quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os festejos juninos em municípios onde tem o Mãe Coruja


            Datas como o dia das mulher, das mães, da criança, São João, etc., são momentos que temos dado atenção em nosso blog pelo que ele traz de tradição do nosso povo e  que sempre está presente também na programação de cada Canto Mãe Coruja, em cada município onde exista o  Programa. Tivemos publicações do dia Internacional da Mulher, dias das Mães e agora o São João.

 
         Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações católicas que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul), que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano). Tal festa foi cristianizada na Idade Média, se tornando a Festa de São João. Outros dois santos católicos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos 3 santos populares marcam o início das festas de Verão por todo o país.
          Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas também ocorrem em grande escala na Irlanda, na Galiza, em partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

                                              Curiosidades do São João – Por que a fogueira?     

 
 
 
 


                                   “A fogueira está queimando, em homenagem a São João...”

        Quando se fala de festa junina, logo se pensa em fogueira, o principal símbolo da festa que é uma das mais populares no Brasil. E por que a fogueira?
          Existem duas explicações para a tradição de acender fogueiras no São João. Uma de origem pagã que associa a fogueira às festas realizadas na Europa, para comemorar o solstício de verão, ocorrido no dia 24 de junho.
         A outra tradição tem origem em uma lenda da religião católica. Isabel estava grávida de São João Batista e combinou com Maria, sua prima, que, ao ocorrer o parto, acenderia uma fogueira sobre um monte para comunicar a boa nova e receber a ajuda da amiga no pós-parto.
                                       

                                   São João em Vertentes





        As atividades do Mãe Coruja através dos Círculos de Educação e Cultura em Vertentes, deram espaço à comemoração dos festejos juninos. Assim como todas as datas comemorativas que fazem parte do calendário de programação dos Círculos, esta não poderia ficar de fora pelas características bem nordestinas que ela carrega.
       Os festejos aconteceram nos PSFs do Livramento, Capela Nova (ambos na zona rural), e no PSF do Cruzeiro (zona urbana), nos dias 24 e 27 de junho e 02 de julho respectivamente. Tudo com muita alegria e numa parceria construída com a Secretaria adjunta do município e da atividade do representante do município no Mãe Coruja que é o nosso grande articulador. Lanches com comidas típicas da época, distribuição de lembrancinhas e sorteio de balaio junino, fizeram parte do dia maravilhoso que gestantes, mães e crianças participaram.








                                                    São João em São Vicente Ferrer






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
          Em 03 de julho foi comemorado o São João do Mãe Coruja de São Vicente Ferrer com muita alegria e comidas típicas tradicionais nas comemorações juninas. Na ocasião tivemos a presença de muitas mães da zona urbana e rural que estão cadastrada no Programa.  Professoras dos círculos de Educação e Cultura, profissionais do canto, todas do Mãe Coruja, em importante parceria com a prefeitura Municipal para  organização do evento.
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 

                                      São João em Palmeirina





 
 

 

O Programa Mãe Coruja, através de seus profissionais, em parceria com as Secretárias de Educação e  Ação Social do município de  Palmeirina, promoveram  o São João das mulheres cadastradas no Mãe Coruja como gestantes e mães que fazem parte da zona urbana e rural, e convidados  . O Governo municipal e Mãe Coruja contribuíram com muitos incentivos  de forma efetiva e contundente, mostrando que  “arregaçar as mangas”  para fazer acontecer, porque somos todos parte de um mesmo planeta e precisamos ser acolhidos de uma maneira permanente e cuidadosa. Vale ressaltar que a festa de São João  também serve para além das brincadeiras, promover saúde e bem estar das mulheres, crianças e de todos que ajudam na manutenção da qualidade de vida dessa comunidade, com isso podemos constatar que devemos continuar a festejar a VIDA.
 
 
 






São João em Macaparana




 
 


          O encerramento dos festejos juninos no canto de Macaparana aconteceu no último dia 28 de junho, a parceria entre a Secretaria Municipal da Assistência Social , a articuladora municipal, as professoras,  coordenadora pedagógica e profissionais do Canto, todos  do Programa, junto com as  mulheres cadastradas, fizeram um arriá para ninguém botar defeito. Muito forró, comidas típicas a escolha da Rainha do Milho  Coruja.

 Para a alegria de todos,  as mulheres residentes em Pirauá (zona rural, loteamento Terra Prometida e centro) puderam se encontrar e  se divertiram muito no nosso forró.


























                                               


                                             São João em Tacaratu














                                                        São João em Condado


 
 
  

            O Canto Mãe Coruja de Condado comemorou dia 20/06 a sua festa junina com a participação animada das mulheres e crianças que vieram cair no forró.  Estiveram presentes as professoras dos Círculos de Educação e Cultura que junto com as técnicas  do Canto, todas do Mãe Coruja, chamaram todas para uma animada quadrilha. A festa foi muito alegre e não faltou a tradicional mesa com comidas típicas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...