Caros leitores e colaboradores
O Programa Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo cuidar da mulher quando cadastrada em sua gravidez, do pré-natal, parto e pós parto; da criança após seu nascimento, acompanhando seu desenvolvimento e crescimento até os 5 anos, assim como a família recebendo atenção. Uma estratégia na direção da evitabilidade de morte de mulheres e crianças.
E como acontece este procedimento: As mulheres quando em gestação, são cadastradas pelo profissional do Canto, seja no próprio espaço do canto ou em outros locais como PSF, CRAS, sítios... caso apresentem alguma fragilidade nas áreas da saúde, educação e assistência social, estes profissionais deflagram um processo de articulação dentro do município, no estado e na sociedade civil para inserir mulheres, crianças e a família nas inúmeras ações de programas oferecidos.
Tem hoje nestes municípios oferecido por 9 secretarias de estado, cursos de qualificação, Círculos de Educação e Cultura, Oficinas de Segurança Alimentar e Nutricional, ações para aquisição de documentos da mulher, do bebê logo quando nasce e de familiares, enxoval quando a gestante completa sua 7 consulta, além de serem encaminhadas, caso estejam em um estado de vulnerabilidade financeira, nos diversos programas de assistência como o bolsa Família entre outros.
O Programa Mãe Coruja Pernambucana tem hoje em cada município um corpo de profissionais atuando nos Cantos Mãe Coruja e nos Círculos de Educação e Cultura. São profissionais de Nível superior como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, pedagogos, artistas plásticos, entre outras especialidades, estes, atuando no Canto, e os professores, atuam nos Círculos de Educação e Cultura. Trabalham de forma coordenada no objetivo único de cuidar das mulheres e crianças pernambucana.
Temos aqui um dos momentos em que visualizamos Profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura em Xexéu, realizando seu planejamento mensal.
Temos aqui um dos momentos em que visualizamos Profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura em Xexéu, realizando seu planejamento mensal.
No dia 07 de novembro de 2014, os profissionais do Mãe Coruja em Xexéu, em sua rotina de planejamento, realizaram mais uma reunião mensal traçando estratégias para melhor atender seu público em direção do cumprimento de suas metas. Assuntos tratados como a apresentação dos professores do Círculo de Educação e Cultura nas reuniões de Monitoramento e o planejamento para realização de um seminário.
São momentos bem atarefados, no entanto, prazerosos, pois planejamento faz parte de um caminho certo, onde quando em se plantando hoje, a colheita amanhã é certa.
Autores: Profissionais do Mãe Coruja em Xexeu - Antônio Carlos e Cláudia Santos (Técnicos do Canto), Genilva e Elizângela (Profs dos C EC) e Ana (Atendente)
Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor deixe seus comentários e sugestões...