sábado, 12 de junho de 2010

Mãe Coruja Pernambucana no Sertão do Araripe


O Programa Mãe Coruja Pernambucana nasceu oficialmente no dia 04 de outubro de 2007 através do Decreto nº. 30.859 e posteriormente, em 15 de dezembro de 2009, foi instituído como Lei nº 13.959.

O Mãe Coruja surge do desejo de realizar um programa que pudesse cuidar de forma ampla da mulher e das crianças, fortalecendo os vínculos afetivos; promovendo uma gestação saudável; e garantindo às crianças nascidas no território pernambucano o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso.

O Programa lançou a primeira semente em outubro de 2007, com sua implantação na Região do Sertão do Araripe, que compreende 11 municípios (Araripina, Bodocó, Exu, ipubi, granito, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade).

Nessa Região o Programa conta com o trabalho de 22 técnicos (os Profissionais dos Cantos Mãe Coruja), com uma Coordenação Regional e com a importante parceria das secretarias municipais, sociedade civil e profissionais das áreas de saúde, educação e ação social.

No decorrer do desenvolvimento do Programa, foram mais de 1.900 gestantes cadastradas e acompanhadas durante a gravidez, e mais de 700 crianças, filhas dessas mulheres acompanhadas durante seu crescimento.

Muitas são as ações desenvolvidas pelo Programa, que apresenta algumas particularidades dentro de cada município onde o Mãe Coruja está implantado. Destacam-se aqui as 52 oficinas de qualificação profissionais já realizadas até o momento na Região do Araripe, que beneficiou cerca de 1082 mulheres; e a assinatura de convênio para equipagem de maternidades, que no ano de 2007 contemplou cinco maternidades dessa região e em 2009 outras duas.

Outra importante ação ocorrida no município foi a inauguração da Maternidade Regional Mãe Coruja como referência obstétrica para suporte aos 11 municípios da IX Regional de Saúde.

Muitos são os avanços que podem ser observados nitidamente nos municípios do Sertão do Araripe, e muitos também são os desafios encontrados ao longo da caminhada, mas para esses desafios contamos com a dedicação de uma Equipe que está determinada a cuidar e transformar a vida das pessoas. Essa é a Equipe do Programa Mãe Coruja Pernambucana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...