segunda-feira, 24 de março de 2008

Informações sobre o Mãe Coruja Pernambucana

OBJETIVOS


GERAL:
Garantir atenção integral às gestantes usuárias do sistema público de saúde, bem como aos seus filhos e famílias, incentivando o fortalecimento dos vínculos afetivos e criando uma rede solidária para redução da mortalidade infantil e materna, além da melhoria de outros indicadores sociais, através de ações articuladas nos eixos da saúde, educação, desenvolvimento e assistência social.

ESPECÍFICOS, por eixos prioritários:

SAÚDE
• Implantar a Política de Direitos Reprodutivos;
• Garantir atenção ao pré-natal com qualidade;
• Garantir acesso ao parto/nascimento humanizado;
• Assegurar acompanhamento do puerpério e puericultura;
• Garantir atenção integral e humanizada à mulher e à criança nas intercorrências da gestação, parto, nascimento, puerpério e situação de abortamento;
• Reduzir o número de internações de crianças de 0 a 5 anos por doenças diarréicas, respiratórias e por acidentes;
• Promover ações para reduzir os índices de desnutrição infantil e materna;
• Mobilizar agentes sociais em defesa dos direitos de crianças e mulheres.

DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
• Promover a proteção e inclusão social das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social;
• Consolidar os direitos sociais e de cidadania;
• Melhorar a regularidade, quantidade e qualidade da alimentação das crianças, gestantes e nutrizes com vistas à segurança alimentar e nutricional sustentável.

EDUCAÇÃO
• Consolidar a alfabetização das famílias acompanhadas pelo programa;
• Propiciar espaços de informação e qualificação profissional das famílias beneficiárias do programa.


POPULAÇÃO USUÁRIA

• Mulheres gestantes, usuárias do sistema único de saúde e residentes no estado de Pernambuco;
• Crianças de 0 a 5 anos, filhos (as) das mulheres atendidas pelo programa.


MODELO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL
A operacionalização do Programa Mãe Coruja Pernambucana se dará de forma articulada entre o setor público, Conselhos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e Conselhos de Saúde, Educação e Assistência Social, organizações sociais, Comitês para Redução da Mortalidade Infantil e Materna e famílias. O princípio é acompanhar e monitorar a mulher, a criança e a família em seus múltiplos territórios e comunidades. Instituindo-se o ”Canto Mãe Coruja”.


ORGANOGRAMA
CONSELHO – Formado pelo Governador, Vice-Governador, os Secretários de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos... e tem como função definir as diretrizes gerais do programa, assegurar o fluxo de recursos necessários para implantação das ações previstas e avaliar o alcance dos resultados previstos em cada etapa.

COMITÊ EXECUTIVO – Formado pelos representantes das Secretarias da Saúde (Coordenador), Educação e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e é o responsável pelo gerenciamento do programa, devendo assegurar a implementação das ações previstas, solucionar os problemas que por ventura vierem a ser identificados e monitorar de forma intensiva as ações estratégicas e suas atividades.

COMITÊ DE ASSESSORAMENTO – Formado pelos representantes das Secretarias envolvidas no Programa e tem como função auxiliar o Comitê Executivo no Monitoramento e Avaliação do Programa.

COMITÊS REGIONAIS – Formados por representantes de cada município participante do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Têm como função implementar e supervisionar a execução das ações e atividades do Programa nos municípios, assegurar o pleno funcionamento do CANTO MÃE CORUJA nas localidades, sensibilizar os gestores municipais sobre a importância da participação do município no programa e encaminhar mensalmente relatórios gerenciais para o Comitê Executivo sobre a evolução das atividades previstas e a ocorrência de problemas.

CANTO MÃE CORUJA – Equipamento social, constituído por equipe multidisciplinar, de referência estadual, que tem como objetivo administrar as ações de atenção psico-social às mulheres e crianças inseridas no programa.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber informaçoes sobre a entrevista para seleçao de Assistentes Socias e Psicologos se possivel urgente!obrigada

    ResponderExcluir
  2. Por favor, olhe a postagem do dia 25 de março.
    Atenciosamente,
    Equipe do Mãe Coruja

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Samarone

    Meu nome é Tatyana Cristina Cardoso Xavier, fui selecionada na 1º etapa em 3º lugar para municipio de Escada. Na 2º etapa para entrevista fiquei em 4º lugar, pois apareceu na 2º etapa o nome de uma candidata que não estava na 1º lista de classificação. Gostaria de uma explicação, pois assim como eu as pessoas não estão entendendo.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...