quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DOS CÍRCULOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA


Nos dias 28, 29 e 30 de novembro a Secretaria de Educação, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação - Gerência de Educação de Jovens e Adultos/ Programa Mãe Coruja Pernambucana - realizou o último encontro de formação continuada de 2011 no Hotel Portal de Gravatá. O Encontro contemplou 217 professores(as) que atuam nos Círculos de Educação e Cultura, na função de coordenador pedagógico e professor(a).

Todos(as) os(as) participantes tiveram oportunidade que intensificar a troca de experiências acerca da temática Cidadania e Direitos Humanos, dando enfoque aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além da produção de conhecimentos e da troca de experiência com as diferentes realidades encontradas em todo o estado, houve a integração com os(as) novos(as) professores(as) que atuarão nos Círculos de Educação e Cultura que serão implantados nos 08 (oito) novos municípios que fazem parte da expansão do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

Todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos após a apresentação de um painel cuja temática foi: Os direitos da Criança e do Adolescente numa perspectiva histórica. Durante os diálogos foram propostas situações que incentivaram a reflexão e a construção de novos conhecimentos acerca da metodologia que envolve o programa, como proposta de melhoria no trabalho desenvolvido nos Círculos de Educação e Cultura.


O Secretário de Educação, Dr. Anderson Gomes, prestigiou o encontro e reforçou a importância do compromisso em consolidar processos de alfabetização, letramento e elevação de escolaridade das gestantes cadastradas no programa, possibilitando as mesmas, o pleno exercício de cidadania e a garantia do retorno à escolarização.


Também prestigiaram a formação continuada, a extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, a Srª Ana Paula G. Silva, representando o Comitê de Assessorameno do Programa Mãe Coruja Pernambucana, o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Dr. Paulo Roberto Xavier Moraes, a técnica da Gerência de Educação em Direitos Humanos, Drª Vera Braga e o Coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco, Sr Humberto Miranda.

Segundo a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Cláudia Abreu, a capacitação é importante para o fortalecimento do programa. "Os três dias de formação serviram para que os professores pudessem se apropriar das políticas que envolvem o programa, seus objetivos, bem como a metodologia dos Círculos de Educação e Cultura, que são o foco de atuação da Secretaria de Educação”, disse.

Texto de Elza Leão - Coordenadora do Programa Mãe Coruja da Secretaria de Educação.

5 comentários:

  1. Eu participei. Foi uma das melhores formações que já participei. A coordenação do Programa está de parabéns pela organização e pelo nível dos debates...Vai ficar na memória. Gostaria que a Secretaria postasse mais algumas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco pelo momento de integração do grupo que nos proporciou. Me senti fazendo parte de uma grande família...Que no próximo ano haja outros momentos como esse.

    Maria de Fátima

    ResponderExcluir
  3. Eu também participei e realmente esta formação fez o diferencial. Parabens a toda a equipe do Programa Mãe Coruja

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde
    Ficamos muito felizes com os comentários postados sobre a formação e garantimos que toda a equipe do Programa Mãe Coruja continuará se esforçando para que os próximos encontros e demais ações do programa atendam as expectativas.

    ResponderExcluir
  5. Esta formação em Gravatá foi um diferencial no Programa, realmente tivemos um nivel mt bom de palestras e debates, salientando também o empenho e o carinho de toda a equipe em nos proporcionar bons momentos.Voltamos aos nossos Municípios realmente estimuladas.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...