quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O presente

Por Natércia Gomes de Sousa

Doces lembranças do ano Mãe Coruja que passou: o tão sonhando Canto Mãe Coruja nos municípios, a contratação dos profissionais que deram forma ao Programa, a parceria com as cidades, as ações de cada Secretaria Estadual e Municipal que fortaleceram a nossa corrente, como a Campanha Nenhuma Pernambucana Sem Documento, proporcionando a cidadania das nossas mulheres sertanejas; os cursos de qualificação profissional que, além de conhecimentos e qualificação, trouxe a independência de muitas gestantes.

E os círculos de cultura? Ah, quantas histórias emocionantes tivemos dessas aulas, que na verdade foram lições de vida, de entrega e vitória para tantas gestantes que no nosso imaginário, descobriram um mundo novo! O mundo das letras, o mundo que antes estava no escuro e hoje tem a claridade de conhecer sua história enquanto mulher cidadã! E o tão sonhado enxoval!

Tanta alegria dada as nossas gestantes que vêem no bem material o seu maior presente. A emoção de um profissional que ao entregar um kit vê a gestante chorando porque estava prestes a ganhar seu filho e não tinha comprado uma fralda, nada paga tanta emoção! Nem sabe aquela mulher que o profissional estava ganhando muito mais que ela! Ganhando sabedoria, experiência de vida e tantas outras emoções...

E o nosso grande parceiro IPA! Tanto apoio dado as nossas ações e a integração que deu certo em um fortalecimento de parceria para o engrandecimento da rede. Tivemos ainda nossas articulações com o Programa do Leite, nossas reuniões com agricultores que em depoimento entenderam como funciona a rede Mãe Coruja, como disse um deles após explicação do Programa: “Então vamos ganhar duas vezes! A gente vende o leite que volta para a minha mulher se tiver gestante”. Maravilhoso entendimento!

Tivemos as oficinas de Segurança Alimentar que deram mais brilho e entendimento às equipes dos Cantos Mãe Coruja. Não poderia esquecer das nossas reuniões semanais com o Comitê Regional que incansavelmente, discutia os avanços e entraves do Programa nos municípios, cada representante buscando de forma sábia e habilidosa erguer o Mãe Coruja em seu território. Parabéns a todos e nossos agradecimentos àqueles que muito colaboraram.

Nossos profissionais que vêm dando mais vida ao Programa e alegrando as vidas de mulheres e crianças.

Estas foram apenas algumas das tantas surpresas maravilhosas que tivemos o privilégio de desfrutar.

Tivemos alguns dissabores, afinal nem tudo são flores! Mas serviu para amadurecermos e corrigirmos possíveis falhas.

Agora é preciso refletir sobre as lembranças do nosso próprio ano: família, amor, amigos, conquistas, saúde, crescimento, superação. Se enumerarmos tantos presentes que recebemos durante este ano Mãe Coruja, ficaríamos conversando dias a fio. São tantas coisas boas que às vezes esquecemos de agradecer a nossa família que tanto nos apóia nesse sonho de termos uma realidade diferente pra nossas gestantes e seus filhotes, agradecer ainda ao próximo e principalmente a Deus que nos fortalece na caminhada longa. Mas entre tantos presentes que recebemos, dia após dia, não damos conta do valor inestimável que um deles representa. Ele é nos dado naturalmente, independente da nossa classe social, descendência ou credo. Este presente é o mais lindo de todos eles. É a oportunidade de vivermos uma vida de entrega, em que nosso próximo está em primeiro lugar!

Se você faz parte da nossa família Mãe Coruja e conhece o valor que esse Programa representa nas nossas vidas, sabe muito bem o valor que este presente significa.

Comemoremos a chegada de 2009 mostrando às pessoas a importância de melhorarmos a vida das “Marias” do nosso sertão. Façam que o ano seja o mais brilhante de todos, espalhando entusiasmo, carinho, dedicação e amor às pessoas.

O meu grande abraço a todos que colaboraram com 01 ano Mãe Coruja no Araripe. Que 2009 tenhamos muito mais garra pra vencermos!

Natércia Gomes de Sousa
Assistente Social, Coordenadora Comitê Regional no Sertão do Araripe
e apaixonada pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana.

4 comentários:

  1. Lindo Presente Natércia!

    É muito bom saber que existem profissionais como vc,como é bom saber que temos o Mae Coruja para cuidar dessas mulheres guerreiras e de seus bebes iluminados por Deus!Parabéns a todos que fazem parte do Programa Mae Coruja, que nesse ano que está chegando o trabalho seja cada vez mais gratificante . Feliz 2009!!!

    ResponderExcluir
  2. LINDA MENSAGEM!!
    PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO QUEW VOCE VEM DESENVOLVENDO A FRENTE DO MÃE CORUJA!!
    FELIZ ANO NOVO!!
    QUE 2009 SEJA UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS E REALIZAÇÕES PARA O PROGRAMA MÃE CORUJA.

    Cybelle Roriz
    Assistente Social - Mãe Coruja de Afrânio.

    ResponderExcluir
  3. PARABENS NATERCIA, PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VOCE VEM DESENVOLVENDO A FRENTE DO PROGRAMA MÃE CORUJA.
    QUE 2009 SEJA UM ANO DE GRANDES CONQUISTAS E REALIZAÇÕES PRA O MÃE CORUJA.

    UM ABRAÇO,

    Cybelle Roriz
    Assistente Social do Programa Mãe Coruja de Afrânio/PE

    ResponderExcluir
  4. Desejo a todos(as) que fazem do Mãe Coruja Pernambucana esse Programa lindo e tão especial um ano repleto de realizações e momentos felizes.
    A você, Natércia, minha profunda admiração pela sua dedicação e competência.
    Um abraço carinhoso!
    Alessandra Fam.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...