quinta-feira, 29 de maio de 2008

Festa no Sertão do Moxotó para receber o Mãe Coruja






Arcoverde teve um dia de festa para o lançamento do Mãe Coruja Pernambucana nesta quarta-feira (28). Pernas de pau (Grupo Brincantes), Orquestra Filarmônica da Cidade e o Côco Raízes de Arcoverde deu boas vindas a todos os integrantes do Programa. A cerimônia contou com a participação de todos os secretários envolvidos, além dos prefeitos da região.

Num discurso em que levantou principalmente questões humanas nas ações de governo, Eduardo Campos fez questão de elogiar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que diariamente vão de porta em porta, levando uma palavra, um cuidado, buscando alternativas para a melhoria da vida das pessoas. "Vocês levam a esperança, a palavra amiga, a cura, o equilíbrio".

Depois de observar que o Mãe Coruja é "um grande exame de consciência para o governador, prefeitos, agentes de saúde, médicos", ele destacou que o Programa não tem "nada de complicado", e que tem uma missão muito clara - organizar a solidariedade.
"Uma sociedade que não cuida de suas mulheres, de suas crianças, está doente. Esse Programa vai ajudar a descobrir coisas lindas dentro da gente".

Na parte final do discurso, que se tornou uma conversa sobre o Mãe Coruja, o governador lembrou que a previsão em 2008 é de 7.500 mulheres grávidas no Sertão do Moxotó. "Dá para a gente cuidar dessas crianças ou não dá?", perguntou ao público presente, estimado em 800 pessoas. "Se você sai de casa, achando que vai ajudar alguém, que vai botar sua alma, então as coisas vão acontecer. A disputa vai ser para ver quem fez mais".

Ao terminar, Eduardo Campos citou uma frase de Dom Hélder Câmara - "Quando os problemas são absurdos, os desafios se tornam apaixonantes"-, e pediu a todos somente uma coisa - "Que se apaixonem pelo Mãe Coruja".

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mãe Coruja Pernambucana chega ao Sertão do Moxotó

Sensibilização com prefeitos e gestores da saúde, em Arcoverde.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana será lançado oficialmente nesta quarta-feira (28), na Praça da Bandeira, no centro de Arcoverde. O governador Eduardo Campos, vai participar do lançamento, a exemplo do que aconteceu em Ouricuri, em outubro do ano passado. Todos os prefeitos do Sertão do Moxotó foram convidados. Os secretários envolvidos no Programa também participarão do lançamento. Movimentos sociais, ONGs e entidades que conheceram o Mãe Coruja semana passada, também devem participar. A cerimônia vai começar às 8h, com a apresentação da Filarmônica de Arcoverde, acompanhada pelo Côco Raízes de Arcoverde.

Esta é a segunda região do Estado contemplada com as ações do Mãe Coruja, um programa estratégico do Governo do Estado que visa reduzir os indicadores de mortalidade materno-infantil. Sua principal ação é acompanhar as mulheres gestantes, desde o momento da confirmação da gravidez e as crianças durante sua primeira infância, além de toda a família. Até 2010, o Programa vai alcançar todo o estado.

A escolha das regiões prioritárias para a chegada do Mãe Coruja seguiu os índices de mortalidade materno-infantil. “O MCP é esse programa ousado, lançado em outubro do ano passado, em Ouricuri, após um retrato do nosso estado. Duas regiões disputavam os piores índices – Sertão do Araripe e Sertão do Pajeú”, explicou Ana Elizabeth de Andrade Lima, gerente de Políticas de Saúde do Estado. “A gente fez esse retrato do estado, e começamos a formatar, no gabinete do governador, coordenado por Renata Campos, com várias secretarias, vendo como a gente poderia convergir esforços para a redução da mortalidade materno-infantil, criando uma rede de proteção social”.

