terça-feira, 29 de janeiro de 2008


Após as comemorações do final de ano e um período de férias do blog, retornamos com muita energia e boas expectativas para Pernambuco em 2008.

Últimas notícias de 2007:
Foi realizado com grande adesão e avaliação positiva por parte dos profissionais da Atenção Primária - médicos(as) e enfermeiras(os), o 1º módulo de Atualização e Treinamento na Assistência Humanizada ao Pré-natal, Parto, Puerpério e Abortamento para todos os profissionais do PSF da IX Regional de Saúde (IX GERES - Ouricuri), graças à parceria firmada entre Secretaria Estadual de Saúde e SOGOPE (Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco).
O programa Mãe Coruja deu outro grande passo no fortalecimento da Atenção Materna e Infantil através de convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde e 35 municípios de todas as regiões do estado, possibilitando a compra de equipamentos para 37 maternidades ligadas às prefeituras. A lista de equipamentos a serem adquiridos pelos municípios foi elaborada baseada em orientações do Ministério da Saúde para Parto Humanizado e Parto de Médio e Alto Risco. Nela consta desde escada de Ling e bola de Bobat até incubadora de transporte, incluindo ambus, laringoscópios e poltronas para acompanhantes. Somando os convênios, o Governo do Estado está investindo R$ 4,5 milhões. A intenção é estabelecer parcerias com os municípios, com o objetivo de combater a mortalidade materna e infantil em Pernambuco.

Primeiras notícias de 2008:
Acontecerá de 19 a 21 deste mês o 2º Encontro com o Trem da Vida na região do Araripe, onde reuniremos representantes do Estado, dos municípios, ACS, parteiras tradicionais, profissionais da educação, assistência social, agricultura e da sociedade civil para dar continuidade ao desenvolvimento do Mãe Coruja Pernambucana.
Na semana de 25 a 28 de fevereiro ocorrerá o 2º módulo de Atualização e Treinamento na Assistência Humanizada ao Pré-natal, parto, Puerpério e Abortamento para todos os profissionais do PSF da IX GERES.
No cronograma de atividades previstas para o Mãe Coruja, no mês de março, ocorrerá o 1º Curso AIDPI na região de Ouricuri, para 20 profissionais da Atenção Primária dos municípios da IX GERES. Paralelamente ao curso, ocorrerá um encontro de sensibilização com os profissionais do Hospital e Maternidade Regional quanto ao atendimento das crianças encaminhadas pela estratégia AIDPI.
O processo de contratação dos profissionais que trabalharão nos Cantos Mãe Coruja está em fase final de definição e a previsão é que o cadastramento das gestantes se inicie em fevereiro.

Expansão do Programa:
Lançado na região de Ouricuri (Sertão do Araripe) em outubro do ano passado e programado para estender-se a todas as regionais até o ano de 2010.
A partir de fevereiro inicia-se o processo de implantação do Mãe Coruja na VI Regional de Saúde (VI GERES - Arcoverde), com previsão de lançamento do Programa na regional em março.
A meta é expandir ainda este ano o programa para a VIII, III e II regionais de saúde ( Petrolina, Palmares e Limoeiro) com o grande desafio de conseguir desenvolver as ações durante um ano de disputa eleitoral nos municípios. Para tanto precisaremos, mais uma vez, do apoio de todos por um Pernambuco melhor.
Ao final de quatro anos, o Mãe Coruja pretende beneficiar mais de 150 mil mulheres que, a cada ano, dão à luz em Pernambuco e dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde.

15 comentários:

  1. Gostaria de alertar a Secretaria Estadual de saude quanto ao que esta acontecendo em Limoeiro, Alianca e Nazare da Mata. Estao dando alta as puerperas de parto normal com 8 a 9 horas de pos-parto. Sabemos de todas as complica;oes que podem ocorrer neste periodo. seria interessante uma auditiria em locu para verificacao. Sou sanitarista, trabaho em PSF e ficou horrorizada com tal conduta. PE ja ja possui um alto coef. de MM, o que podera contribuir ainda mais para essa triste estatistica.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a contribuição fornecida no comentário acima, reiteramos o desafio desse Programa de reestruturar a atenção à saúde prestada em Pernambuco e informamos que faremos esclarecimentos sobre os fatos relatados e as devidas providências serão tomadas o mais breve possível.
    Atenciosamente,
    Alessandra Fam - SES/PE.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de colocar minha indigna�o com rela�o ao edital para sele�o simplificada de Assistentes sociais e psicol�gas para o projeto m�e coruja.
    Sou rec�m formada em Servi�o social, tive experi�ncia de est�gio na area de sa�de, mas a sele�o tem carater excludente para profissionais que assim como sairam a pouco tempo da academia e ainda n�o tiveram oportunidade no mercado de trabalho.
    Gostaria muito que isso fosse revisto no edital, mas de toda forma deixo registrada a minha indigna�o.

