Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.
Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana
Maraial
"Amamentar é D♥ar Saúde”
"Amamentar é D♥ar Saúde”
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Maraial - Equipe do canto: Quitéria Freitas e Rômulo Patrício, Articuladora do canto: Maria das Graças (gal), Coordenador do Círculo de Educação e Cultura: José Silva, Professores do Círculo: Eliane Eloi, Luciene Maria, e Zeranilda Cavalcanti.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Bom Conselho
Comemoração da Semana do Aleitamento Materno

A ação aconteceu na ESF Natália Cavalcante, neste mesmo distrito, tendo início às 9:00 hs do dia 13/08/2015 para 20 participantes. No primeiro momento a profissional do Mãe Coruja em parceria coma a equipe de Saúde enfatizou a importância do Aleitamento Materno, bem como o amamentar com sucesso, esclarecendo ao grupo de mulheres presentes que a amamentação é um ato natural que possui a melhor forma de amamentar, proteger e amar o seu bebê, porém, mesmo sendo natural, o fisiológico necessita ser orientado e aprendido para que no momento que receberem os seus bebês possam oferecer e viver esse momento único e de infinito prazer. Tivemos como parceiros envolvidos a equipe de Saúde, como também não poderíamos deixar de citar a participação da Médica Cubana Drª Nancy nesse evento referido.
Logo após, foi passado o vídeo falando sobre o Programa Mãe Coruja, momento oportuno para divulgar o Programa e conquistarmos mais mulheres. Houve relatos de troca de experiências entre si. Posteriormente foi realizado sorteio com brindes e um café da manhã.
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Bom Conselho
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

O Canto Mãe Coruja em Paranatama, os seus Círculos de Educação e Cultura e a Secretaria de Saúde, realizaram nos dias 04, 11 e 19 de Agosto nos PSF’s - Cupira, Campo Sujo e Azevém, rodas de conversas e palestra sobre a importância do Aleitamento Materno, ministradas pelas psicólogas do NASF, odontóloga e enfermeiras. Dentre vários benefícios que a amamentação proporciona à criança, também foi abordado pela odontóloga sobre o desenvolvimento da linguagem nos seus primeiros anos de vida, outro tema tratado foi sobre o parto humanizado.
Participaram das ações os Agentes de Saúde, Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem, Odontóloga, Fisioterapeuta, Psicóloga e as Professoras dos Círculos de Educação e Cultura e as Técnicas do Programa Mãe Coruja.
No encerrando foi realizado sorteios de brindes para as gestantes e foi oferecido lanches para todos os presentes.
Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja de Paranatama: Cícera Gomes e Célia Lima
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor deixe seus comentários e sugestões...