quarta-feira, 19 de março de 2008

Anotações de uma viagem ao Sertão

Por Ana Elizabeth de Andrade Lima, Bebeth.


Crianças do Sertão do Araripe, ao lado de uma cova "caseira"

Durante uma semana estive com a equipe do Programa Mãe Coruja Pernambucana no sertão do Araripe em encontros com os prefeitos, secretários municipais, organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais. Foi uma semana intensa de atividades. O Pernambuco que estamos vivendo, vendo e sentindo está distante dos indicadores de saúde apontados pelas estatísticas nacionais. As fotos, com covas "caseiras", mostram uma realidade chocante.



Além das reuniões para alinhamento do programa, fomos conhecer os diversos cantos da Mãe Coruja, nos municípios de Ipubi, Trindade, Santa Cruz, Santa Filomena, Bodocó e Araripina. Vimos de perto que o Programa está se tornando uma realidade.


Visita ao Canto da Mãe Coruja

O Programa vive um rico processo de organização interna, que vai desde a identificação dos Cantos, melhoria e qualificação das unidades de saúde da família, à indicação dos representantes municipais para compor o Comitê Regional sediado na regional de Ouricuri.

Num dos belos momentos de nossa viagem, Iramarai Vilela, da equipe da Secretaria, compartilha com a criançada, a alegria de mais um de nossos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...