São 7 secretarias envolvidas: Saúde, Educação, Agricultura, Planejamento, Juventude e Emprego, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para lançar o Programa, aconteceram encontros preparatórios. Num primeiro momento, o governador conversou com os prefeitos da região, num café da manhã no Palácio do Campo das Princesas. Em seguida, a equipe do Programa esteve em Arcoverde, para encontros de sensibilização, com gestores da Saúde e movimentos sociais.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mãe Coruja vai chegando ao Sertão do Moxotó


Encontros tiveram muita participação e troca de idéias

Depois de chegar ao Sertão do Araripe, o Programa Mãe Coruja vai chegando ao Sertão do Moxotó. Nesta terça-feira (20), um encontro de sensibilização sobre o Programa reuniu, na sede da VI Geres, em Arcoverde, mais de 130 pessoas, divididas em duas turmas.

Na parte da manhã, o público foi de prefeitos, secretários municipais (Saúde, Educação, Trabalho, Assistência Social, Coordenador do IPA, Coordenação da Mulher), Agência do Trabalho, representantes das GERES, representantes da CRS. À tarde, foi a vez dos coordenadores dos PACS\PSF, profissionais dos CRAS, Conselhos Municipais Tutelares, Conselhos de Saúde, representantes da Fundação Terra, parteiras tradicionais e representantes da Educação.

Nos dois turnos, todos puderam conhecer detalhadamente o funcionamento do Programa, como ele é organizado, a articulação das secretarias, cronograma etc. Nas dinâmicas, todos puderam assistir ao vídeo "Vida Maria", e ao documentário produzido pela equipe do Mãe Coruja, mostrando o lançamento em Ouricuri, sede da IX Geres, em outubro do ano passado.

Num clima animado, com a participação de todas as secretarias envolvidas no Programa, todos puderam tirar dúvidas sobre os temas os mais diversos, desde a participação das parteiras tradicionais ao monitoramento dos PSF, passando por temas como controle da natalidade, participação dos médicos e esclarecimentos sobre o "Canto da Mãe Coruja".

Veja alguns depoimentos:

“Hoje é que estou tendo o primeiro contato, para entender de forma mais detalhada. Na fala de grande parte, sinto um chamamento para que os municípios se envolvam, para que a gente faça esta parceria, para que ele de fato possa acontecer. Na verdade, entendo que o Programa é para a população, e acho que isso é um interesse de todo mundo que está aqui, de todas as pessoas que representam seus municípios. Que isso seja a mola-mestre, para que o PMC possa acontecer”.
Kátia (IPA\Regional Arcoverde)

“Queria dizer a vocês que nossa visão, hoje, é a de ampliar um trabalho para a comunidade e para a população. Estamos para ajudar. Logo em primeira mão, todas as mães, tudo o que se tem em Pernambuco, passa pelas mãos da gente”.
Arnaldo Tenório, diretor-executivo do SindSaúde

“Enfrentar a mortalidade infantil e materna, implica pactuação, construção, apropriação e empoderamento, organizando a referência e contra-referência. A gente está quebrando aquele ciclo de vida de Maria, com enfrentamento por pares, com resgate de cidadania dessas pessoas, tanto é que a gente seguiu o caminho inverso. Fomos primeiro para as regionais mais difíceis de indicadores, entendendo isso como um processo de construção".
Lusanira Santa Cruz, gerente da Atenção Básica/SES

TOME NOTA!

Lançamento oficial do Programa Mãe Coruja no Sertão do Moxotó

Quarta-feira, dia 28 de maio, de 8h às 10h.
Local: Praça da Bandeira de Arcoverde.
Filarmônica de Arcoverde e Coco Raízes de Arcoverde

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Psicólogos e assistentes sociais reforçam o Mãe Coruja na IX Geres


Os novos psicólogos e assistentes sociais contratados para o Programa Mãe Coruja Pernambucana, tiveram um animado encontro de sensibilização e capacitação, nos dias 15 e 16, em Ouricuri, sede da IX GERES. Além de conhecer detalhadamente todas as etapas e dinâmicas do Programa, os profissionais trocaram idéias, discutiram sobre os desafios, e entraram no "clima" do trabalho.
Segundo Iramarai Vilela, da equipe do Mãe Coruja, os dois dias de atividade foram muito dinâmicos, com a participação dos novos contratados, profissionais da equipe do Programa, além dos representantes do Comitê Regional, indicados pelas 11 prefeituras que fazem parte da IX GERES. No total, mais de 25 pessoas participaram do encontro.


