sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parto Ativo Brasil




          
          Queremos aqui, convidar todos os   leitores,  colaboradores e   profissionais em todos os municípios de nosso estado que cuidam de gestantes, em especial aos profissionais de  municípios onde  Mãe Coruja Pernambucana atua, pela sua situação de mortalidade, tanto materna quanto infantil, elevada, a fazerem uma leitura no material abaixo e  visitar   "Leituras interessantes", de nosso Blog, no sentido de cada vez mais  ajudar as mulheres  a não sofrerem tanto durante o trabalho de parto e o parto em si,  empoderando-as  do direito de ter um parto agradável e saudável, principalmente ao parto natural.
 

                                     

                                                                             Parto Ativo Brasil
 
        Em 22/01/2014 06:48, Marilda Duarte escreveu:
         O movimento pelo Parto Ativo cresce em todo o Brasil e agora conta com  apoio e incentivo direto de Janet Balaskas, criadora deste conceito mundialmente conhecido.
           Nosso objetivo é fortalecer, com informação e preparo, o maior número possível de mulheres grávidas em todos os cantos deste nosso país, para que sejam capazes e se sintam merecedoras de uma experiência de parto digna, prazerosa e transformadora. Acreditamos que a mudança no cenário obstétrico brasileiro ocorrerá de mulher para mulher. A mudança será percebida quando cada mulher disser não ao atendimento que vem recebendo no momento de seu parto. E ela conseguirá dizer não à medida que se sentir fortalecida para isso. E sabemos que o caminho para isso é a formação de multiplicadores, profissionais que atuem em todas as regiões deste país de dimensões continentais e que possam aplicar em seu dia-a- dia os conceitos e técnicas criados por Janet Balaskas
              No Brasil, Janet conta com a contribuição de Talia Gevaerd de Souza para sua  tradução simultânea ao ministrar os módulos profissionais, palestras e workshops. Talia estudou e trabalhou com Janet em Londres durante 4 anos, antes de trabalhar com Parto Ativo no Brasil. Talia trabalha com Parto Ativo, Parto Ativo com Yoga para gestantes e mulheres no período pós parto. Também conduz outras atividades para casais grávidos e mães no período da gravidez, parto e pós parto, além de treinar profissionais para atuação dentro das práticas do Parto Ativo.
          Parto Ativo Brasil foi estabelecido por Talia Gevaerd de Souza e Inês Baylão de Morais Monson, em colaboração com Janet Balaskas. Juntas, estamos trazendo para você estes treinamentos e o website, projetos que pretendemos desenvolver nos próximos anos.

Janet Balaskas
      O conceito de ‘parto ativo’ é um marco na história do nascimento. Juntar estas duas palavras é, por si só, um trabalho de gênio… O dia em que Janet apresentou o conceito ‘parto ativo’, foi talvez o mais importante na história do nascimento na Europa, desde que o médico francês Mauriceau assumiu o controle do parto, deitando a parturiente.

Michel Odent
      Extraído da introdução do livro ‘Parto Ativo’, de Janet Balaskas. Janet Balaskas é reconhecida mundialmente como pioneira do parto natural, e ativista internacional sobre parto. Entusiasta e dedicada professora e autora, já trabalhou em muitos países. Sua voz vem influenciando mudanças nas práticas das maternidades no Reino Unido e em muitas outras partes do mundo. Atualmente, tem se dedicado a introduzir o conceito e prática do Parto Ativo no Brasil. Esta é uma parte de seu mais novo projeto, trabalhar em parceria com profissionais de muitos países para disseminar e aumentar a Sabedoria em Parto Ativo.
    Janet Balaskas é autora de vários livros. Um dos mais importantes e revolucionários é seu livro ‘Parto Ativo’, publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1981, e no Brasil em 1989. A versão brasileira da obra foi traduzida pelo médico Adailton Meira, de São Paulo. O livro ‘Parto Ativo’ foi traduzido para muitos idiomas, e vem trazendo alegria e satisfação com parto natural para milhares de mulheres em todo o mundo.
 
