quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mãe Coruja vai chegando ao Sertão do Moxotó


Encontros tiveram muita participação e troca de idéias

Depois de chegar ao Sertão do Araripe, o Programa Mãe Coruja vai chegando ao Sertão do Moxotó. Nesta terça-feira (20), um encontro de sensibilização sobre o Programa reuniu, na sede da VI Geres, em Arcoverde, mais de 130 pessoas, divididas em duas turmas.

Na parte da manhã, o público foi de prefeitos, secretários municipais (Saúde, Educação, Trabalho, Assistência Social, Coordenador do IPA, Coordenação da Mulher), Agência do Trabalho, representantes das GERES, representantes da CRS. À tarde, foi a vez dos coordenadores dos PACS\PSF, profissionais dos CRAS, Conselhos Municipais Tutelares, Conselhos de Saúde, representantes da Fundação Terra, parteiras tradicionais e representantes da Educação.

Nos dois turnos, todos puderam conhecer detalhadamente o funcionamento do Programa, como ele é organizado, a articulação das secretarias, cronograma etc. Nas dinâmicas, todos puderam assistir ao vídeo "Vida Maria", e ao documentário produzido pela equipe do Mãe Coruja, mostrando o lançamento em Ouricuri, sede da IX Geres, em outubro do ano passado.

Num clima animado, com a participação de todas as secretarias envolvidas no Programa, todos puderam tirar dúvidas sobre os temas os mais diversos, desde a participação das parteiras tradicionais ao monitoramento dos PSF, passando por temas como controle da natalidade, participação dos médicos e esclarecimentos sobre o "Canto da Mãe Coruja".

Veja alguns depoimentos:

“Hoje é que estou tendo o primeiro contato, para entender de forma mais detalhada. Na fala de grande parte, sinto um chamamento para que os municípios se envolvam, para que a gente faça esta parceria, para que ele de fato possa acontecer. Na verdade, entendo que o Programa é para a população, e acho que isso é um interesse de todo mundo que está aqui, de todas as pessoas que representam seus municípios. Que isso seja a mola-mestre, para que o PMC possa acontecer”.
Kátia (IPA\Regional Arcoverde)

“Queria dizer a vocês que nossa visão, hoje, é a de ampliar um trabalho para a comunidade e para a população. Estamos para ajudar. Logo em primeira mão, todas as mães, tudo o que se tem em Pernambuco, passa pelas mãos da gente”.
Arnaldo Tenório, diretor-executivo do SindSaúde

“Enfrentar a mortalidade infantil e materna, implica pactuação, construção, apropriação e empoderamento, organizando a referência e contra-referência. A gente está quebrando aquele ciclo de vida de Maria, com enfrentamento por pares, com resgate de cidadania dessas pessoas, tanto é que a gente seguiu o caminho inverso. Fomos primeiro para as regionais mais difíceis de indicadores, entendendo isso como um processo de construção".
Lusanira Santa Cruz, gerente da Atenção Básica/SES

TOME NOTA!

Lançamento oficial do Programa Mãe Coruja no Sertão do Moxotó

Quarta-feira, dia 28 de maio, de 8h às 10h.
Local: Praça da Bandeira de Arcoverde.
Filarmônica de Arcoverde e Coco Raízes de Arcoverde