Segundo Iramarai Vilela, da equipe do Mãe Coruja, os dois dias de atividade foram muito dinâmicos, com a participação dos novos contratados, profissionais da equipe do Programa, além dos representantes do Comitê Regional, indicados pelas 11 prefeituras que fazem parte da IX GERES. No total, mais de 25 pessoas participaram do encontro.

No segundo dia de atividades, o Programa foi explicado detalhadamente por Jaílson Lopes, da equipe do Programa. Alessandra Fam apresentou o "plano de ação" na região. As várias secretarias envolvidas também mostraram como será a atuação. Por último, foi feita a pactuação de atividades, os principais aspectos que os profissionais irão trabalhar: rede materna, Canto da Mãe Coruja, articulação com a sociedade civil organizada etc.

Um novo encontro foi marcado para dia 29 de maio, novamente em Ouricuri, para verificar os resultados da pactuação.
O Mãe Coruja começa a avançar em outras regiões do Estado. Será lançado oficialmente em Arcoverde, sede da VI Geres, dia 28 de maio.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Mãe Coruja tem novos encontros e capacitações

O Programa Mãe Coruja Pernambucana está realizando uma série de encontros, sensibilizações e capacitações. Hoje (15) e amanhã (16), na sede da IX Geres, em Ouricuri, estará sendo realizada a capacitação dos profissionais aprovados para trabalhar nos “Cantos Mãe Coruja”. São psicólogos e assistentes sociais, que irão conhecer detalhadamente todas as etapas de funcionamento e a dinâmica do Programa.

Hoje, além da dinâmica de acolhimento (Árvore das expectativas), serão realizadas várias atividades lúdicas, visando a integração dos novos profissionais, como uma atividade envolvendo madeiras, exibição do filme de lançamento do Mãe Coruja na IX Geres, discussão sobre a missão do Programa, e visão de futuro. Ao final das atividades, a Ciranda do Mãe Coruja vai reunir todos os participantes em uma celebração coletiva. A música foi composta por Frei Aluízio Fragoso, que participou da sensibilização de todos os ACS da IX GERES.

No segundo dia de atividades, será feita a apresentação do “Protocolo Operacional do Programa”, com um bom tempo livre para tirar dúvidas e esclarecimentos. À tarde, será exibido o filme “Sapateado”, acompanhado de uma discussão. Por fim, será apresentada a “Pactuação do produto do dignóstico de área”. Após esclarecimentos, será feita a avaliação da capacitação.

Sensibilização na VI Geres

No dia 20 de maio (próxima terça-feira), a equipe do Mãe Coruja vai realizar uma oficina na VI Geres, com sede em Arcoverde. O objetivo é sensibilizar e apresentar o Programa para a região do Sertão do Moxotó.

Participarão do encontro coordenadores dos PACS\PSF, profissionais dos CRAS, Conselhos Municipais de Defesa dos Direito da Criança e Adolescente (COMDICA), Conselhos Municipais Tutelares, Conselhos de Saúde, Representante da Fundação Terra, Parteiras Tradicionais e Representantes da Educação.

Em outubro de 2007, o Mãe Coruja foi lançado na IX Geres. Agora, é a vez da VI GERES. Até 2010, estará em todo o estado de Pernambuco.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Governador Eduardo Campos pede o engajamento dos prefeitos do Sertão do Moxotó, em café da manhã no Palácio


O governador Eduardo Campos recebeu os prefeitos de 13 municípios do Sertão do Moxotó, que fazem parte da VI Geres, hoje de manhã, para um "Café-Coruja", no Palácio do Campo das Princesas. O encontro, acompanhado por todos os secretários envolvidos no Programa Mãe Coruja, foi para lançar as sementes do Programa, que será lançado dia 28 de maio na região. O café da manhã teve a participação da primeira dama, Renata Campos, todos os secretários de Estado envolvidos no Programa, e assessoria técnica do Mãe Coruja.