Matéria enviada por : Lígia Miranda
Assessora em Advocacy
Ágere Cooperação em Advocacy
SHIS QI 11, Bloco M, Sala 106 - Lago Sul - Brasília-DF
Telefones: (61) 3248-4742 / (61) 8138-9305
Revisão e postagem:  Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

:



 
 

 
 
 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


Notícias de 2013

Palestra sobre Extensão Rural para as Mães Agricultoras de Salgadinho


 A extensionista rural do IPA, Elis Ventura, ministrou palestra sobre o tema "IPA Salgadinho Levando a Extensão Rural Para as Mães Agricultoras", nesta quinta-feira (28/11), na sede do Canto Mãe Coruja de Salgadinho, para as mães de diversas comunidades, cadastradas no Programa Mãe Coruja. Em sua fala, Elis apresentou as áreas de atuação do IPA, destacando seu histórico e a forma de atuação na melhoria da qualidade de vida dessas mãe.

      Elis ministra palestras sobre Educação Ambiental para o Meio Rural, voltadas aos diversos grupos de mães do município de Salgadinho. Ela trabalha ativamente com o Programa Mãe Coruja nos sítios, onde moram as mães agricultoras e seus familiares.
       Mais informações: http://www.ipa.br/novo/noticias/palestra-sobre-extensao-rural-para-as-maes-agricultoras-de-salgadinho/
  Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

 

Calumbi - Confraternização do Povoado de         Roças Velhas

O Canto Mãe Coruja de Calumbi, levou para o Povoado de Roças Velhas, que fica a 38 km da cidade, e, onde detém quase 50 % das mulheres cadastradas no PMCP, momentos inesquesíveis na  comemorar do término de suas atividades do Círculo de Educação e Cultura.

        O evento aconteceu na Escola Municipal Povoado de Roças Velhas, onde funciona o Círculo de Educação e Cultura. Teve início com a leitura de uma belíssima mensagem de boas vindas para elas e seus filhos, com fundo musical natalino. Em seguida foi feita uma dinâmica denominada “dinâmica do abraço”, deixando a todas emocionadas.  Na sequência, foi entregue uma lembrancinha a cada uma delas, como é de costume nas nossas confraternizações de final de ano. Durante todo o tempo, foram passados os melhores momentos vividos com a Equipe do Programa através de fotos e músicas. E para comemorar este momento, foi preparada uma deliciosa “galinhada”, com arroz refogado e  uma sobremesa, uma deliciosa torta de chocolate.  Todos os presentes ficaram num clima de alegria e emoção nunca visto. 

      Finalizamos com uma oração de agradecimento a Deus, pelo ano que passou e desejando a todas um Feliz Natal e um Ano Novo de realizações, e a promessa de voltarmos em 2014, com novos projetos para beneficiarmos as mulheres daquela região cadastradas no PMCP.

 

 

 Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Calumbi
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Iguaraci – “Crescimento e Desenvolvimento da criança é coisa séria


 Dia 22/11 Palestra: Criança em Desenvolvimento  da concepção aos 6 anos” ACS das Unidades de Santa Ana, Irajaí, Sede e Jabitacá O Canto Mãe Coruja de Iguaraci, realizou a Semana do Desenvolvimento Infantil, cujo objetivo fora despertar pais, cuidadores, profissionais de saúde e educação a importância do cuidado e atenção nessa fase do desenvolvimento da criança. As atividades se deram por meio da seguinte programação:


Dia 21/11Oficina: “Criança, uma pessoa em desenvolvimento e com direitos”. Gestantes e Mães cadastradas e participantes do CEC Sede
Dia 22/11 Palestra: “Criança em Desenvolvimento da concepção aos 6 anos” ACS das Unidades de Santa Ana, Irajaí, Sede e Jabitacá

Fonte: Profissionais Mãe Coruja em Iguaraci
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Mulheres do  Mãe Coruja Ipojucana participam de oficina natalina 
                 O clima natalino chegou ao Programa Mãe Coruja do Ipojuca. Em parceria com a Secretaria de Educação do município, o Programa proporcionou às gestantes que comparecem ao Círculo Educacional nesta terça-feira(26), a oportunidade de participar de uma oficina natalina. Durante o encontro, as gestantes puderam aprender a produzir artefatos natalinos para a ornamentação do ninho sede e de suas próprias residências


       Orientadas pela pedagoga Miriam Gonçalves, as gestantes criaram guirlandas, cartões e enfeites para árvore de natal. "A ideia da oficina foi bem aceita pelas nossas mães-corujas, houve uma integração muito grande. Algumas delas até se surpreenderam com tamanha habilidade e pretendem utilizar a técnica desenvolvida aqui como fonte de renda extra", explica a coordenadora-executiva do Programa, Paola Maia.





