terça-feira, 29 de abril de 2008

Realizador do filme "Vida Maria" visita o Comitê de Assessoramento do Mãe Coruja

Nesta quarta-feira, às 9h, no Palácio do Campo das Princesas, Márcio Ramos, realizador do filme "Vida Maria", estará presente na reunião semanal do Comitê de Assessoramento do Programa Mãe Coruja.

O filme, que retrata as diferentes fases da vida de uma mulher nordestina, tem sido utilizado pela equipe do Mãe Coruja, nas sensibilizações com os profissionais de saúde. Após cada exibição, há debates sobre a realidade que Maria vive, a reprodução de modelos herdados, com intensa participação, especialmente dos agentes comunitários de saúde.

Veja uma matéria sobre o curta, escrita por Raphael Santos, e publicada no site www.cinemacomrapadura.com.br

"O curta “Vida Maria”, que já saiu ganhando vários prêmios pelo Brasil à fora, agora tem destaque em suas origens (no Ceará). Em oito minutos a animação consegue tocar quem o assiste contando a vida de uma das muito “Marias” que existem pelo interior nordestino. A técnica apuradíssima mostrando o envelhecimento da personagem e suas várias fases, aliadas ao comovente roteiro fazem de “Vida Maria” um dos melhores curtas já apresentados nas últimas edições do Cine Ceará.

Ao final da sessão e depois de receber longos e efusivos aplausos, conseguimos uma entrevista com o concorridíssimo diretor do curta-metragem. Márcio Ramos conversou um pouco com o Cinema com Rapadura sobre o processo de produção e como tudo começou.

De início, Márcio pretendia somente assinar o roteiro de um filme que não seria uma animação. Ele apresentou para o cineasta Joe Pimentel (que está filmando com Glauber Filho um longa-metragem sobre Bezerra de Menezes) dirigir seu roteiro, mas esse empurrou toda a responsabilidade pra Márcio. Segundo Pimentel, era ele quem tinha de assinar todo o projeto. Sendo assim, pensando de início que duraria pouco tempo, ele aceitou o desafio. “O Joe me disse que em dois meses eu fazia isso. Passaram dois anos e apresento-o para vocês”. Foi o que disse ao subir ao palco apresentando o filme para os presentes.

Vida Maria, de Márcio Ramos
Maria deixa os estudos para trabalhar nas tarefas do lar.

Na cabeça de Márcio, tudo começou em 1999. Foi quando ele já pensava em fazer animação. Todavia, a vida de publicitário não deixava que esse projeto fosse adiante. Dois anos atrás, depois de conversar com Joe, resolveu começar o projeto. Para tanto, buscou ir além de entrevistar pessoas do interior cearense, ele conviveu realmente com essas pessoas para criar um raio-x contato em oito minutos do interior nordestino.

Perguntado sobre projetos futuros – quando seu filhinho Gustavo com a camisa do curta subiu em seus braços - Márcio deixou claro que ainda está vivendo o “Vida Maria”. “Eu ainda estou em êxtase”, disse se referindo a aceitação do seu projeto no Cine Ceará.

É fato que “Vida Maria” ainda renderá muitos frutos para o diretor. Não à toa que em breve Márcio estará levando esse curta-metragem animado genuinamente cearense para brilhar em festivas da Espanha. O trabalho demonstrado pelo simpático gaúcho (que aos quatro anos de idade veio para o Ceará e aqui adotou como sua terra-natal) levará o nome da animação brasileira (não só cearense) com extrema competência para o mundo. “Vida Maria” merece".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...