sábado, 30 de abril de 2011

Governador e Primeira Dama Visitam o Canto Mãe Coruja de Pedra



No dia 31 de março o Governador Eduardo Campos e a Primeira Dama Renata Campos visitaram Pedra, município da VI Regional de Saúde, situado no Sertão Pernambucano.
O Governador inaugurou a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Professor Brasilian e também
liberou ordem de serviço para reforma na rede de distribuição de água, obra de grande investimento, que beneficiará os habitantes do município da Pedra.
Ainda durante a visita, o Governador e a Primeira Dama foram ao Canto Mãe Coruja de Pedra e tiveram a oportunidade de avaliar a sala de situação no mural do Canto.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Palestra com Equipe Multiprofissional para Gestantes de Calçado


O Canto Mãe Coruja de Calçado, em parceria com equipe multiprofissional do município, composta por enfermeira, dentista e nutricionista, realizou uma palestra para todas as gestantes cadastradas no Programa Mãe Coruja, sobre o
aleitamento materno e a importância de uma alimentação saudável durante a gestação.


Justificar

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CORDEL DESENCANTADO



ERA UMA VEZ NO SERTÃO/

UMA JOVEM APAIXONADA/

COM 14 ANOS TEVE /

GRAVIDEZ INDESEJADA/

POIS SEM ARRUMAR MARIDO/

FEZ ABORTO ESCONDIDO/

E MORREU DE MADRUGADA/


O DESGOSTO FOI TÃO GRANDE/

QUE O CORAÇÃO PAROU/

ISSO FOI O RESUTADO/

DE TANTO DESAMÔ/

A FAMÍLIA HOJE SOFRE/

UMA MORTE TÃO PRECOCE/

A MENINA ERA UMA FLOR/


QUAL FOI A CAUSA DA MORTE/

TODO MUNDO QUER SABER/

ELA SE ESVAIU EM SANGUE/

A MÃE DELA VAI DIZER/

O DOUTOR DIZ OUTRA COISA/

MAS NÃO DÁ PRA ENTENDER/

CUIDE BEM DESSAS MULHERES/

EU AGORA VOU DIZER!

O Cordel acima foi escrito durante uma dinâmica de grupo na capacitação sobre investigação de óbito materno e de mulher em idade fértil, que ocorreu nos dias 11 e 12 de abril na IX Regional de Saúde.

Dentre as autoras haviam oito profissionais que fazem parte do Programa Mãe Coruja Pernambucana, são elas: Natércia, Isabel,Valéria, Socorro, Ana Cristina, Sâmia, Ediane e Joice.

terça-feira, 26 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DE SAÚDE – IBIRAJUBA


No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Para celebrar esta data tão importante, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirajuba, em parceria com a Coordenadoria da Mulher e com o Programa Mãe Coruja, programou um dia especial para as Gestantes do município.

A escolha das gestantes como público-alvo do evento justifica-se pelo grande número de adolescentes grávidas, gestações não planejadas e diversos problemas gestacionais que fazem Ibirajuba ter um grande percentual de gestantes consideradas de alto risco.

A programação para comemorar o Dia Mundial da Saúde teve diversas palestras informativas sobre temas importantes para as gestantes como: pré-natal, alimentação, atividade física durante gestação, políticas públicas e saúde bucal. Além das palestras, houve exibição de filme sobre a gestação e uma encenação sobre aleitamento materno. O evento proporcionou ainda, oficinas de bordado, corte de cabelo, maquiagem e manicure.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Artesanato em Fuxico em Exu


O Curso de Artesanato em Fuxico, oferecido pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana no distrito de Tabocas, em Exu, foi considerado um grande sucesso pelas profissionais do Canto Mãe Coruja, Ana Cristina e Leônia.

As profissionais relatam que os cursos de qualificação profissional elevam a auto estima das mulheres e quando realizados em distritos como o de Tabocas, valorizam o espaço rural e as mulheres que nele residem.

