sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mãe Coruja em Ferreiros recebe orientação de cuidado com a audição do bebê desde a gestação



          Palestra com o objetivo de orientar e esclarecer a importância do cuidado com a audição a partir do 3º mês da gestação até a maturidade, observando as questões de genética, hábitos, traumas, medicações,  aconteceu no dia 09/04/2014 pela manhã, na Capela da Barra, zona rural, cobertura do PSF III, onde funciona  o Círculo de Educação e Cultura. Foram convidadas: gestantes e mães do Programa Mãe Coruja além das mulheres da comunidade. A divulgação foi previamente feita verbalmente, através da professora do CEC, profissionais da saúde e de cartazes compareceram doze mulheres, além dos técnicos, ACS, a coordenadora e a professora do CEC, crianças e a Fonoaudióloga Drª. Maria do Carmo Guedes de Lima que ministrou a palestra com muita propriedade com a co-participação do técnico Eriberto.
     Na ocasião foram apresentadas: a anatomia do ouvido; as causas da perda auditiva; tipos de deficiências e os cuidados necessários com audição, como limpeza do ouvido, entre outras; a audição na gestação; a correlação com a fala a partir dos cuidados e importância do aleitamento materno nos primeiros meses.

       A palestra foi  pertinente com as questões do cuidado com a mulher e a criança, tida como muito proveitosa e interessante. As pessoas presentes apresentaram sugestões de outras palestras e a possibilidade de um reforço no tema ora exposto.








Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em e Ferreiros
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 

Mãe Coruja em São Vicente Ferrer contemplado com Curso de "Decoração de Festas Infantis"




                  O Mãe Coruja em São Vicente Férrer foi contemplado com o Curso  de "Decoração de Festas Infantis"  oferecido pela Secretaria de Trabalho Qualificação e Empreendedorismo do Estado, e ministrado pelo SEST-SENAT. Foram 13 dias de muito aprendizado com aulas práticas ministradas pela professora Mirteau Cristine, com uma turma composta por 20 participantes do Programa Mãe Coruja. O passo a passo das festas foi de grande valia para nossas mães, as quais aprenderam a montar festas com temas do universo infantil. Ao final do curso, todas as participantes receberam os seus certificados, e mesmo antes do encerramento do curso algumas gestantes já estavam com itens sob encomenda. Foi unânime entre as participantes a opinião que mais ações como estas serão muito bem vindas em nosso município, além,  claro, promover uma maior interação entre a equipe Mãe Coruja e participantes.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em São Vicente Ferrer
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 



Mãe Coruja em Venturosa qualifica suas gestantes e mães cadastradas

             

          Aconteceu no dia 15/05/2014 em Venturosa, o Curso de Qualificação Profissional de Customização em Tecido que é oferecido pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e ministrado pelo SEST/SENAT. Participaram  16 mulheres cadastradas no  Mãe Coruja em Venturosa. O encerramento deste curso foi no dia 15/05/2014 no Canto Mãe Coruja, onde no momento foram apresentados os trabalhos confeccionados por elas, além de uma festa de confraternização para as gestantes e mães corujas.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Venturosa
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 


Curso de Qualificação Profissional no município de Cumaru de Decoração de Festas Infantis












