sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Notícias de municípios da V regional do Programa Mãe Coruja Pernambucana no Agreste Sentetrional


                                    Jupi

  
   Círculo de Educação e Cultura e Canto Mãe Coruja Jupi 
realizam aulão com o tema “Ser pai é..."



    
   
Em 15 de setembro de 2014 foi realizado pelos profissionais do Mãe Coruja em Jupi, um aulão para encerramento do módulo “Criança” e início do módulo “Família”. Para falar sobre o tema “Ser pai coruja é...”, foi convidado o coordenador municipal do Programa Bolsa Família, aspirante de diácono pela Igreja Católica e pai de duas meninas, Reinaldo Gomes.

Durante a palestra, além de abordar tópicos como a importância do pai para a educação dos filhos, a necessidade da demonstração de afeto, a responsabilidade paterna em estabelecer regras de conduta e transmitir valores aos seus filhos, Reinaldo emocionou pais e mães presentes na palestra ao cantar as músicas Utopia e Oração da Família.
Após muitas lágrimas, alguns pais presentes pediram a palavra ao microfone para fazer declarações de amor às suas esposas e filhos. Para encerrar o evento as mulheres do CEC receberam o certificado de conclusão do módulo Criança e entregaram aos seus respectivos esposos um singelo certificado de “Pai Coruja 2014”.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Jupi: Angélica Sabrina dos Santos Azevedo e Edjane Maria da Silva
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


O Mãe Coruja em Jupi,  promove ações de incentivo ao aleitamento materno







O mês de agosto foi abrilhantado no Canto Jupi pela realização de ações intersetoriais direcionadas ao incentivo ao aleitamento materno.       A primeira delas foi realizada no dia 05 de agosto em parceria com o Centro de Referência de Ação Social (CRAS) e a Atenção Básica do município. Na ocasião a Psicóloga Natália Cosme abordou a importância do aleitamento e do contato com a mãe para o desenvolvimento da criança. A enfermeira Luana Carvalho expôs os benefícios do aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, como preparar-se para amamentar, posições mais confortáveis para mãe e criança durante a mamada e higienização. E, Por fim, o agente comunitário de saúde (ACS) Cícero Faustino falou sobre a importância do apoio paterno para o aleitamento.

        No dia 25 de agosto, para fechar o mês com chave de ouro, profissionais  do Canto Jupi Angélica e Edjane, realizaram palestra na Associação dos Sítios Miné, para tratar da importância do pai durante a amamentação, mostrando que a figura paterna é indispensável para o desenvolvimento físico e psicológico da criança


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Jupi
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


                                          
                                                             Saloá

     Mãe Coruja participa da Iª "Feira do Coração" do município de Saloá-PE




       O Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF/Saloá-PE), através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Canto Mãe Coruja Saloá-PE, realizaram a Iª FEIRA DO CORAÇÃO 2014, com intuito de orientar a comunidade em geral sobre os riscos ligados a problemas cardíacos, uma vez que de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares (DCV) - o que inclui doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) – afetam pessoas de todas as idades e grupos populacionais, incluindo mulheres e crianças. As DCV's atualmente causam 17,3 milhões de mortes a cada ano, onde 80% destas ocorrem em pessoas de baixa e média renda, tornando-se a causa número um de mortes no mundo. E as principais causas são tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade física ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, diabetes e alimentação inadequada. Em gestantes os riscos ligados às doenças cardíacos tendem a ocorrer na hora do parto, podendo levar a mulher e até a criança a morte.       
     Esta atividade ocorreu no dia 30/09/2014, com a presença de gestantes, idosos e profissionais de saúde do município  na academia da cidade.
Participaram desta atividade aproximadamente 65 pessoas entre gestantes cadastradas no programa mãe coruja Saloá-PE, idosos e profissionais de saúde.
      Os parceiros envolvidos neste evento foram: secretaria de saúde, NASF e Canto Mãe Coruja.
Portanto, realizar esta feira dedicada o dia nacional do coração foi sem dúvida de extrema importância, uma vez que neste dia especial realizamos palestras sobre os riscos ligados as doenças cardiovasculares provenientes de uma alimentação inadequada, ausência de atividades físicas, automedicação, enfim, cuide-se: o coração agradece! Pois amor pela vida é cuidar do seu coração.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Saloá Alex Diniz Silva e Flávia Veloso
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambuco





                                                 Palmeirina


Programa Mãe Coruja em parceria com o município realiza atividade com o tema "Gravidez na adolescência


O Canto Mãe Coruja no Município de Palmeirina realizou nos dias 16 e 30 de setembro de 2014 a palestra referente ao tema: Gravidez na Adolescência. Esta atividade aconteceu na zona rural, no PSF Bananeiras e na zona urbana na Escola Mons. Júlio de Siqueira do município. Teve como público, mulheres cadastradas no Canto Mãe Coruja e adolescentes. A palestra teve como objetivo identificar o contexto da gravidez na adolescência na atualidade, a partir de aspectos quantitativos e qualitativos, visando orientar sobre a importância da prevenção.
É importante ressaltar a parceria das Secretarias de Educação e Secretaria de Saúde, Círculo de Educação e Cultura como também das Enfermeiras Maíra e Rafaela e do Conselho Tutelar que ministraram as palestras.
                                                                                 

Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Palmeirina
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...