segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

INCENTIVO A DIETA NUTRICIONAL E AO ALEITAMENTO MATERNO NO CANTO MÃE CORUJA DE SERRA TALHADA



O Programa Mãe Coruja Pernambucana desenvolve ações contínuas de incentivo ao aleitamento materno. No mês de agosto, o Canto Mãe Coruja de Serra Talhada realizou orientações, em parceria com o Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) e o Círculo de Educação e Cultura, sobre a importância da qualidade nutricional da gestante durante a gravidez e do aleitamento materno para o bebê.

Na ocasião Dr.ª Marize Magalhães (nutricionista) informou que durante o período da gestação as mulheres precisam investir na qualidade de tudo o que comem, assim, necessitam ter uma dieta nutritiva e saudável, pois os alimentos ingeridos têm um papel fundamental na formação do bebê.

De acordo com Marize, os laticínios ajudam na construção do esqueleto; as carnes são importantes na formação dos músculos; as hortaliças ajudam na pele e os cereais nas células sanguíneas.

Além de proporcionar orientações nutricionais para a mulher grávida, houve diversas informações sobre a importância do aleitamento materno, o qual protege a criança contra doenças e contribui para o desenvolvimento emocional e psicomotor.

Seguem algumas vantagens do aleitamento materno para o bebê:

- O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriado, infecção urinária e respiratória, alergia.

- Evita problemas na arcada dentária;

- Além de auxiliar o movimento dos músculos e dos ossos da face, o ato de mamar promove melhor flexibilidade na articulação das estruturas da fala;

- O leite materno é de fácil digestão;

- O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais;

- A amamentação fortalece os vínculos entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.

Benefícios da amamentação para a mulher:

- Menor risco de câncer de mama;

- Menor risco para alguns tipos de câncer epitelial ovário; - Se a amamentação for exclusiva, a mãe perderá peso mais rápido.


Um comentário:

Por favor deixe seus comentários e sugestões...