      Mais um Curso de Qualificação Profissional no município de Cumaru que aborda o tema de Decoração de Festas Infantis para gestantes e puérperas cadastradas no canto mãe coruja neste município.
    O curso aconteceu no canto Mãe Coruja desde o dia 22/04/2014 até 15/05/2014, onde foi ministrado por  Anna Kelly instrutora do SEST/SENAT. Participaram da qualificação 20 mulheres, dentre elas, gestantes e puérperas cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana. As mesmas tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar painés, decoração de mesas, arcos de bola, bichos de bola e ambientes de festas. No encerramento foi apresentado os trabalhos confeccionados com direito a uma festa de confraternização.
      Na oportunidade a profissional do Canto Mãe Coruja Izabella Moura perguntou a uma das gestantes qual a importância do curso para ela e a mesma fez um depoimento onde relata a importância do curso para sua vida, que vai gerar uma renda extra e que não importava seu deslocamento do distrito de Cumaru para vir realizar o curso, que já pensa na festa de uma ano de sua filha com o tema da galinha pitadinha.
    As profissionais do Canto e as profissionais do Círculo de Educação e Cultura do Mãe Coruja em Cumaru que acompanham diariamente o desenvolvimento do curso, afirmam que é  possível observar o bom aproveitamento e o elevado nível de satisfação entre as participantes,  que estão tendo seu conhecimento aprimorado e enriquecido, podendo ser usado como renda extra para as participantes.









Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Cumaru
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 


Dia das mães e certificação de conclusão do Curso de Customização tem momento de festa em Condado




Realizou-se em 15 de maio, no município de Condado – PE, a comemoração do dia das mães. 
 Profissionais do Mãe Coruja em Araçoiaba juntamente com a Instrutora do SEST/SENAT, IPA e CREAS, realizaram este momento para festejar com as mães cadastradas no Programa o  dia das mães e entregar a certificação de conclusão do curso de customização de roupas que é oferecido pela Secretaria de Trabalho Qualificação Empreendedorismo e ministrado pelo SEST/SENAT.

Foi passado vídeos de mensagens, apresentação de todo nosso trabalho no acompanhamento desde 2012, a fala do IPA, exposição das roupas customizadas. Distribuímos brindes para as mães e depois o lanche para finalizar. Tivemos uma participação de grande público de gestantes e crianças.

Esta é mais uma ação do Programa Mãe Coruja Pernambucana, com o apoio da Secretaria da Saúde do Município dando todo suporte e carisma a estas mães que significam tanto pra gente e principalmente para seus filhos.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Condado
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 






Mãe Coruja em Araçoiaba embalou o dia das mães com esta frase: "Mãe, amor que ilumina"







       E foi com muita alegria e satisfação que o dia das mães foi vivenciado no Canto Mãe Coruja em Araçoiaba neste último dia 15 de maio de 2014; juntamente com a finalização do Curso de Contação de Histórias promovido pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo através do SESI. Com o tema: "MÃE, AMOR QUE ILUMINA", a festividade foi promovida pelos profissionais do Mãe Coruja,  com intuito de proporcionar uma tarde de alegria e descontração, enfatizando a importância das mães na vida dos seus filhos, no seu lar e na sociedade. Mães guerreiras, dedicadas, que sorriem apesar das dificuldades e que iluminam com o seu amor. Na ocasião houve sorteios de brindes, entrega de lembrancinhas, apresentação cultural com algumas das mães corujas e a participação das professoras dos Círculos. Este dia foi marcado com sorrisos, abraços, espontaneidade, acolhimento e especialmente com o amor.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Araçoiaba

Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Maraial - Mãe Coruja e Município parceiros no cuidado com as mulheres e crianças

      O Programa Mãe Coruja de Maraial  em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, participou da inauguração do NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF . Este programa possui uma equipe multidisciplinar composta por uma Psicóloga, uma Fisioterapeuta , uma Assistente Social e de uma Coordenadora . Dentre os convidados presentes na solenidade, estavam a prefeita  do município com representação das Secretárias de Saúde ,  Coordenação da Atenção Primária, Enfermeiros , Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, gestantes e nutrizes que fazem parte do programa Mãe Coruja Pernambucana. Também estiveram presentes profissionais do Mãe Coruja, do canto e dos Círculos de Educação e Cultura. O evento teve início com um café da manhã, e em seguida uma exposição das metas e objetivos do programa NASF. Dando continuidade ao evento, o público presente dispôs de alguns serviços, tais como: Aferição de Pressão Arterial, Pesagem, e Exame de Trigliceridios






Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Maraial
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Tacaimbó - "Deus não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então ele criou as mães e deu a elas a missão de anjo..."




