segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mãe Coruja Pernambucana chega ao Sertão do Moxotó

Sensibilização com prefeitos e gestores da saúde, em Arcoverde.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana será lançado oficialmente nesta quarta-feira (28), na Praça da Bandeira, no centro de Arcoverde. O governador Eduardo Campos, vai participar do lançamento, a exemplo do que aconteceu em Ouricuri, em outubro do ano passado. Todos os prefeitos do Sertão do Moxotó foram convidados. Os secretários envolvidos no Programa também participarão do lançamento. Movimentos sociais, ONGs e entidades que conheceram o Mãe Coruja semana passada, também devem participar. A cerimônia vai começar às 8h, com a apresentação da Filarmônica de Arcoverde, acompanhada pelo Côco Raízes de Arcoverde.

Esta é a segunda região do Estado contemplada com as ações do Mãe Coruja, um programa estratégico do Governo do Estado que visa reduzir os indicadores de mortalidade materno-infantil. Sua principal ação é acompanhar as mulheres gestantes, desde o momento da confirmação da gravidez e as crianças durante sua primeira infância, além de toda a família. Até 2010, o Programa vai alcançar todo o estado.

A escolha das regiões prioritárias para a chegada do Mãe Coruja seguiu os índices de mortalidade materno-infantil. “O MCP é esse programa ousado, lançado em outubro do ano passado, em Ouricuri, após um retrato do nosso estado. Duas regiões disputavam os piores índices – Sertão do Araripe e Sertão do Pajeú”, explicou Ana Elizabeth de Andrade Lima, gerente de Políticas de Saúde do Estado. “A gente fez esse retrato do estado, e começamos a formatar, no gabinete do governador, coordenado por Renata Campos, com várias secretarias, vendo como a gente poderia convergir esforços para a redução da mortalidade materno-infantil, criando uma rede de proteção social”.

São 7 secretarias envolvidas: Saúde, Educação, Agricultura, Planejamento, Juventude e Emprego, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para lançar o Programa, aconteceram encontros preparatórios. Num primeiro momento, o governador conversou com os prefeitos da região, num café da manhã no Palácio do Campo das Princesas. Em seguida, a equipe do Programa esteve em Arcoverde, para encontros de sensibilização, com gestores da Saúde e movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...