É o governo do Estado cuidando dos direitos da mulher e da criança.
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Mãe Coruja na campanha Novembro Azul em municípios do Sertão do Moxoto
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Com base nesses fatos a Campanha Novembro Azul vem ganhando cada vez mais força e o Mãe Coruja não poderia deixar de apoiar essa causa, afinal, nós também temos Pais Corujas que necessitam deste nosso cuidado.
Custódia

Arcoverde

Os profissionais dos Círculos também participaram de algumas ações da Campanha Novembro Azul. No PSF Aneide Fernandes na COHAB I, dia 11 de novembro de 2015, participaram de palestra ministrada pelo Psicólogo Dr. Robson, que comoveu a todos explicando aos homens presentes a gravidade da doença e a importância da prevenção. O Psicólogo cantou e tocou uma música de Renato Russo e fez uma reflexão com os participantes. Falou sobre a família e o seu papel no incentivo a prevenção e apoio nas dificuldades da doença. No PSF do Bairro Sucupira também foi promovida palestra de incentivo aos homens quanto à prevenção do Câncer de Próstata e os pais corujas também estavam presentes.
Sertânia
A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou em 24 de novembro de 2015 um atendimento exclusivo para homens em uma Unidade Móvel que ficou estacionada em frente ao Centro de Saúde da Mulher e da Criança, no centro da cidade. A ação fez parte das atividades da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer na próstata. Além de palestras, aferição da pressão arterial e glicemia, os mais de 30 homens que participaram da ação realizaram consulta com médico urologista. Após o exame de toque retal, foram solicitados, em alguns casos, exames de PSA e ultrassonografia da próstata por via abdominal. A oferta exclusiva de atendimento para o público masculino na Unidade Móvel é uma forma de incentivar os homens a procurar atendimento médico, facilitando o acesso aos serviços de saúde”, disse o secretário de Saúde do município. No dia19 de novembro de 2015, mais de 40 homens atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Cerâmica e 13 de Maio realizaram no Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette a ultrassonografia da próstata por via abdominal. _“As atividades do Novembro Azul estão sendo realizadas em todas as unidades básicas de saúde do município. Até o dia 30 de novembro ainda estaremos realizando diversas ações da campanha”, concluiu o secretário. A equipe dos Círculos de Educação e Cultura (CEC) do Programa Mãe Coruja esteve presente nos eventos apoiando a participação dos pais corujas
Ibimirim
Neste dia 30 do mês de novembro 2015 os Círculos de Educação e Cultura Ibimirim realizou uma palestra relacionada a prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul, ministrada pelo agente de saúde Eraldo Silva com a finalidade de orientar e esclarecer diversos assuntos relacionados ao câncer de próstata e sua prevenção. O mesmo repassou com sabedoria e seriedade informações de suma importância para as mães orientarem seus companheiros.
Inajá

Autoria: Coordenadoras Regionais da VI GERES e GRE ARCOVERDE e profissionais dos Cantos e dos CEC dos municípios
Rio Formoso - Mãe Coruja promove confraternização de natal no distrito de Cucau

Matéria: Profissionais Mãe Coruja em Rio Formoso - Rivane de Vasconcelos Costa, José Ricardo Pereira, Maria Osiris Figueredo da Silva e Cirleide Maria de Santana
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Cabrobó - Círculo de Educação e Cultura realiza 2º bazar mamãe coruja

“É a intenção, e não a doação, que faz o doador!” Gotthold Lessing
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Cabrobó - Coordenadora e professoras dos CECs
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Palmeirina - Mãe Coruja realiza confraternização do ano de 2015


Na ocasião aconteceram sorteios de presentes para as mulheres e crianças e a fala de reflexão do Conselheiro Tutelar Cícero sobre a responsabilidades das mães com seus filhos e o amor que se deve ser construído no ambiente familiar. Finalizando com a degustação de um delicioso lanche.
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Palmeirina - Luciana Bizarria Bezerra, Elissandra Soares, Leilane Moura da Silva, Maria Sueli P de Santana
Santa Maria da Boa Vista - O Mãe Coruja realizou na comunidade Quilombola do Inhanhum a Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional.
Nas últimas décadas houve uma intensificação das pesquisas sobre a relação entre alimentos, nutrição e saúde. Além da redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, existem hoje evidências do papel da dieta na melhoria do desempenho mental e físico, no retardamento do processo de envelhecimento, no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros, sobretudo na gestação.