   Com o tema "um anjo chamado mãe", foi proporcionado no dia 15 de maio, uma tarde pra lá de especial para as mães do Mãe Coruja em Tacaimbó. As homenageadas se divertiram, lancharam, participaram de sorteios de brindes, encontraram as amigas que fizeram no canto e se deliciaram com as homenagens feitas a elas. Esta festa aconteceu no canto Mãe Coruja e teve a participação especial da assistente social do município Mauriceia Muniz e contamos com a colaboração de alguns parceiros e o secretario de administração Jurandir de Brito.











Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Tacaimbó
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


terça-feira, 27 de maio de 2014

Notícias do Mãe Coruja na Mata Sul


Catende



     No período de 28 à 30 do mês de abril de 2014, os Círculos de Educação e Cultura proporcionaram às mães do Programa Mãe Coruja Pernambucana uma metodologia diferenciada levando-as a demonstrarem suas habilidades, em forma de artesanato.
    Com o Tema: Mães Corujas Fazendo Artes, as educandas tiveram momentos de vivenciarem atividades com artesanato e proporcionar as outras Mães um dia de beleza, como aconteceu no CEC do Canaã- Catende.
   Estes momentos são de grande significância para elas, onde terão a oportunidade de demonstrarem o que elas são capazes de realizarem,  e que são bem aceitos por elas e muitas vezes cobrados, mas, estamos uma vez ou outra planejando aulas diferenciadas, onde acontecem troca de experiência e aprendizagem.
 Semana: Sou Mãe Coruja Assumida!
      Foi vivenciado nos Círculos de Educação e Cultura em Catende no período de 05 à 09 de maio a Temática: Sou Mãe Coruja Assumida. Desde a leitura de texto reflexivo, produção de cartazes, acróstico, etc. E também uma festa em homenagem as Mães.
 



                        

Matéria: profissionais do Mãe Coruja em Catende - Claúdia Freitas e Vasti Barbosa
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Secretaria de Trabalho Qualificação e Empreendedorismo oferece cursos em Agrestina, Belo Jardim, Cortês e São Vicente Ferrer

A STQE informa que durante esta semana estarão abertas inscrições para diversos cursos do Programa Novos Talentos, oferecidos nos seguintes municípios que abrangem o Programa Mãe Coruja Pernambucana:
- Agrestina:
Curso: Gestão Financeira (SENAI):
Carga horária: 40h;
Número de vagas: 25 (noite).
Inscrição: 26 a 30/05/14
Matrícula: 02/06/14 (Local: Casa do Empreendedor – Rua Capitão Cadete, n° 36, 1° andar, Centro - Agrestina).
Previsão de início das aulas: 09/06/14 (Local: Casa do Empreendedor – Rua Capitão Cadete, n° 36, 1° andar, Centro - Agrestina).

- Belo Jardim:
Curso: Gestão Financeira (SENAI):
Carga horária: 40h
Número de vagas: 25 (tarde);
Inscrição: 26 a 29/05/14
Matrícula: 30/05/14 (Local: Secretaria de Emprego e Juventude – Rua Valdemar de Lima, n°39, Boa Vista – Belo Jardim).
Previsão de início das aulas: 02/06/14 (Local: FABEJA – Faculdade de Belo Jardim, Estrada de Serra do Vento, km 166 -  Belo Jardim).

Curso: Técnicas de Estilismo (SENAI):
Carga horária: 84h
Número de vagas: 20 (manhã); 20 (tarde);
Inscrição: 26 a 30/05/14
Matrícula: 02/06/14 (Local: Secretaria de Emprego e Juventude – Rua Valdemar de Lima, n°39, Boa Vista – Belo Jardim).
Previsão de início das aulas: 09/06/14 (Local: FABEJA – Faculdade de Belo Jardim, Estrada de Serra do Vento, km 166 -  Belo Jardim).