Texto: Renata Albuquerque

Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Santa Cruz promove atividades direcionadas ao  crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança em se mês 






Para comemorar o mês da criança em Santa Cruz o Canto Mãe Coruja através da articulação com a gestão municipal, sociedade civil organizada, igrejas e comunidade, promoveu uma programação especial destinada ao público infantil.

   Teatro de fantoche, contação de histórias, brincadeiras e Cineminha Coruja foram algumas das atividades realizadas no Canto, PSF’s e escolas do município, com o objetivo de promover a integração educacional e cultural, desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças.

     Durante todo mês de outubro foram realizadas também palestras e oficinas com os temas:
  •          Alimentação Complementar Saudável para Crianças Maiores de 06 meses,
  •          O Direito de Brincar,
  •        Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes,
  •          Incentivando o Aleitamento Materno/Prevenindo o Câncer de Mama,
  •         Participação Paterna no Desenvolvimento Infantil
  •       Criança Sujeito de Direitos
  •           Vacinação na primeira infância

        Outro momento importante foi a realização da primeira reunião integrada envolvendo as secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e o canto Mãe Coruja, o encontro proporcionou a discussão sobre a baixa  cobertura vacinal no município e a elaboração de estratégias conjuntas para elevação desses resultados.





Texto: Coordenadora do Mãe Coruja no Sertão do Araripe - Leonia Carvalho de Moura
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
   São Caetano realiza a I Semana do Bebê Unicef  com a participação do Programa Mãe Coruja

  

Era uma vez a importância dos contos infantis no desenvolvimento da criança.



Gestantes na Câmara de Vereadores para a palestra de
vínculos  familiares e o cuidado com à criança de até 6

            


          Entre os dias 14 a 20 de outubro, o município de São Caetano realizou a I Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros, e como não poderia ser diferente o Programa Mãe Coruja, esteve presente nesta mobilização.

Hospital de Brinquedos da Sanofi

A abertura oficial da Semana do Bebê aconteceu na manhã do dia 14, no Clube ASA, com a Conferência Magna: “O Desenvolvimento Infantil e as Repercussões na Primeira Infância”, ministrada pelo conferencista: Professor Dr. Claudio Soriano da Universidade Federal de Alagoas e Gerente da Superintendência da Criança/Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos/AL, sob a coordenação:Cristina Albuquerque-UNICEF, além da Conferência “Sistema Integrado de Notificação e Rede de Proteção da Criança e Adolescente”. Palestrante: Exmo. Dr. José Raimundo G. de Carvalho (Promotor de Justiça da Comarca de São Caetano), sob a coordenação da Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Nogueira Linhares Marquim. O evento contou com a presença do gestor municipal, Dr. José Neves, secretários municipais, profissionais de saúde, assistência e educação, além das profissionais do Programa Mãe Coruja e gestantes acompanhadas pelas USF e Programa Mãe Coruja.
Palestra magna da Hora do Mamaço

              Foram sete dias de ações e atividades lúdicas e pedagógicas simultâneas, diárias e nos três turnos, com palestras, contação de histórias infantis, hospital de brinquedos da Sanofi para às crianças sãocaetanenses, visitas das gestantes à maternidade municipal, vacinação, entre outras; tudo em favor da primeira infância. Entre as várias atividades realizadas destacamos a “Hora do Mamaço- a Importância da Amamentação”, realizada no dia 15 de outubro, na Praça Estácio Coimbra, onde as gestantes e nutrizes das USF e do Programa Mãe Coruja, puderam desfrutar de uma palestra sobre aleitamento materno, ministrada pela Coordenadora do Programa Mãe Coruja na IV GERES: Catarna Souza Almeida, e logo após foi realizado um mamaço pelas as nutrizes com orientação do Enfermeiro da USF José Ramos: Josemar, para que as futuras mamães pudessem tirar suas dúvidas sobre a melhor forma para amamenta.
Gestante amamentando na Hora do Mamaço

            Uma outra, atividade com participação efetiva do Programa Mãe Coruja, foi a palestra: “O Papel do Conselho Tutelar na garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes”, ministrada pelo Conselheiro Tutelar Roberto Leal, nos Círculos de Educação e Cultura do Programa.

