domingo, 1 de março de 2009

Programa Mãe Coruja servirá de modelo para a Bahia

Representantes do Mãe Coruja, uma das prioridades do Governo de Pernambuco, viajam a Brasília nesta segunda (02/03) e terça (03/03) para participar de evento para pactuar uma redução da mortalidade-materna em todo o Brasil. Considerado pelo Ministério da Saúde como referência para o Nordeste, o Mãe Coruja também foi convidado para apresentar a iniciativa ao Governo da Bahia, que planeja adotar o modelo em seu território.

“É muito gratificante sermos considerados um modelo regional, porque estamos percebendo que nosso trabalho tem repercussão e que está valendo à pena”, ressalta Virgínia Moura, coordenadora do Mãe Coruja.

Criado há dois anos, o programa já está presente em 24 municípios. No final do ano, a expectativa é que 95 cidades passem a contar com os serviços oferecidos pelo programa, cujo objetivo é reduzir a mortalidade materno-infantil, garantindo atenção integral às gestantes, aos seus filhos e às famílias.

O Mãe Coruja coordena projetos oriundos de sete secretarias do Governo de Pernambuco. O programa cadastra preferencialmente a gestante no primeiro trimestre de gestação e identifica suas vulnerabilidades. Entre outras atividades, são realizados pelo Mãe Coruja: distribuição de enxoval, capacitação profissional e registro de nascimento civil, para que a mãe possa criar seu filho em melhores condições sociais.

Moura exemplifica que nas duas regiões onde o programa já chegou, o sertão do Araripe e do Moxotó, é possível notar resultados, entre eles a aplicação de todas as vacinas do calendário nas crianças e mães inscritas, prevenindo doenças como rubéola, sarampo, tétano e paralisia infantil.

Fonte: http://www.pe.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...