- Cortês:
Curso: Motorista de Transporte Coletivo de Passageiros e Turismo (SENAT):
Carga horária: 160h;
Número de vagas: 25 (noite);
Inscrição: 26 a 29/05/14
Matrícula: 30/05/14 (Local: CRAS – Rua Cel. José Belarmino, n°43, Centro - Cortês);
Previsão de início das aulas: 02/06/14 (Local: Colégio Andreia de Aguiar Carneiro Leão, Praça 29 de Dezembro, Centro - Cortês ).

Curso: Condutor de Produtos Perigosos – MOPP (SENAT):
Carga horária: 160h;
Número de vagas: 25 (tarde);
Inscrição: 26 a 29/05/14
Matrícula: 30/05/14 (Local: CRAS – Rua Cel. José Belarmino, n°43, Centro - Cortês );
Previsão de início das aulas: 02/06/14 (Local: Colégio Andreia de Aguiar Carneiro Leão, Praça 29 de Dezembro, Centro - Cortês).

-São Vicente Férrer:
Curso: Decoração de Bolos (SENAI):
Carga horária: 40h;
Número de vagas: 20 (tarde);
Inscrição: 26 a 29/05/14
Matrícula: 30/05/14 (Local: CRAS – Praça Pedro Pereira Guedes, s/n, Centro – São Vicente Férrer).
Previsão de início das aulas: 02/06/14 (Salão Paroquial – Rua João Pessoa, s/n, Centro – São Vicente Férrer).
As inscrições e demais informações sobre os cursos se encontram no site da STQE (www.stqe.pe.gov.br), e devem ser realizadas no horário das 8h do primeiro dia às 14h do último dia de inscrição, através do link http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao.
Após inscrição em qualquer um dos Projetos, o candidato (que deve possuir idade mínima de 18 anos) deverá comparecer para realização de matrícula, conforme informado no momento de sua inscrição, e portando originais e cópias dos seguintes documentos:
- Protocolo de Confirmação de Cadastro emitido após a inscrição on-line;
- RG;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Escolaridade;
- Declaração de Baixa Renda, a ser preenchida de próprio punho no ato da matrícula.

Obs.: Para os cursos de Aperfeiçoamento, com carga horária inferior a 160h, os alunos deverão comprovar ou assinar declaração que possui experiência na área do curso no momento da matrícula.



Matéria:Maíra Carla Cordeiro Ferreira 
Técnica Apoio Agências 
Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo 
Governo do Estado de Pernambuco 
(81)3183-7043




quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mãe coruja do Ipojuca festeja o primeiro aninho com visita de gêmeos




























A coordenadora Executiva do Mãe Coruja do Ipojuca , Paola Xavier, recebeu nesta quinta-feira (22) , a visita ilustre de gêmeos filhos de mãe cadastrada no programa. A Família dos bebês foi parabenizar o programa municipal que está completando um aninho de vida.



Matéria: Profissionais do mãe coruja do Ipojuca

Canhotinho faz homenagem as mães em seu dia



       

       Ocorreu no município de Canhotinho em homenagem ao dia das mães uma ação conjunta do Programa Mãe Coruja e o PSF Maria Natércia, onde nossas futuras mamães  participaram de palestra educativa sobre os cuidados com suas crianças, todas foram presenteadas, foi servido lanche e desenvolvido  atividades para nossas mães.

















Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Canhotinho
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Mãe Coruja do Ipojuca comemora o seu 1º aniversário inaugurando mais outro espaço do cuidado







        O programa objetiva uma maior cobertura do pré-natal, acompanhamento de bebês nos primeiros anos de vida e qualificação profissional das mães.

