Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos - Alexiana Inácia/Wlademir Bernardo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
É o governo do Estado cuidando dos direitos da mulher e da criança.
Neste dia 19 do mês de novembro 2015 estamos vivenciando o mês temático, Novembro Azul, na Escola Municipal Antônio Pedro Celestino, onde com as parcerias do Programa Saber Saúde, com as escolas municipais, NASF, ESF, com a finalidade de orientar e esclarecer diversos assuntos relacionados ao câncer de próstata e sua prevenção. Com a presença das gestantes cadastradas no Mãe Coruja, seus companheiros e população escolar, fez ver que a parceria esta no caminho certo, fazendo fluir a intersetorialidade entres os programas e a rede municipal.
O Câncer infantil tem de 70% a 80% de chances de cura se diagnosticado precocemente, por esse motivo orientamos as mães, pais e gestantes, os sinais e sintomas que são: dores de cabeça e vômito pela manhã; perda de peso; manchas roxas e vermelhas pelo corpo; sinais de pele; perda do equilíbrio e quedas da própria altura; olho com mancha branca em fotos com flash; dores nos ossos; “ínguas” que não desaparecem; febre persistentes; caroços no corpo; otite crônica; aumento da barriga; dermatite seborreia
Durante o mês de outubro, o Programa Mãe Coruja em Buíque também esteve participando das ações educativas do Outubro Rosa nas Unidades de Saúde da Serrinha, Vila do Posto, anexo do São Benedito e no CRAS da Vila Mutirão. Os encontros foram voltados para as gestantes ligadas a essas Unidades que receberam informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de útero, através da realização dos exames de mamografia e do exame de lâmina, além do auto-exame da mama. Na ocasião, foram exibidos dois vídeos de animação que serviram como instrumentos para sensibilizar as gestantes sobre a importância do cuidado e após a exibição foram formados rodas de conversa para esclarecer dúvidas sobre o assunto, coordenados pelos Enfermeiros e as equipes de saúde das respectivas Unidades.
No dia 21 de outubro de 2015 foi realizada ações do Outubro Rosa pelo município de Venturosa em parceria como Mãe Coruja. No PSF Vila Bacurau a enfermeira Elizabete Barros realizou uma palestra sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama. Na palestra, ela ressaltou a importância do autoexame explicou como realizá-lo, e também falou sobre o câncer de mama nos homens e que também é importante ter esse cuidado, onde enfatizou que diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para cura. Na vila do Tará com a Enfermeira Maria Daice o tema também foi abordado e tivemos uma participação muito especial das educandas do CEC.
Os Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja em Tupanatinga realizou no dia 03 de novembro de 2015, uma palestra relacionada à prevenção do Câncer de Mama. A palestra foi realizada pelo enfermeiro Rui Santa Cruz Oliveira Filho, que, com um linguajar simples transmitiu informações de suma importância para as mães. O enfermeiro levou próteses de mamas para que de forma prática as mães pudessem compreender quando e como deveria ser realizado o auto-exame, ele mostrou por meio de slide os estágios em que podemos encontrar os nódulos em nosso organismo, mais exatamente nas mamas, Rui explicou que quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura.
Foi realizada nos dias 03, 04, 06 e 17 de novembro, no Canto Mãe Coruja em Quipapá, através da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, oficinas sobre Empreendedorismo ministrada pelo SEBRAE com os seguintes conteúudos: Sei Empreender, Sei administrar, Sei Vender e MEI (Plantão de Empreendor) com a participação de representantes da Agencia de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE), apresentando propostas de linha de crédito para as mulheres participantes. 

E foi em clima de festa, descontração e alegria que a semana da criança foi vivenciada em Araçoiaba. Com uma programação voltada para a importância e vivência do lúdico, do brincar e da interação da família neste processo. As crianças e mulheres tiveram através das atividades propostas a oportunidade de mais uma vez interagir umas com as outras e favorecer a criação e fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe e filho. No decorrer da programação foram realizadas atividades diversas, dentre elas: Atividades lúdicas nos Círculos de Educação e Cultura, Contação de histórias, exibição de vídeos, atividades de pintura no papel, confecção de jogos entre as mães e as crianças, execução de músicas e festividade em comemoração ao dia da criança, com brincadeiras coletivas das mães com as crianças, distribuição de brindes, sacolinhas surpresas, lanche e muita diversão. Organizada com muito carinho e amor, a semana da criança de maneira geral foi vivenciada de maneira muito prazerosa e com resultados positivos.
Na tarde do dia 11 de novembro realizou-se palestra sobre o Novembro Azul na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Regina Pacistendo, o público alvo mulheres do Círculo de Educação e Cultura, estudantes do ensino médio e funcionários. Estavam presentes as profissionais do CEC, das técnicas do Canto Mãe Coruja e dos professores da EREM Regina Pacis.
A palestra foi ministrada pelo Prof. Ronildo Miranda, especialista em Saúde pública, que abordou a importância da prevenção contra o câncer de próstata trazendo dados estatísticos sobre casos de homens que tiveram câncer nos últimos anos, mostrando a função da próstata, a importância do exame como PSA - Exame de sangue para avaliar a próstata, Toque retal - palpação da próstata, Ultrassonografia para próstata. Segundo o Prof. Ronildo estes exames devem ser realizados todos os anos a partir dos 50 anos de idade, mas quando há histórico familiar de câncer de próstata, deve ser feito a partir dos 45 anos, mostrou também quais consequências pode trazer caso seja diagnosticado o câncer.
Depois da palestra o Prof. Ronildo deixou em aberto para público fazer perguntas relacionadas ao tema, em que tivemos vários questionamentos pertinentes onde foi bastante enriquecedor havendo interação dos jovens estudantes e mulheres, descobrindo a importância da prevenção contra o câncer de próstata e outras doenças através dos cuidados com higiene, alimentação e principalmente a quebra de barreiras do preconceito em fazer os exames, pois em muitos casos o diagnóstico é feito quando a doença já está em estágio avançado.
A aprendizagem é resultado da atividade do sujeito que aprende no plano do meio físico e no plano das ideias, ou seja, da reflexão sobre a ação e seus resultados, e depende do desenvolvimento das suas estruturas cognitivas e dos seus conhecimentos prévios.
O Canto Mãe Coruja Saloá-PE e PSF Santa Tereza, realizaram uma palestra sobre Aleitamento Materno, no dia 09/11/2015, com uma participação de 12 gestantes.| Equipe Mãe Coruja, UBS, NASF |