    Atenciosamente
    Alaide Cavalcanti
    alaideufpe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Segundo a coordenação do Programa, o estágio curricular é válido para participar da seleção.
    Atenciosamente,
    Samarone Lima
    Equipe do Mãe Coruja

    ResponderExcluir
  5. Cara Alessandra o estágio curricular foi dito como inválido, para a participação da seleção, inclusive ao tentar fazer a incrição que também exigia nº de PIS,não só eu mas, amigas da minha turma foram barradas ao tentar fazer a inscrição em Palmares.Em contrapartida a esse fato percebemos que Assistente sociais e psicologas de estados vizinhos estão participando da seleção.
    Alaide Cavalcanti

    ResponderExcluir
  6. Quero deixar aq a minha indgnaçao a respeito da seleçao para Assistes Social e Psicologo!os profissionais da IX geres nao sabiam informar corretamente sobre a documentaçao necessaria para inscriçao.ao mesmo tempo quero perguntar a respeito dos resultados desta seleçao aonde podemos encontrar a lista dos aprovados para entrevista saber tambem quando a mesma sera realizada!certos q receberemos sua resposta desde ja agradecemos!

    ResponderExcluir
  7. Queria saber como eu faço para trazer este projeto Mãe Coruja para meu município Água Preta - PE

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber quando virão capacitar os proficionais da 8º GERES- PETROLINA em relação ao AIDPI, esperamos em breve o referido curso dada sua importância para a rede de saúde e profissionais e usuários de saúde do município.

    Priscylla Falcão- Enfermeira- SMS- PETROLINA.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Priscylla,
    Os cursos de AIDPI estão sendo realizados de acordo com a implantação do Programa Mãe Coruja, já aconteceram 6 cursos na IX GERES, na última semana de agosto haverá 1 curso na II GERES e a partir de setembro chegaremos à VI GERES. Ainda este ano pretendemos realizar alguns cursos com municípios de diversas GERES para atender algumas demandas urgentes. Portanto quero tranquilizá-la afirmando que treinaremos todos os profissionais da VIII GERES até o 1º trimestre de 2009.
    Atenciosamente,
    Alessandra Fam (Gerente de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da SES/PE e Equipe do Mãe Coruja Pernambucana).

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber se irá acontecer nova seleção para a geres III Palmares. se sim quando iniciará, e como eu posso terconhecimento dos dias, local e hora para que eu possa mim esscrever???
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se já existe alguma ação do mãe coruja em Salgueiro, pois faço do programa de pró-equidade da Caixa e queríamos fazer um evento no dia 03 de maio, quando toda a comissão vem a Salgueiro, junto com o mãe coruja para beneficiar as mulheres desta região.
    Atenciosamente,
    Roberta Gama.

    ResponderExcluir
  12. Atualmente o Programa Mãe Coruja Pernambucana está implantado em 95 municípios do Estado, mas dentre eles não está o município de Salgueiro.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se o Projeto Mãe Coruja já foi implantado no munic´pio de Cachoeirinha-PE? Se ainda não, eu gostaria de saber o que é necessário?

    ResponderExcluir
  14. Atualmente o Programa Mãe Coruja Pernambucana está implantado em 13 municípios da IV Regional de Saúde (Agrestina, Belo Jardim, Bonito, Camocim de São Félix, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Sairé, Sanharó, São Caetano, Tacaimbó e Vertentes). Esses municípios são considearados os prioritários nessa região, pois apresentam altos índices de mortalidade infantil.
    No momento não há previsão para implantação do Programa em novos municípios.

    ResponderExcluir
  15. olá meu nome é simone lima e sou aluna do 8º periodo de psicologia da upe. atualmente estou em um projeto de extensão pela faculdade oferecendo um serviço de atenção psicologica as mães do programa nos circulos de educação e cultura no municpio de garanhuns. está sendo uma expweriencia muito positiva tanto pra mim quanto pras mães do circulo. Acho que seria uma ideia a se espaçhar por todos os circulos de todos os municipios. A pricipio nosso projeto é pioneiro. Estamos torcendo pra que essa ideia der certo. parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...