        Devido ao grande sucesso do Mãe Coruja do Ipojuca, após um ano de atividades, o programa se estende e inaugura, nesta sexta-feira (23), uma nova unidade no distrito de Nossa Senhora do Ó. O novo Ninho do Mãe Coruja recebe o mesmo padrão do projeto já existente em Ipojuca-sede, oferecendo acompanhamento gestacional, priorizando entre outras ações, o pré-natal com o fortalecimento das políticas públicas de atenção às gestantes e às crianças na primeira infância; palestras; orientações; visitas e oficinas com várias atividades em artes e segurança alimentar, terapia comunitária, além do trabalho social.

      A exemplo do Mãe Coruja Pernambucana, a versão municipal segue com o envolvimento e apoio das Secretarias municipais de Saúde, Educação, Bem Estar Social, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Juventude e Esportes e a Secretaria Especial da Mulher. Através da junção das pastas é possível oferecer um pré-natal de qualidade e o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável para o bebê.

       Iniciado em 23 de maio de 2013, o Mãe Coruja do Ipojuca atende atualmente cerca de 750 futuras mães e foi o primeiro pernambucano a contar com uma versão municipal do programa.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja do Ipojuca






quarta-feira, 21 de maio de 2014

Notícias da região do Sertão do Moxoto

  Buíque

Dia das mães




       O Mãe Coruja em Buíque, (Canto e Círculo de Educação e Cultura), realizou no último dia 09 de maio de 2014, a comemoração do dia das mães.O evento contou com mais 40 participantes entre alunas do CEC e familiares, onde as mães foram as mais  homenageadas.






Ação da Unidade de Saúde da Família


           A Unidade de Saúde da Família da Vila do Posto, promoveu no último dia 13 de maio um circulo de debates junto às gestantes e puérperas para discutir sobre alimentação adequada e os cuidados com o bebê nos primeiros dias de vida. O evento contou com a participação da equipe de saúde da unidade, as nutricionistas do município e representante do Programa Mãe Coruja local.  Além de esclarecer as dúvidas, as gestantes neste momento tiveram oportunidade de conhecer melhor o Programa Mãe Coruja Pernambucana, onde, dentre as ações  : o encaminhar para o USF para receber as informações necessárias para sua gravidez , parto e pós-parto correrem de forma saudáveis e segura, às informações necessárias também para um crescimento e desenvolvimento  dos seus filhos, é  a primeira medida que o profissional do Canto Mãe Coruja faz, dentre tantos outros cuidados. Na ocasião  receberam o Almanaque da Família Brasileira.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Buíque


Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana









    Sertânia



                O curso de Contador de histórias 
e confecção de brinquedos de sucata teve inicio no dia 23/04/2014 e término dia 15/05/2014no distrito de Albuquerque Né, zona rural afastada no município de Sertânia. As alunas tiveram uma participação significativa, podendo se expressar de forma criativa e artística, revelando suas habilidades de expressão verbal e corporal  em público. A escolha pela zona rural fez com que essas mulheres se sentissem valorizadas, e, mesmo enfrentando dificuldades no trajeto dos sítios até o local do curso, estavam felizes em participar.

Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Sertânia

Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Venturosa 


       

    No dia 15/05/2014, aconteceu na UBS (João Francisco Bezerra), a comemoração do dia das mães e o encontro de gestantes, onde houve uma roda de conversas, dinâmica de grupo, abordando vários assuntos relacionados à gestação, parto, puerpério e a higienização do recém nascido com ênfase no banho, com a participação das Técnicas do Programa Mãe Coruja, a Coordenadora das Pastoral da Criança, ACS, mulheres cadastradas no Programa e seu familiares, no final houve um sorteio de um brinde.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Venturosa
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



                                        Arcoverde




         O Mãe Coruja em Arcoverde, através da Secretária Trabalho Emprego e Empreendedorismo do estado,  concluíram mais  cursos profissionalizantes em nosso município. Os cursos ministrados pelo SEST/SENAT, com oficinas de contador de história e construção de brinquedos usando sucata, possibilizou as mães usuárias do Programa se profissionalizarem para dar entrada no mercado de trabalho.





Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Arcoverde
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana