terça-feira, 1 de março de 2016

Garanhuns - Ação intersetorial fortalece vigilância de óbito em garanhuns




O município de Garanhuns se destaca na investigação de óbitos fetais e infantis, o que vem propiciando o planejamento das ações de melhorias na área da saúde. O Grupo Técnico atua efetivamente desde 2014, com discussão de óbitos dessa natureza, contando com a participação de profissionais de vários setores cujo trabalho está diretamente ligado a questão da saúde mulher e da criança. Entre esses profissionais estão enfermeiros dos Postos de Saúde da Família (PSFs), médico pediatra, Coordenação de Atenção Básica, Coordenação de Epidemiologia, Canto Mãe Coruja, Central de Regulação, hospital, além de outros.

Segundo a coordenadora Maria Edilza das Mercês, os momentos de discussão de óbito reafirmam a reflexão, no que se refere a ações que podem ser desenvolvidas no intuito de evitar episódios de óbitos fetais e infantis, como também fortalecerem a rede de saúde local. A Enfermeira Suelane dos Santos acrescenta que o conceito de saúde é reforçado em ocasiões como esta, quando o tipo de serviço de saúde a que o indivíduo estudado teve acesso é colocado em debate. 

Por fim, a enfermeira Anna Carolina Ramos destaca que a participação no Grupo Técnico confere a oportunidade do profissional de saúde aprimorar o olhar para que determinadas situações não ocorram nas Unidades de Saúde em que atua.

O Canto Mãe Coruja participa do GT fornecendo um olhar diferenciado contribuindo para a investigação e vigilância constante das causas de óbitos evitáveis no território. “Nossa proposta de cuidado é colocada em prática na medida em que atuamos nesses momentos de discussão”, avalia Erika Kataline, Profissional do Canto Garanhuns.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Garanhuns








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...