segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Mãe Coruja avança no Sertão do Araripe

Grupo de gestantes de Santa Cruz

Mãe recebe seu enxoval

Gestante em Araripina

Mais de 600 gestantes já foram cadastradas, 140 enxovais distribuídos, cursos de capacitação alimentar, qualificação profissional e manipulação de alimentos, são algumas das muitas atividades que estão fazendo o Programa Mãe Coruja Pernambucana avançar nos municípios da IX Geres (Sertão do Araripe)

Segundo Natércia Gomes, coordenadora do Comitê Regional, a entrega dos enxovais nos municípios aconteceu entre os dias 15 e 24, de forma tranqüila. A prioridade foi dada para as mulheres que tiveram filhos recentemente, e as que estão perto de parir. O critério principal é o mesmo para todas: as gestantes têm que realizar as seis consultas de Pré-Natal. “Na maioria dos municípios, as gestantes já têm o entendimento do Programa e da importância dele para a melhoria de suas vidas”, diz (veja fotos)

Em Granito, há uma percepção por parte dos profissionais do Canto da Mãe Coruja, que as gestantes estão mais sensibilizadas para os exames pré-natal. “Houve uma procura maior pelo teste do pezinho, que anteriormente não acontecia no prazo determinado”, frisou Natércia. No município, a parceria entre o Mãe Coruja e a Secretaria Municipal de Saúde continua muito boa, apesar da mudança do gestor. A representante do Canto da Mãe Coruja no município, Cinthia Aguiar, destacou, também, “a competência e dedicação da equipe que vem desenvolvendo um bom trabalho de acompanhamento das gestantes”.

Outro município que tem revelado mudanças é Moreilândia, onde tem crescido o número de gestantes com mais de seis consultas pré-natal. Além disso, o curso de artesanato será inciado dia dois de outubro. Em todos os municípios da região, os cursos de “Qualificação Profissional e Manipulação de Alimentos”, promovidos pela Agência do Trabalho (Secretaria de Juventude e Emprego), têm mobilizado dezenas de mulheres.

Entre os dias 22 e 26, foram realizadas, nos municípios da região, oficinas de Segurança Alimentar, com a participação de Mariana Suassuna (secretaria de Desenvolvimento Social-Superintendência de Segurança Alimentar) e Ana Paula Silva (IPA).

Parnamirim - A coordenação ressaltou a importância do acompanhamento às gestantes e do pós-parto. O Canto da Mãe Coruja tem sido mais procurado, gerando um maior crédito ao Programa. “Houve bons comentários sobre o kit, as gestantes ficaram bastante satisfeitas”. O módulo de Cidadania, que abriu o curso de Artesanato, ainda não terminou. O próximo módulo será a parte prática, de artesanato. Vinte e cinco mulheres têm participado deste curso.

Natércia informou que o Canto da Mãe Coruja em Santa Cruz se tornou mais visitado, após a entrega dos enxovais. Houve também um aumento do número de cadastros. “Foi realizada uma articulação com o secretário de Saúde para sanar algumas deficiências em relação ao SISPRENATAL”, frisou.

Em um dos muitos encontros com as gestantes, Natércia escutou uma frase que reflete o espírito do Programa: “O mais importante é o meu acompanhamento e não o enxoval”.

9 comentários:

  1. COMUNIDADE NOORKUT DO PROGRAMA MÃE CORUJA, QUEM TIVER ENTRE, PARA ASSIM PODERMOS NOS CONHECERMOS E TROCAR INFORMAÇÕES.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=70219281

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO EXCELENTE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA NO SERTÃO DO ARARIPE!!
    ESTAMOS ANSIOSAS PRA COMEÇAR NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO!!

    ResponderExcluir
  3. Peço encarecidamente aos Responsáveis p/ este Projeto que nos dê uma satisfação para que possamos nos acalmar e mesmo ter noção de algo... mas que vcs fossem sinceros conosco ñ agisse de má fé, até mesmo p/ nos orientar se realmente vai acontecer ou não este projeto nas outras GERES, p/ que de uma vez p/ toda tivessemos a certeza de algo concreto.;..

    ResponderExcluir
  4. GENTE PORFAVOR!!! VAMOS LER OS RECADOS!!!! SÓ IRÃO NOS CHAMAR ANO QUE VEM!!!!! TEMOS QUE LER OS COMENTARIOS E AS REPORTAGENS, PRA NAO FICARMOS PERGUNTANDO SEMPRE A MESMA COISA! A 8 GERES SÓ ANO QUE VEM, E ELA É APROXIMA A SER CHAMADA , ENTÃO AS OUTRAS SÓ DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DESTA. VAMOS NOS LIGAR!!!!

    ResponderExcluir
  5. eles colocarm essa reportagem só para dar uma cala boca na gente!!!!! assim não dá, assim não pode!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O Blog do Mãe Coruja é um informativo semanal sobre as ações do Programa Mãe Coruja, seus avanços, articulações, o que está melhorando na vida das mães e seus filhos.

    Questões outras, que envolvem contratações, concursos, implantação do Programa nas demais Geres, devem ser tratadas de forma profissional, diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde.

    Atenciosamente,
    Samarone Lima
    Jornalista responsável pela atualização do Blog

    ResponderExcluir
  7. Muito bem! Samarone.

    As pessoas que estao deixando esses recados devem estar confundindo a finalidade do mesmo.
    So fico preocupado se essas pessoas forem os técnicos que iram assumir os cantos do Mae Coruja.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostaria de saber onde posso obter informações sobre o programa mãe coruja, no que tange a questão de propósitos e objetivos do programa.
    Fineza enviar resposta para o e-mail: belledayane@gmail.com.

    Grata,
    Izabelle Carvalho.

    ResponderExcluir
  9. A EQUIPE DO SERTÃO DO ARARIPE É MARAVILHOSA! TRABALHAM COM SINTONIA, UNIÃO, EMPATIA, SENSIBILIDADE, COMPROMISSO E DEDICAÇÃO!!!

    A PALAVRA CHAVE É: AMOR AO QUE FAZEM!!!

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...