Luiz Matias, ACS de Sertânia, em um dos nossos encontros de sensibilização para implantação do Programa no Sertão do Moxotó, lá em 2008, expressou: "O Mãe Coruja é essa coisa tão linda!"
Mãe Coruja! As pessoas estavam iluminadas desde o momento de sua concepção . A necessidade de seu surgimento adveio do quão sublime dos que sentem a vida pulsar em seus ventres e de uma percepção nítida e urgente da falta de políticas públicas necessárias para a garantia do viver de milhares de vidas em nosso estado.
Os cafés da manhã no Palácio a convite do governador e primeira dama, foram momentos onde se percebia claramente uma vontade política; Prefeitos e suas primeiras-damas de municípios onde o Programa iria ser implantado, neste momento, eram sensibilizados e envolvidos neste grande movimento em favor da vida; Os lançamentos no Sertão do Araripe e Sertão do Moxotó, refletiram, pela grande mobilização da população, a vontade de participação de todos neste movimento solidário e amoroso. Os momentos de encontros em todos os municípios, a preocupação com o processo de seleção dos profissionais que passaram e hoje estão nos Cantos Mãe Coruja. O planejar, as suas capacitações, cadastrar as gestantes, segurar a mão com cuidado, conduzindo-as para o que é de seu direito: saúde, educação, trabalho, dignidade, assim como, seus rebentos.
O Programa Mãe Coruja Pernambucana, hoje, 2014, sete anos de sua existência, tem em primeiro lugar o reconhecimento da mulher nele cadastrada. Onde ela percebe que os seus direitos estão no dia a dia do Programa no esforço de garanti-los, como: o direito ao planejar sua família, ter sua gestação, parto, pós parto tranquilos e saudáveis, assim como saudáveis o crescimento e desenvolvimento de seus filhos até os cinco anos, dentre tantos outros direitos; em segundo lugar, ter construída uma equipe altamente capacitada e comprometida com o outro, de ter construído uma rede solidária e amorosa no próprio governo, quando junta nove secretarias e os municípios em uma mesma direção de comprometimento. Aí sim, sermos premiados pela ONU, um reconhecimento mundial, confirma a beleza do nosso caminhar em direção a construção de uma sociedade solidária e justa e amorosa.
Estaremos este mês homenageando todos que ajudaram a construir o Programa Mãe Coruja Pernambucana em nossas publicações.
|
Encontro de sensibilização para implantação do Programa no Sertão do Moxoto (Arcoverde) |
O Programa Mãe Coruja Pernambucana foi um dos
vencedores do Prêmio das Nações Unidades para o Serviço Público (UNPSA) 2014, um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais por excelência no serviço público, que reúne ações de organizações públicas e agências de todo o mundo, em níveis nacional, estadual e municipal. Com mais de 117 mil mulheres e 54 mil crianças cadastradas e beneficiadas, o Programa foi o vencedor da categoria Promoção das questões de gênero na prestação dos serviços públicos da América Latina e Caribe.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de junho, em Seul, na Coreia do Sul, durante o Fórum das Nações Unidades para o Serviço Público e a celebração do Dia Internacional do Serviço Público.
TENHO UM ORGULHO IMENSO EM SER MÃE CORUJA E FAZER PARTE DESTA EQUIPE MARAVILHOSA!!PARABÉNSSSSSS A TODOS.
ResponderExcluir