Em ocasião o facilitador explanou sobre os alimentos funcionais para melhorar o funcionamento do nosso organismo. Mencionou ainda sobre os alimentos ricos em nutrientes e suas composições. Para melhor desempenho da oficina houve a participação efetiva das mães e gestantes, onde tiraram suas dúvidas em relação à alimentação das gestantes, nutrizes e para as crianças. Tudo foi muito explicado de maneira natural, onde houve a compreensão da mesma, pois, a linguagem foi de fácil acesso para todas as participantes.
No decorrer da oficina, muitas dicas preciosas foram expressas para uma alimentação saudável. Foi lembrando que cada pessoa tem um organismo e só o seu médico ou um nutricionista poderá recomendar uma dieta específica. Mencionou-se também que a gravidez não é o momento de comer tudo o que quer e a hora que quiser. A frase “agora tenho que comer por dois porque estou grávida” foi bem discutida entre elas.
Em suma, 20 pessoas participantes encontraram melhor caminho para o aproveitamento de alimentos e a inserção de sucos nutritivos na alimentação da sua família. Durante a oficina houve elaboração de sucos nutritivos e a degustação dos mesmos, as participantes saíram cientes que o suco ajuda o corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos.
Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista - Silvana de Alencar
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Jupi – Confraternização e entrega de certificados do CEC
A última terça-feira foi de comemoração para o Círculo de Educação e Cultura (CEC) de Jupi. O encerramento das atividades 2015 se deu através de um almoço de confraternização, além da brincadeira de amigo secreto, sorteio de brindes e, para finalizar o evento, ocorreu a entrega dos certificados para as concluintes do módulo III “Família”, tema que simboliza o sentimento construído ao longo do ano entre as educandas e os profissionais do CEC.
O carinho do Canto Mãe Coruja para com as participantes do CEC foi demonstrado através da entrega de lembranças a cada uma das presentes no evento. A mensagem que reinou na conversa de todos os participantes é de que o ano se encerra, mas o desejo da continuidade do trabalho produtivo e valioso mantém-se como chama acesa para o ano de 2016.
Matéria: Equipe do Mãe Coruja em Jupi, Angélica Sabrina, Arlane Morais, Martha Edjane, Sílvia
Cabrobó - “Mães Corujas” participam de Auto de Natal

Para
a data natalina também são organizadas diversas atividades, entre elas:
apresentação musical, através da banda da escola, e a peça teatral com a
encenação do nascimento de Jesus Cristo. Também é distribuído lanche para as
crianças e o encerramento conta com a entrega dos brinquedos.
A
participação das mães corujas é uma forma de reforçar o trabalho de
fortalecimento da cultura. As mães corujas desejaram a todas as famílias um
natal de paz, afetividade, partilha e amor, acrescentando que o verdadeiro
sentido do natal, o nascimento de Jesus, possa estar presente em todos os
lares.
Mensagem
das mães corujas de Cabrobó: “Melhor do que todos os presentes por baixo da
árvore de Natal é a presença de uma família feliz.”
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Cabrobó
Maraial - Então é Natal

No último dia 10, foi realizado no município de Maraial o projeto natalino Natal sem fome, que contou com a parceria do Programa Mãe Coruja, através de seus Círculos de Educação e Cultura (CECs), e com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Educação, diretoria de escolas, além de membros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Durante este mês, foram desenvolvidas ações diárias para vivência do projeto e para a culminância do evento no Canto Mãe Coruja, resultando em uma tarde de muita alegria para gestantes, crianças e o público em geral.
O evento contou com a presença marcante de convidados especiais, pessoas que vêm trabalhando diretamente nas ações do Mãe Coruja, além de ter a participação do Coral da Educação Infantil da Escola Particular Comecinho de Viver com a música Então é Natal e a exposição de trabalhos realizados pelas mães do programa, o que demonstra a convivência e o fortalecimento entre todos os envolvidos. Por fim, houve o sorteio de 50 cestas básicas que foram doadas por parceiros do Mãe Coruja.
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Maraial - Quitéria Freitas, Rômulo Patrício, Eliane, Luciene Zeranilda, José Aparecido, Maria das Graças
Xexéu - Comemoração do Natal e ampliação do Canto Mãe Coruja
Ontem, foi realizada a festa de Natal no Canto Mãe Coruja, em Xexéu. Participaram da celebração 34 pessoas, sendo 14 mulheres, 20 crianças, 2 professores do Círculo de Educação e Cultura (CEC) e 1 técnico de nível superior. Em pauta, discutiu-se entre os participantes presentes a necessidade de ampliação do Canto Mãe Coruja para melhor acolher a todos de forma mais confortável nos próximos eventos.
Matéria: Equipe do Mãe Coruja em Xexéu - Claudia de Fatima e Antonio, Genilva e Elizangela
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Capoeiras - Grupo de Gestantes cadastradas no Mãe Coruja aborda a microcefalia
No encontro mensal do grupo de gestantes do Canto Mãe Coruja de Capoeiras foi realizada discussão sobre a ocorrência dos casos de microcefalia em Pernambuco. A ação foi feita no último dia 9 e contou com a parceria da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Zélia.
As gestantes, a maioria primigesta, aproveitaram o momento com a enfermeira Lygia Galvão para tirar dúvidas sobre os riscos e consequências da doença, assim como receber orientações para a prevenção e acompanhamento.
Por fim, fez-se necessário um alerta para as gestantes e suas famílias sobre a responsabilidade e o compromisso de todos no combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da dengue e da chikungunya.
Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Capoeiras - Vânia Gisele
Jupi - Mãe Coruja e município na luta contra o Aedes Aegypti

Entre os dias 8 e 10 deste mês, as enfermeiras dos seis Postos de Saúde da Família (PSFs) participaram da ação, juntamente com o apoio dos 36 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da coordenadora da Atenção Básica, Doraci Santos, em parceria com os Agentes de Endemias.
O Mãe Coruja Jupi participou ativamente da semana de trabalho, integrando as gestantes ao encontro e também esclarecendo-as sobre os cuidados a serem tomados para evitar o aumento dos casos de microcefalia. Além disso, o Mãe Coruja em Jupi, em parceria com a Atenção Básica, identifica e monitora os casos suspeitos de microcefalia no município.
No encerramento da semana de trabalho (11), as enfermeiras Iara Rodrigues, Danielle Lima, Verônica Cavalcante e Samara Soares realizaram palestras no Canto Mãe Coruja e orientaram gestantes, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e representantes da Secretaria de Educação. Foram esclarecidas as dúvidas sobre os casos de microcefalia e sua possível relação com o Aedes aegypti e o Zika.
Mãe Coruja e Município estão unidos em busca de um só objetivo: O cuidado com a saúde das gestantes e crianças.
Matéria: Profissional do Canto - Angélica Sabrina e Articuladora do Mãe Coruja no Município – Arlane Moraes
Brejão - CEC e Canto Mãe Coruja promovem o Encerramento do III Módulo – Família e Território
O Mãe Coruja em Brejão através do Canto e Círculo de Educação e Cultura (CEC) realizou na última quinta-feira o Encerramento do III Módulo – Família e Território.
O evento iniciou com referências e agradecimentos ao período de mais de um ano de parcerias, tendo sido destacada a importância do programa Mãe Coruja. No seguimento, houve a entrega dos certificados a cada mulher que concluiu o III Módulo.
O encerramento, que ocorreu no CEC, contou com a participação das mulheres cadastradas, as professoras do Círculo, a diretoria da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Ismênia Lemos Wanderley, além das técnicas do CMC, com o total de 40 participantes.
.
Matéria: Profissional do Mãe Coruja em Brejão - Isabel Melo e Karla Oliveira, Kedna Maria e Selma Araújo e Marileide Barra Nova
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Terezinha - Mãe Coruja visita Natal Luz de Garanhuns


O passeio incluiu momentos de registros fotográficos, atividades lúdicas e lanches. A finalidade foi promover uma tarde de encantamento, fortalecendo o mês natalino com paz e amor para as mães e filhos do program
NATAL LUZ
O evento é aberto ao público e este ano tem como tema “O Mundo Encantado de Papai Noel”, tendo iniciado em 20 de novembro e seguindo até o dia 31 deste mês. A programação conta com 135 apresentações culturais, dentre as quais haverá concertos de orquestras, pastoris, reisados e corais cantando músicas natalinas. O público infantil assiste a desfiles do Papai Noel pelas ruas da cidade - em carros alegóricos -, além de comparecer a um teatro de fantoches e contação de histórias sobre a origem natalina.
Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Terezinha – Elizabth Costa e Natálye Fernanda
Rio Formoso - Mãe Coruja promove palestra sobre o calendário vacinal infantil em parceria com o município
O Canto Mãe Coruja de Rio Formoso, através do Círculo de Educação e Cultura, promoveu a Palestra sobre o Calendário Vacinal Infantil no último dia 2. O evento aconteceu no próprio Canto e foi realizado em parceria com a Atenção Básica da Saúde. A palestra, que foi ministrada pela enfermeira do Posto de Saúde da Família do Olho D’água, Mônica Melina, teve como objetivo esclarecer a gestantes e mães sobre as vacinas que constam no Calendário do Ministério da Saúde, os prazos de vacinação e quais doenças são evitadas com cada uma dessas vacinas. Na ocasião, as mulheres também tiraram dúvidas sobre como melhor se prevenir da transmissão do Zika vírus.
Matéria: Equipe do Mãe Coruja em Rio Formoso
Manari - Mãe Coruja promove Oficina para Mulheres Empreendedoras
O programa Mãe Coruja Pernambucana realizou, a Oficina para Mulheres Empreendedoras em Manari, na VI Região de Saúde, nos dias 18, 19, 20, 26 e 27 de novembro. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, a partir da parceria junto ao Sebrae e a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), e tem a finalidade de fomentar iniciativas de empreendedorismo entre as alunas do Mãe Coruja que fizeram os cursos de qualificação ao longo dos anos.
As oficinas aconteceram no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pela manhã, e contaram com a participação de 14 mulheres. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ofertou refeição com alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, ao final das oficinas, grupos de mulheres foram atendidos para discutir a possibilidade de abertura de crédito pela Agefepe.
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Manari
Terra Nova - Mãe Coruja promove oficina do álbum do bebê

