social e Diretos Humanos

Secretaria de Educação






Secretaria da Criança e Juventude

Secretaria  de Planejamento
Secretaria  de Planejamento
Palácio do Governo (Centro de Convenções)


Para visualizar fotos e comentários das Secretaria de Trabalho Qualificação e Empreendedorismo e a do Planejamento, sobre esta  exposição, é só acessar:


    http://www2.seplag.pe.gov.br/web/seplag/exibir_noticia?groupId=18576&articleId=8832324&templateId=19257



Postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana  

 


           

 

 
 
 

 
 
 


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor... onde? Condado!

.







Foi realizada com esta alegria, no período de 07 a 11  de outubro de 2013, no município de Condado – PE, a Semana da Criança.
No Canto Mãe Coruja deste município foram realizadas durante a semana, várias atividades para a criançada como: Projeção de vídeos infantis, filmes de desenho animado, brincadeiras diversas, confecção de brinquedos com emborrachados e garrafas peti, feitos pelas próprias crianças, animação com recreadores, palhaços e pinturas no rosto das crianças.
Para realização dessa semana, em um movimento grande entre setores, tivemos a parceria da Secretaria de Saúde fornecendo todos os lanches, Secretaria de Ação Social e CREAS fornecendo recreadores para realização das atividades e pinturas infantis, Secretaria de Cultura prestigiou com o palhaço, Secretário do Governo forneceu os brinquedos do parque que estavam na cidade e o CRAS, garantindo personagens infantis para animar as crianças, demonstrando com isso, que governo do estado, governo municipal e sociedade civil, trabalhando juntos, facilitam na  garantia dos direitos da mulher e da criança. 
E para finalizar a semana das crianças, tivemos o fechamento desta comemoração, junto ao CRAS, em frente à Prefeitura do Município, onde foram instalados os brinquedos do parque de diversão, um palco onde se apresentaram vários personagens infantis, como a minnie, as princesas, a bruxinha, entre outros. Tivemos músicas, e distribuição de brindes para todas as crianças presentes onde  o público em sua maioria foi de e mães e crianças.
Profissionais do Mãe Coruja(Canto e Círculo de Educação e Cultura), profissionais do município trabalhando juntos para levar as nossas crianças, momentos de felicidades, magias e encantamentos, onde elas se sentiram abraçadas, e protegidas por todos.

 




















Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Condado
Revisão e postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana  

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Bebê Prefeita” do município de Itapetim é um Bebê Coruja, Anne Kely Ferreira de Araujo



 

A Semana da Criança do Canto de Itapetim teve início no dia 07 de outubro de 2013, se estendendo até a sexta, dia 11.  Para tanto, o Canto, estabeleceu várias parcerias, se envolvendo também em algumas ações da “I Semana do Bebê” do município de Itapetim, que foi uma iniciativa do município junto ao UNICEF, uma vez que o município foi certificado pelo Selo. Desde o dia 07 (na segunda-feira) foram realizadas dinâmicas e rodas de conversas com as mães dos 05 Círculos de Educação e Cultura do Mãe  Coruja, sobre os temas: ECA, vacinação, aleitamento materno, puericultura; bem como atividades de recreação com as crianças, como corrida de velocípede, brincadeiras com cama elástica e toca de bolas, contação de histórias, distribuição de brinquedos, entre outros. As lembrancinhas entregues para as crianças durante a semana foram confeccionadas pelas mães, nos círculos de educação e cultura. Detalhando um pouco mais as atividades da semana, temos:

No dia 07 de outubro, houve comemoração na Fábrica de caju, com as mães do Círculo da Gameleira I e II. Ainda nesse dia, tendo em vista a Semana do Bebê, o canto foi convidado para dar uma palestra sobre a importância da Alimentação Saudável na gravidez e da Vacinação para as crianças, bem como do acompanhamento pelo Programa Mãe Coruja, em encontro promovido pelos profissionais do Programa Bolsa Família do município e as famílias beneficiárias. Também vale a pena salientar que a “I Bebê Prefeita” do município foi Anne Kely Ferreira de Araujo, nascida no dia 07 de outubro de 2013, às 08:20h, é uma das crianças acompanhadas pelo Programa.

 

 
Na terça, dia 08 de outubro, participamos da “I Feira do Bebê de Itapetim”, onde apresentamos um Stand sobre o Programa Mãe Coruja, além de vídeo produzido em homenagem às mães, aonde foi mostrado todo o atendimento às gestantes e crianças na Unidade Mista Maria Silva, nos PSFs e no Mãe Coruja. Na oportunidade foram trabalhados vários temas relacionados à saúde da criança, com stands abordando: Vacinação, Aleitamento Materno Exclusivo, Cuidados com o Bebê, Prevenção de acidentes na Infância e teste rápido de HIV (agora oferecido pelo município), Xantala e a importância do exercício físico durante a gravidez; alimentação na 1a Infância; e sobre os trabalhos realizados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos II (SCFV II). Tal feira foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Mãe Coruja, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Unicef, ocorrendo na Academia da Saúde, a partir das 17 horas. Na ocasião, foi recebida a visita da representante do Selo Unicef. A recreação das crianças ficou sob a responsabilidade dos jovens do SCFV II, com distribuição de lanches e brincadeiras em uma cama elástica.


Na quarta, dia 09, foi realizada comemoração no Distrito de Piedade, com as mães e crianças dos Círculos, contando com o apoio da Associação Rural do Distrito, bem como dos Profissionais do PSF. Ainda na quarta, participamos do evento na “Creche Criança Feliz”, aonde temos crianças matriculadas. Na Creche foi abordado o tema “Afetividade”, aonde o canto participou como facilitador, realizando uma dinâmica sobre a “demonstração do afeto”, junto aos pais das crianças, e em seguida uma roda de conversa sobre o tema.

Na quinta, dia 10 de outubro, a comemoração foi no Canto Mãe Coruja, em Itapetim, com as mães e crianças dos círculos. Na oportunidade, contamos com a presença da Secretaria de Saúde, e a Secretaria de Assistência Social, além do UNICEF local para o  Selo Unicef, que nos apoiaram nesse evento.

 
As festividades acabaram na sexta-feira, dia 11 de outubro, com comemoração no Distrito de São Vicente com as mães e crianças dos Círculos, pela manhã, e a noite participação na cerimônia de Culminância da “I Semana do Bebê de Itapetim”, na Praça João Leite. Na oportunidade, participamos da caminhada do bebê. Durante a cerimônia foram apresentadas as atividades desenvolvidas durante a semana pelas Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, e anunciado que a Escola Vicente Dias doará os livros de histórias, confeccionas durante a semana por seus alunos, ao Canto Mãe Coruja.
 
 
A Equipe do Mãe Coruja de Itapetim agradece a todas as mães pela participação ativa durante a semana, em todas as atividades.
 










Texto: Profissionais do Canto de Itapetim
Revisão e postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana