terça-feira, 18 de agosto de 2009

Profissionais dos cantos Mãe Coruja do sertão do São Francisco mobilizam os seus municípios em defesa dos direitos da gestante e da criança

Nos dias 05, 06 e 07/08/2009, nós da equipe central do Programa, visitamos e nos reunimos com os profissionais dos cantos Mãe Coruja do sertão do São Francisco. Foram dias cheios de esperança com relação ao sucesso do Programa também nesta região.

Iniciamos nossa visita pela cidade de Afrânio, em específico pela secretaria de Saúde do município onde fomos recebidos pelo secretário de saúde e pela representante do município, na atenção básica. Foi uma visita para comunicar a ausência de nossos profissionais no canto; na realidade a nossa profissional Cybele, havia assumido e com a chegada de Cristal tirou licença maternidade e a outra vaga do canto ainda não foi preenchida.

Após este momento, fomos em direção ao município de Dormente onde encontramos nossas profissionais reunidas em um encontro mensal dos trabalhadores na agricultura no sentido de sensibilizar esta associação para engrossar o movimento em defesa da vida da mulher e da criança no município. Conhecemos o canto Mãe Coruja, na sede do IPA, a maternidade do local, por sinal, muito organizada e de uma receptividade inigualável por quem nos atendeu, tem um detalhe que nos encheu de orgulho: encontramos algumas gestantes e perguntávamos se já tinha sido cadastrada no Mãe Coruja, onde a confirmação era o alimento de nossa certeza de sucesso.

Depois, como ninguém é de ferro, fomos ao Chico da Rosa, acompanhados de nossas profissionais Fabíola e Marileia, para almoçarmos. O local, um restaurante de uma paisagem maravilhosa, de uma culinária típica e condizente aos mandacarus, umbuzeiros, facheiros, faveleiros, cercas de marmeleiros encontrados ali, trouxe saudades gostosas desta caatinga, para alguém da equipe que viveu em local semelhante.

Logo após o almoço, seguimos viagem para o município de Lagoa Grande onde teríamos “uma inauguração simples do canto Mãe Coruja”, como disse Aleide ou Girlândia profissionais do canto. Ao chegarmos, uma grande quantidade de gestantes já estava no local aguardando os acontecimentos. Um monte de gente arrumando o local onde no dia a dia receberá as gestantes, tudo com muito esmero, como se estivessem cuidando de suas casas. Até local de relax com tapete, almofadas, som, estavam sendo preparados, assim como os comes e bebes.

Às 16h teve início a inauguração do canto Mãe Coruja de Lagoa Grande com a presença da primeira dama Rosemary de Oliveira, representante regional do IPA, vereadores, secretário de saúde do município Vanelson Santana, muitas gestantes e outros convidados. A prefeita agradeceu ao IPA a acolhida do programa em sua sede e tomou o programa como sendo um grande exemplo de integração entre setores em defesa de uma causa. Assim também foi a fala do representante do IPA.

O momento foi avaliado como sendo importante no sentido de dar visibilidade ao canto e referendar os profissionais perante os munícipes.

No dia seguinte reunião com todos os profissionais dos cantos do sertão do São Francisco, reunião esta, que acontece quizenalmente.