Na primeira página do livro, as
mães citam o período gestacional e a intensidade dos sentimentos em relação ao
desenvolvimento da criança e a importância da família nesse período. Algumas
mães colocaram na primeira página a primeira ultrassonografia na gravidez como
melhor imagem para a relacionar com a frase “Eu na barriga de minha mãe”. Outra
opção de frase para a primeira página foi “Minha primeira foto”. Algumas mães,
porém, chegaram a antecipar a construção da página “Chegou o grande dia”, pois
a escolha do nome dos bebês já havia sido feita. Outra página, “As mensagens
especiais”, foi criada sob a emoção das mulheres presentes no evento, que
choravam e sorriam ao longo da oficina.
“A árvore genealógica” foi
construída com facilidade, tendo havido uma reflexão sobre a idade na primeira
gestação e a gravidez na adolescência, que permite o conhecimento e a
convivência com gerações anteriores na medida em que há a contribuição dos
familiares, mas que pode dificultar a realização dos sonhos e pôr em risco a
vida de mulheres e crianças. “As primeiras visitas que recebi” retrataram a
chegada do bebê ao lar, com a família ansiosa por dar e receber carinho do novo
morador. Em “Minha cidadania” discutiu-se a respeito da identificação dos
filhos, dos benefícios em registrá-los, assim como os problemas encontrados
quando se ignora esse direito.
“Minha foto”, “Como eu nasci”,
“Como eu cresci” revelaram as emoções dos primeiros momentos. “Eu e minha
família” servem para esclarecer quem somos e que família formamos. “Meu peso”,
“Meu tamanho” ressaltam aqueles que pegaram no colo. Por outro lado, “Minha
foto de 1 ano” fala do crescimento, desenvolvimento. Quando o tema era
“Cuidados para o seu bebê ter uma vida melhor”, vinha a memória tudo o que foi necessário para que se
chegasse ao primeiro ano e o que é preciso para que o bebê continue crescendo
forte e saudável. “Momentos marcantes” remonta o seio materno e, já nas últimas
páginas, “Aleitamento materno” também traz a preocupação da mãe em nutrir a
criança com o alimento e afeto.
Toda a Equipe Coruja de Terra
Nova (técnicas, coordenadora e professoras dos CECs) se empenhou para que o
momento fosse mais que festivo. Por fim, passou-se a mensagem de que o amor
seja sempre maior que as deficiências e que na luta essas deficiências sejam
reconhecidas e vencidas ao longo do processo, permitindo a cada mulher
cadastrada representar mais um membro da equipe que trabalha pela vida com
qualidade.
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Terra Nova
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Exu - Círculos de Educação e Cultura debatem o natal em família



Neste mês de dezembro, o Círculo de Educação e Cultura em Exu vem realizando atividades com as mulheres do programa Mãe Coruja Pernambucana, discutindo o sentido do Natal para a família. Nestes grupos, além da reflexão sobre o tema, estão sendo confeccionados cartões natalinos, que são coloridos e enfeitados com a ajuda das crianças corujas.
No final dos encontros, uma árvore de Natal será construída coletivamente e a tradicional troca de amigo secreto virá acompanhada de desejos para um ano de 2016 repleto de paz. O Círculo de Educação e Cultura promove este tipo de atividade para aproximar mais as pessoas e resgatar o sentido mais pleno das festas de fim de ano.
Texto e fotografia: Lidiane Moreira (coordenadora pedagógica municipal do CEC em Exu
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Sertão do Moxotó - Municípios do Mãe Coruja participam das ações do Novembro Azul
Arcoverde

Profissionais do Mãe Coruja em Arcoverde
Custódia

Palestra foi ministrada pelo secretário de saúde e
enfermeira do PSF da área onde foi feita uma apresentação com o tema a "Saúde do Homem": prevenção e
cuidados, dando importância ao exame de próstata espaço para esclarecimento de
dúvidas, relatos de histórias e troca de experiências. O evento contou com
presença de 23 homens das comunidades.
Profissionais do Mãe Coruja em Custódia
Assinar:
Postagens (Atom)