quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambucana

A mortalidade infantil em Pernambuco aponta a desigualdade existente nesse estado. As taxas de Mortalidade Infantil refletem este cenário, mostrando que na capital, onde o coeficiente de mortalidade infantil de 14/1000 nascidos vivos, as crianças tem maior chance de viver que no sertão, onde o coeficiente é 25/1000.

Sendo a mortalidade infantil um importante indicador para avaliar qualidade de vida, e entendo que não só os aspectos biológicos e assistências são responsáveis pela mortalidade infantil, o Programa Mãe Coruja Pernambucana é lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco em outubro de 2007, trabalhando com políticas públicas integradas, em defesa da vida.

O Mãe Coruja surge com o objetivo principal de reduzir a mortalidade infantil e materna, cuidando de forma integral das gestantes e crianças de 0 a 5 anos, através da articulação intersetorial de sete secretarias do estado, que se unem e trabalham de forma integrada dentro de três eixos: saúde, educação e desenvolvimento e assistência social.

Os desafios encontrados para o desenvolvimento e cumprimento dos objetivos do Programa são evidentes, mas os avanços alcançados são igualmente claros.

Em dezembro de 2010 acontecerá o I Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambucana, valiosa oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento do Programa nos municípios onde está implantado. O Encontro será um espaço para a construção de novos caminhos, todos com uma única finalidade: cuidar dos direitos das mulheres e crianças pernambucanas.

As inscrições para o público em geral estão abertas e poderão ser realizadas no site da Secretaria Estadua de Saúde - SES/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...