Hora do Mamaço









Movimento Criança e Adolescente Prioridade Absoluta
Texto: Profissionais do Mãe Coruja  em  São Caetano

Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Condado - Evento propõe maneiras de diminuir a insegurança alimentar
      

   


 
       Aconteceu no dia 29/10/2013, no Centro Catequético em Condado, uma oficina de Insegurança Alimentar, cujo conteúdo foi “Alimentação complementar saudável para crianças maiores de 06 meses”. A palestrante Sra. Wedja Santana (Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional), abordou o tema no formato pôster eletrônico de maneira clara e precisa deixando a todos que compareceram atentos e contemplados com todas as informações. No auditório estavam: Gestantes, Nutrizes, Bebês, representantes da Pastoral da Criança, Agentes Comunitários de Saúde, Professoras do Círculo de Educação e Cultura e as duas técnicas do Canto Condado.


       Esse encontro foi uma oportunidade valiosa de promover a reflexão sobre a temática mais ampla do combate à desnutrição. Temos a certeza de que as ideias compartilhadas nesse encontro vão servir para uma reflexão sobre o melhor aproveitamento dos alimentos e a forma correta de utilizá-los na promoção da saúde das nossas mulheres/gestantes/bebês.


 

Texto: Profissionais do Mãe Coruja  em  Condado

Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
  São Caetano - Oficina de Segurança Alimentar






No dia 21 de novembro mais uma vez foi realizado pela SUASAN (Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional), uma Oficina de Segurança Alimentar. Desta vez, para um público atento de 35 pessoas adultas. Foram gestantes, mães, avós e um pai.  Todos participaram atentamente da oficina e puderam esclarecer  as possíveis dúvidas sobre a importância de uma alimentação saudável. A oficina ocorreu no CRAS Cabugá, num dos Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja em São Caetano. Foi ministrada por nutricionista da SUASAN, que sempre tem nos dados apoio na questões deste assunto.
 
Texto: Profissionais do Mãe Coruja  em  São Caetano
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 
            Ouricuri - "O pote rachado"


Reunião do Canto Mãe Coruja de Ouricuri e o IPA no Distrito de Santa Rita com as mulheres do CEC. Ouricuri 19/11/2013                


Um carregador de água levava dois potes grandes pendurados em cada ponta de uma vara.
Um dos potes tinha uma pequena rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe do carregador
O pote rachado chegava apenas pela metade. Assim foi por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.
Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por apenas ser capaz de realizar metade do que lhe era designado fazer.
Depois de algum tempo, o pote rachado disse ao o homem, à beira do poço.
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.
- Por quê? – perguntou o homem – De que você está envergonhado?
- Nesses dois anos só fui capaz de entregar metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que boa parte da água vaze pelo caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, mesmo tendo todo esse trabalho, você não ganha o salário completo pelos seus esforços.
O homem apenas acenou com a cabeça. No caminho para a casa de seu senhor, o homem disse ao pote:
- Você notou como existem flores no seu lado do caminho? Notou que, dia a dia, enquanto voltávamos do poço, era você quem as regava? Por dois anos pude colher essas flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Se você não fosse do jeito que é, ele não poderia ter tanta beleza para dar graça a sua casa.
Em uma equipe, os conhecimentos se completam, e o respeito pelas habilidades e limitações de cada um é a chave para o bom relacionamento.
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Ouricuri
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
  

                      Mãe Coruja em Caetés participa da    programação do    
                                               Outubro  Rosa

 


Com o intuito de fortalecer a intersetorialidade, profissionais do canto Mãe Coruja em Caetés, participaram ativamente das ações do Outubro Rosa 2013 desenvolvidas no Município.  Dentre as ações desenvolvidas no evento, destacamos: Uma caminhada de abertura da Campanha Outubro Rosa; Solenidade realizada na Casa de Eventos Municipal, com atividades educativas, homenagem a algumas mulheres do Município com entrega de placas e corte do bolo rosa; Ação Educativa realizada em feira livre, onde foi oferecido serviços de saúde e orientações sobre Câncer de Mama e de Colo de Útero; Dia D nas Unidades de Saúde da Família.

