Na Unidade Mista de Macaparana há uma equipe realmente interessada em acompanhar e melhorar a qualidade de vida das puérperas e de seus bebês. Para isso, além de um acompanhamento efetivo durante o pré-natal nos PSFs do município, conta-se com o Programa Mãe Coruja Pernambucana, que é desenvolvido através de uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Macaparana.
A profissional do Canto Mãe Coruja de Macaparana, Mariza Coutinho, realiza o cadastramento das gestantes, acompanha o desenvolvimento da gestação e também do bebê, até que ele complete 5 anos.
Todas as terças e quintas, a fonoaudióloga da Unidade Mista, Dra. Sandra Cavalcanti, encarrega-se de orientar e tirar todas as dúvidas das gestantes sobre o aleitamento materno e sua importância. De Acordo com Mariza Coutinho esse trabalho de desmistificação do aleitamento materno é muito importante, pois até em conversas informais as mulheres tiram dúvidas que acabariam por atrapalhar ou mesmo modificar a nutrição e desenvolvimento dos bebês.
Sempre que detectada alguma dificuldade na amamentação, a mulher fica sob o olhar mais atento dos agentes comunitários de saúde e retorna ao serviço de fonoaudiologia sempre que necessário. Tudo para que a amamentação não seja prejudicada.
Durante esta semana, de 1 a 7 de agosto, ocorrerá a Semana do Aleitamento Materno, que traz o slogan: "Bebê sarado mama no peito", que foi proposto pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia.
No município de Macaparana as ações serão desenvolvidas na Unidade Mista, nos dias 2 e 4 de agosto, e também no Canto Mãe Coruja do município, no dia 3 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor deixe seus comentários e sugestões...