
Gestantes entre 12 e 21 anos receberam informações sobre as mudanças em seus corpos tanto no âmbito físico, quanto no psíquico. A proposta é trabalhar a pessoa grávida, para posteriormente trabalhar a relação mãe-bebê.
É o governo do Estado cuidando dos direitos da mulher e da criança.
Para a realização do evento o Canto Mãe Coruja contou com a parceria das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, que viabilizaram um café da manhã e também da primeira dama do município, a S.ª Carmem Dourado, que doou presentes, os quais foram sorteados entre as mães.
No dia da comemoração estiveram presentes a Secretária de Assistência Social e a articuladora do município, a S.ª Maria José, para prestigiar o evento.
O Canto Mãe Coruja, o município de Orocó e outros parceiros mais uma vez se reuniram para a multiplicação do curso do Programa “Criança com todos os seus direitos”, que visa o desenvolvimento integral da criança na primeira infância.
A multiplicação tem como objetivo fortalecer a capacidade institucional e técnica de organizações governamentais e não governamentais, para que possam lidar com temas relativos ao atendimento integral na primeira infância.
O curso ainda possibilita a melhoria da capacidade dos profissionais locais para que se engajem em estratégias de políticas públicas que beneficiem as crianças de Orocó.
"Agindo dessa forma conseguimos com a parceria de todos mudar a realidade de nossas crianças" é o que afirma o enfermeiro José Filho, que trabalha no PSF Quilombola Remanso.
Isso é o Programa Mãe Coruja Pernambucana, o Município e muitos outros parceiros lutando para que todas as crianças tenham seus direitos respeitados.
A 1ª Oficina de multiplicação do município de Dormentes do curso oferecido pela Save the Children através do Programa Criança com Todos os Seus Direitos aconteceu no dia 11 de agosto, no período das 8:00 às 16:00h e contou com o apoio das Secretarias de Saúde, Educação e Políticas Sociais.
A oficina foi ministrada pelas profissionais do Canto Mãe Coruja de Dormentes, Fabíola Bezerra e Mariléa de Carvalho, que tiveram o apoio da Coordenadora Pedagógica Rosilda.
O curso teve 23 participantes, dentre eles estavam: agentes comunitários de saúde e enfermeiros das unidades do saúde da família; profissionais da educação;; a articuladora municipal do Mãe Coruja e a Pastoral da Criança.
Nesta primeira oficina realizou-se uma breve apresentação sobre a Save the Children, o surgimento do ICDP – International Child Development Program (Programas Internacionais para o Desenvolvimento da Infância) e trabalhou-se também o 1º módulo do ICDP, que fala sobre o "Desenvolvimento Psicossocial da Criança na Primeira Infância (0 a 5 anos de idade).
No dia 30 de julho ocorreu a inauguração de uma unidade do Programa Saúde da Família – PSF Gamileira, na zona rural do município de Itapetim.
Com a inauguração dessa nova Unidade do Saúde da Família o Programa mãe Coruja visualiza a melhoria das condições de saúde das gestantes e crianças do município.