 





Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Caetés
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

  
Solidão - Educandas do Círculo de Educação e Cultura em vivência com o idoso


       Círculos de Educação e Cultura no munípio de Solidão deram início no dia 29/10/2013, aos trabalhos do módulo III, com o Tema: Saúde e Família do Idoso.

      Com o objetivo de resgatar os valores na educação dos filhos, e identificando os  direitos e deveres da família para com o idoso na sociedade atual, foi realizada no dia 05/11/2013  uma palestra no  Canto Mãe Coruja em Solidão , tendo a participação da presidente do conselho do idoso do município, onde  foi discutido  pontos como:  O papel do conselho do idoso de Solidão;  o  Estatuto do idoso e qual o papel da família com o idoso.        
        No dia 12/11/2013 foi realizada uma aula passeio com as educandas, em visita ao Lar do Idoso Nossa Senhora dos Remédios em Tabira/PE, cidade vizinha. O município forneceu o transporte e coordenadora e professoras dos Círculos de Educação e Cultura,  todas do Mãe Coruja em Solidão, onde propiciaram para as educandas, onde interagiram, conversaram, conheceram de perto a vivencia do idoso em um abrigo. No momento foi feita uma roda de conversa encaminhada pela coordenadora pedagógica, duas profissionais do Lar do Idoso, uma técnica em enfermagem e a monitora do lar. Foram feitas perguntas relacionadas ao trabalho das mesmas com os idosos, levando as educandas a participar também desse momento de conversa e aprendizado.


Texto: Coordenadora Pedagógica do Círculo de Educação e Cultura em Solidão - Macileide Cândido
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
  
Salgadinho - Mãe Coruja em  parceria  com
o SENAI oferece curso profissionalizante


        O Mãe Coruja Pernambucana em Salgadinho,  em parceria com o Senai, ofereceu curso profissionalizante  visando o desenvolvimento das mães cadastradas.   Foi contemplado pra este município, o  curso de customização, onde, dentre outras habilidades,  aprenderam a: bordar, customizar suas roupas, a fazer peças para o enxoval de seu bebê, aplicações e tingimentos em tecidos

    Com  duração de duas semanas, o curso teve início no dia 22/10/2013,  sendo finalizado em 01 /11 2013. 

    As mães participantes ganharam fardas e todo material para confecção das peças .


Texto: Equipe Mãe Coruja em Salgadinho
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

  
  
Brincadeira é coisa séria para o desenvolvimento da criança em Salgadinho

             As atividades planejadas e realizadas nos Círculosde Educação e cultura  durante a Semana da Criança, teve por objetivo o desenvolvimentoda criança. As atividades aconteceram no período de 14 a 18 de outubro no Canto Mãe Coruja e   demais localidades onde acontece os Círculos de Educação e Cultura.

 


As atividades foram planejadas de forma que pudéssemos contemplar as gestantes, mães e crianças dos Círculos de Educação e Cultura

            A realização da Semana da Criança proporcionou momentos significativos tanto para os profissionais do canto como para as mães e gestantes que participaram das atividades realizadas . Levando em consideração que a primeira infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança, pudemos perceber no decorrer das atividades a importância dos temas abordados oportunizando o conhecimento das mães e crianças.  É importante ressaltar as parcerias da Secretaria de Assistência Social, IPA e Prefeitura Municipal .

Texto: Equipe Mãe Coruja em Salgadinho
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
                                    Profission​alizantes no município de  Tacaimbó
 

       




          Durante este mês de novembro de 2013, aconteceram dois cursos profissionalizantes no município de Tacaimbó, foram eles: confeitaria e lancheteria, cursos estes, oferecidos às mães que são cadastrada no Mãe Coruja em Tacaimbó, partindo de uma parceira bem legal entre o SENAI,  Programa Mãe Coruja, o CRAS do nosso município, tendo participação das técnicas do canto e as professoras e coordenadora dos Círculos de Educação e Cultura.         


     Tem sido de grande valor para as mães e gestantes cadastradas no Programa, pois a maioria delas estão encontrando neste curso uma porta de saída para  o desemprego, mediante a participação nos cursos as mulheres poderão ter  sua renda própria e ajudar suas famílias.  


     Essas mulheres estão bastante felizes por terem recebido esta oportunidade, que  além de gerar uma renda irá melhorar também a autoestima das mesma.           



       

 


  

Texto: Equipe Mãe Coruja em Tacaimbó

Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



                        Criança saudável brinca mais com prazer





            O canto Mãe Coruja em Exu, juntamente com as secretarias envolvidas e a articuladora municipal  dando seu apoio incondicional,  vivenciamos o mês  dedicado as ações para criança onde intitulamos “ Criança saudável brinca mais com prazer” proporcionando varias atividades lúdicas  de 08 a  25  de Outubro, onde  teve sorteio de brindes e lanches gostosos e nutritivos. Dentre as atividades destacamos: o dia da pintura, cineminha no canto, o dia da beleza e um dia na creche municipal com contos infantis, brincadeiras antigas e brindes. Enfatizando também o PSF Viração, onde escolhemos para desenvolver atividades juntos com a equipe desta localidade, onde palhaços, pipocas e músicas  fez um dia especial às crianças rurais  daquele local..

Ficamos plenos e crianças felizes, esse é nosso maior presente.

Por isso somos corujas!




Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Exu
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


        Círculos de  Educação e Cultura do município de Vertentes trabalha a imunização




     
         Em meio aos trabalhos realizados com base no tema da Imunização, foram desenvolvidas palestras em todos os círculos de Educação e Cultura, a mesma organizadas e ministrada  por profissionais, dos círculos e do canto  Mãe Coruja em Vertentes. Foi realizado debates estabelecidos a partir da importância da vacinação na 1ª infância, além disso, foram utilizados vídeos aos quais demonstraram como acontece determinado processo de imunização no organismo da criança, propiciando um melhor entendimento sob a relevância da mesma para todos, inclusive para os pequenos.

            Este tema trouxe à tona melhor compreensão das educandas quanto às questões inerentes ao fato da criança ter o direito de estar imunizada, demonstrando a responsabilidade de pais e familiares em conduzir as crianças para os postos de saúde sob a perspectiva de seguir a risca as doses de vacinas destinadas a criança, seguindo as orientações médicas estipuladas.

            Determinado trabalho demonstrou que apesar de informadas sobre a vacinação desde ou até antes do nascimento do bebê, havia a necessidade de uma visão mais aguçada sobre a ação da vacina no organismo da criança para torná-la imunizada.

Vertentes 18 de outubro de 2013

Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Vertentes
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

.


  


              CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM  PALMARES


            Esta semana a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo está realizando no âmbito do Programa Mãe Coruja Pernambucana, as oficinas de qualificação de Lancheteria e Confeitaria no município de Palmares.
          A entidade que está realizando os cursos é o SENAI e levou para a cidade a escola móvel que está localizada próximo ao Canto Mãe Coruja.

          Através da oficina de Lancheteria as alunas terão um aperfeiçoamento de 60 horas na fabricação de doces e salgados como pão pizza, pão bolo, brigadeiro, bolo de liquidificador sem farinha, pão delícia, pão de queijo mineiro, bombom trufado com amendoim, coxinha recheada de frango, sonho recheado, brigadeiro de milho, pizza brotinho, biscoito de presunto com azeitona, surpresa de uva, torta mouse, tartelete, salgadinho de queijo, biscoito de chocolate com e sem recheio, salgadinho de castanha e empada
             Através da oficina de Confeitaria as alunas terão um aperfeiçoamento de 60 horas na fabricação de bolos, tortas e decorações, aprendendo a fazer bolo tradicional, bolo de chocolate, bolo de formigueiro, torta de limão, torta de ameixa, cup cake, recheios de chocolate, coco e cobertura de chantilly, trabalho com pasta americana, modelagem de flores, produção de falso brigadeiro, ornamentação com flores e glacê real e brigadeiro de colhe
 Os cursos se encerram dia 19/11/2013, próxima terça-feira

Texto:   Lúcia Costa - Gestora de Qualificação Profissional 
Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo
Agência do Trabalho/SINE-PE
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe coruja Pernambucana
.