Antes da conversa do governador com os prefeitos, a gerente de Políticas de Saúde, Ana Elizabeth de Andrade Lima (Bebeth), explicou detalhadamente o funcionamento e estrutura do Programa, lançado em quatro de outubro na IX Geres, em Ouricuri. A animação "Vida Maria", do cearense Márcio Ramos, ajudou a sensibilizar os prefeitos, que acompanharam atentamente. Ao final da apresentação, foi exibido um documentário mostrando o lançamento do Programa, e depoimentos de agentes comunitários de saúde, após sensibilizações.

Eduardo Campos disse aos prefeitos que o Programa já está funcionando, mas lembrou que ele "fica em pé com muito mais facilidade se as prefeituras colaborarem". Ele pediu para que os prefeitos se colocassem no lugar de um pai ou de uma mãe, que podem perder um filho, dependendo do comportamento do prefeito, na participação do Programa. Sugeriu também que os prefeitos escolhessem pessoas que pudessem realmente "tomar de conta" do Mãe Coruja, "aquela pessoa que resolva os problemas", para facilitar sua implementação em cada município.


Na longa e descontraída conversa, o governador lembrou que 150 mil pernambucanos nascem por ano, e que é preciso dar respostas rápidas e eficientes à população. Para isso, destacou a importância do cuidado com as mães e crianças. "Um estado que não cuida da mãe e da criança, vai cuidar de quem? - , perguntou.
Ele recordou a trajetória do presidente Lula, um exemplo de nordestino, que escapou das inúmeras dificuldades, "mesmo sem ter o Mãe Coruja", e "hoje está dando um show de bola".

Mesmo reconhecendo que há um "contexto complexo", por conta das eleições para prefeitos e vereadores deste ano, ele disse ter "confiança na parceria" do Estado com municípios. Solicitou a participação dos prefeitos "da forma mais ampla e democrática possível".

Após a explanação do governador, os prefeitos puderam tirar dúvidas. O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, disse que os municípios vão precisar de orientações, e recebeu da assessoria do Mãe Coruja, o informe sobre o calendário de atividades na região. "A partir do dia 18, a equipe do Programa chega lá, para discutir tudo passo a passo", explicou Bebeth. O lançamento está marcado para o dia 28.
"Nosso pessoal já está preparado. É preparar o de vocês para entrar em campo", concluiu o governador, ao final do encontro.

sábado, 3 de maio de 2008

Profissionais divulgam o Mãe Coruja trocam experiências no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Uma equipe multidisciplinar do Programa Mãe Coruja Pernambucana está participando do 9º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade”, que termina neste domingo, 4 de maio. O Congresso, que tem como tema “Importância da Medicina de Família e Comunidade na Estratégia de Saúde da Família para a saúde do Brasil: 30 anos após o Alma-Mata”, está sendo realizado no Centro de Convenções, em Fortaleza.


Um dos momentos mais importantes da participação do Programa foi a instalação-surpresa do “Stand Mãe Coruja”, na área central do Centro de Convenções. Foi disponibilizado um vasto material sobre o Programa, atraindo a atenção de centenas de profissionais. Em menos de duas horas, todo o material foi distribuído, com muitos elogios ao modelo de funcionamento do Programa e à qualidade gráfica do material.


Foram apresentados trabalhos sobre vários aspectos do Programa, com o processo de monitoramento, as ações integradas, envolvendo várias secretarias, encontros com municípios, além da troca de experiência com profissionais de vários estados e municípios do Brasil.



O resultado foi a troca de experiência com vários outros projetos de redução da mortalidade materno-infantil, e a expectativa quanto à participação de Pernambuco no 3º Encontro Nacional de Produção em Saúde da Família, que será realizado em agosto, em Brasília.