segunda-feira, 16 de março de 2009

Governador e primeira dama visitam Canto da Mãe Coruja de Santa Cruz

O Canto Mãe Coruja de Santa Cruz, município do sertão do Araripe, no dia 15/03 se preparava para a visita da primeira dama Renata Campos e do governador do estado, Eduardo Campos, como parte do roteiro de obras e serviços êxitosos na região. As profissionais Elisandra e Flávia, responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento de gestantes e crianças do Canto, mobilizavam toda a comunidade para que tudo estivesse em perfeito funcionamento para a grande visita.

O lanche para os convidados, a arrumação da exposição de fotos do programa o artesão com o material para ser exposto no canto, a gestante que irá receber o enxoval das mãos do governador, a outra que irá recitar um poema fruto de sua grande conquista (que aprendeu a ler no ciclo de cultura do programa), o repentista que irá se apresentar cantando versos sobre o programa, a limpeza do espaço, tapetes, espaço da criança, espaço do ciclo de cultura, enfim, nada podia falhar. Nada falhou. Tudo com esmero, assim com esmero são tratadas as gestantes, suas crianças e familiares por parte das profissionais.

Aproximadamente trinta mulheres entre gestantes e mães com seus bebês, assim como representantes das secretarias do estado que participam do programa e do município e outros convidados , compareceram ao grande dia. A chegada do governador foi cercada de muita alegria por partes dos convidados em primeiro momento no canto. A primeira dama e o Governador cumprimentaram a todas com a mesma atenção dispensada a um de seu parente mais próximo.
Na ocasião, uma gestante colocou nos braços do governador uma criança assistida pelo programa que tem o seu nome em homenagem ao governador - Eduardo. O comparecimento de grande parte da população, praticamente quase todos os munícipes, foi cercado de grande emoção se verificava que era em agradecimento ao que o programa Mãe Coruja e outras ações do governo vêm realizando no município e na região.
(Texto realizado por Iramaraí Vilela e Ana Maria, integrantes do Programa)

Algumas fotos mostram o clima de alegria em Santa Cruz, neste domingo, durante a visita do governador Eduardo Campos e da primeira dama, Renata Campos, ao Canto da Mãe Coruja. Eles foram acompanhados por representantes das várias secretarias que integram o Programa.


Renata Campos, ao lado de uma mãe coruja e seu filho.

Recepção calorosa pelas profissionais do Canto

Explicações sobre a dinâmica e funcionamento do Canto


Hora importante para a mãe e a criança: amamentação.

3 comentários:

  1. Ótimo poder compartilhar de cada avanço e progresso do Programa Mãe Coruja. Cada passo adiante,cada vitória conquistada, principalmente para nós, profissionais selecionados para atuar no programa, enche-nos de satisfação, mas também de ansiedade para começar a atuar de forma ativa e concreta neste valiosíssimo e já vencedor, projeto do Governo do Estado. Nesta perspectiva, gostaria de saber se é possível disponibilizar através do blog ou de algum outro espaço, os nomes dos municípios que serão atendidos pelo programa ainda em 2009, uma vez que a previsão é a de que até 94 sejam contemplados.
    Grata e ansiosa por fazer parte da família Mãe Coruja,
    Danielle Souza
    Psicóloga - Rio Formoso.

    ResponderExcluir
  2. Estar em Santa Cruz, foi muito especial para mim. Pois ao entrar no Canto Mãe Coruja e ver as mães todas arrumadas com os seus filhos no colo aguardando o Governador e a primeira dama me deu a sensação de que estamos no caminho certo, por que enquanto estava ali a espera da comitiva pude ver e ouvir estórias que foram mudadas pra melhor com a chegada do Programa naquele município. Uma pessoa em especial me emocionou bastante, foi uma mãe que chegou no programa sem saber ler e escrever, e depois de passar pelo círculo de educação e cultura, ontem no meio daquela multidão leu um texto que escreveu falando sobre o Natal. Naquele momento eu vi que ainda vale a pena acreditar que juntos (Estado, município e sociedade civil) mudaremos a tão triste realidade da mortalidade materno infantil de Pernambuco.

    Ana Paula - Instituto Agronômico de Pernambuco IPA

    ResponderExcluir
  3. É muito bom saber da existência de um programa que incentiva as gestantes não só a sonharem com um futuro melhor mas fornece meios para que este sonho se torne realidade. E melhor do que isto é puder contribuir com esta realidade.
    O Canto Mãe Coruja de Santa Cruz, as gestantes e mães corujas agradecem a presença do Governador e sua equipe

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...