    
    I Encontro de gestantes de Dormentes




        A Prefeitura de Dormentes, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o canto Mãe Coruja promoveu o I Encontro de Gestantes de Dormentes.  O evento aconteceu no dia 30 de outubro no Centro Paroquial. Foi realizado pela Equipe do PSF Sede: Dra Darcila( médica), Mariana ( enfermeira) e ACS. Contou com a presença da Secretária de Saúde e Técnicos do Canto Mãe Coruja. O evento teve como objetivo, minimizar dúvidas freqüentes sobre a maternidade e maternagem. Os temas abordados foram: os diferentes tipos de parto; as mudanças com o corpo; o uso de medicação durante a gestação; como preparar os seios para a amamentação; como amamentar e os cuidados com o recém-nascido.

            Participaram 23 gestantes, de acordo com a gestante Iris Cristina Cavalcanti: “Para mim que serei mãe pela primeira vez, o encontro foi muito proveitoso, bastante informativo, abordou temas importantes e alguns desconhecidos por mim como parto e sinais de parto, de uma maneira clara e objetiva”.

            Além das palestras com os profissionais, as futuras mamães participaram de debate e sorteio de brinde. Os encontros serão mensais e as próprias gestantes poderão sugerir os temas de interesse.


 Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Dormentes
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação do Programa Mãe Coruja Pernambucana          

Outubro Rosa- Triunfo

  

         

             No mês de Outubro o município de Triunfo aderiu a campanha do outubro rosa, contra o câncer de mama e colo do útero, realizando ações educativas como: divulgações, palestras, auto exames e preventivos. Uma parceria entre a secretaria de saúde, assistência social e Programa Mãe Coruja.
                     





        
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Triunfo
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação do Programa Mãe Coruja Pernambucana
          




                                     Cursos profissionalizantes em Macaparana


            O canto Mãe Coruja em Macaparana durante o período de 09/09 a 27/09 realizou os Cursos profissionalizantes de LANCHETERIA E DECORAÇÃO DE BOLOS E TORTAS,  em parceria com o SENAI

     Foram 40 mulheres do Programa que se inscreveram e participaram deste maravilhoso momento.  Onde poderam ter novas perspectivas tanto profissionais como de melhoria em sua auto estima.
         A professora a Sra. Ruth Velozo com todo seu profissionalismo e muito carinho facilitou a aprendizagem, durante o curso os filhos ficaram com uma recreadora no próprio canto Mãe Coruja.
 Texto: Profissionais do Mãe Coruja Macaparana
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação do Programa Mãe Coruja Pernambucana
                                                               Semana da Criança em Araçoiaba                                                    
                                                                        Como é bom ser criança!                           

 


           Como é bom ser criança!  Este foi o tema da semana da criança realizada nesta terceira semana do mês de outubro no Canto Mãe Coruja / Círculos de Educação e Cultura da cidade de Araçoiaba-PE.   Foi uma semana de muita alegria e descontração. Na ocasião várias atividades foram realizadas com a criançada, podendo considerar dentre elas: palestra informativa sobre o tema “Primeira infância” a fim de reforçar para as mães a importância dessa fase na vida de seus filhos, bem como sobre os cuidados básicos que se deve ter com eles. Houve ainda contação de histórias, pintura de desenhos, exibição de filme infantil, confecção de máscaras com papel cartão, brincadeiras diversas, músicas infantis e muita diversão. Foi uma semana muito agradável para todos os que participaram despertando um pouco da criança que existe em cada um; proporcionando as mães e as crianças além da diversão, o fortalecimento do vínculo afetivo entre ambos, e é com muita satisfação e amor que a equipe Mãe Coruja (Canto/ Círculos de Educação e Cultura) em Araçoiaba agradece a todas as mães pela participação.
 






















Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Araçoiaba
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação do Programa Mãe Coruja Pernambucana