Ana Cristina e Leônia afirmam ainda que o curso atingiu um de seus objetivos principais, que é a geração de renda, pois as participantes do curso de artesanato em fuxico já vendem o que produzem!



sábado, 23 de abril de 2011

Curso de Sistema de Posicionamento Global – GPS, é desenvolvido em Araçoiaba


As profissionais do Canto Mãe Coruja de Araçoiaba participaram de um Curso para utilização do Sistema de Posicionamento Global – GPS, promovido pela I Gerência Regional de Saúde (I GERES).
O curso foi realizado entre os dias 21 a 25 de março, com carga horária de 40h e foi oferecido para os profissionais da I GERES e do Canto Mãe Coruja do município de Araçoiaba. Dentre os assuntos abordados, destacam-se: reconhecimento geográfico (urbano, rural, conjunto...), comunicação do trabalho, como fazer o registro prévio, conhecer os limites geográficos, escolher vias, pontos cardeais, fazer ponto de registro, carregamento de dados do receptor (equipamento) e verificação nos mapas.

As profissionais do canto (Alissandra e Ana Suelly) acreditam que o curso auxiliará o acompanhamento das gestantes do Programa Mãe Coruja, melhorando o monitoramento e facilitando o planejamento de ações futuras de acordo com as microrregiões do município (bairros, vilas, invasões, zona rural, zona urbana).
Alissandra e Ana Suelly, que ficaram muito entusiasmadas com as novas possibilidades de trabalho, receberam o equipamento e já começaram a planejar o início do mapeamento.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vídeo: Canto Mãe Coruja de Canhotinho

As profissionais do Canto Mãe Coruja de Canhotinho, Simone Moraes e Tatiana Freire, apresentaram, no I Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambucana, o vídeo: Canto Mãe Coruja de Canhotinho - V GERES. O vídeo apresenta várias fotografias das oficinas que foram realizadas por profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) para as gestantes cadastradas no Programa Mãe Coruja. Essas oficinas trabalharam temas relevantes para as gestantes como: amamentação, afetividade, cuidados com o RN, exercícios na gestação e alimentação.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cursos de Qualificação Profissional do Programa Mãe Coruja em Santa Cruz


O Programa Mãe Coruja Pernambucana continua qualificando muitas mulheres do município de Santa Cruz, através de oficinas profissionalizantes em diversas modalidades.

Seguem abaixo fotografias de alguns cursos: Preparação e decoração de bolos e tortas; Sorvetes e picolés; e Cuidador de criança.










segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comemoração dos 25 anos da Pastoral da Criança em Pernambuco


Dentre as Comemorações do Jubileu de Prata da Pastoral da Criança em Pernambuco, que se realizou na Colonia Salesiana em Jaboatão dos Guararapes, no período de 11 a 14 de abril, ocorreu a entrega, em solenidade, do Prêmio Zilda Arns à instituições, ações e programas que trabalham para a melhoria de vida de crianças em Pernambuco.

O prêmio foi concedido para: a Associação Brasileira Criança Cidadã - ABCC; ao Movimento Pró-Criança; ao Comitê de Cidadania e Combate a Fome; e ao Programa Mãe Coruja Pernambucana, por suas ações voltadas à redução da mortalidade materno-infantil em Pernambuco. Foi a Irmã Vera Lúcia, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, quem entregou a Primeira-Dama Renata Campos.

Além de Pastorais nacionais e intenacionais, é preciso citar algumas importantes presenças no evento, dentre elas: o Coordenador da Pastoral de Pernambuco, Agenaldo Leão; Nelson Arns, filho de Dona Zilda Arns; o Coordenador Internacional da Pastoral da Criança; o Bispo de Pesqueira e também responsável pela Pastoral em Pernambuco, Dom Francisco; os voluntários da Pastoral; a equipe do Programa Mãe Coruja; e também o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A Solenidade contou ainda com uma belíssima atração cultural, "A Ópera Áreas Sagradas", espetáculo que emocionou todos os participantes. Teve-se ainda o tradicional corte de bolo com a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque tocando o tradicional parabéns para os 25 anos da Pastoral da Criança em Pernambuco.

Governador Visita o Município de Santa Filomena


No dia 18 de março o Governador do Estado de Pernambuco visitou o município de Santa Filomena, acompanhado da 1ª Dama, Renata Campos, para inauguração de PE - 625.

Drª Renata Campos aproveitou a visita para ir ao Canto Mãe Coruja de Santa Filomena e reuniu-se com a equipe do Canto e também do Círculo de Educação e Cultura para conversar sobre as ações do Programa e orientar as profissionais.

De acordo com Isabel Amaral e Socorro Silva, profissionais do Canto Mãe Coruja do município, o Programa Mãe Coruja Pernambucana tem fortalecido o trabalho em rede e reduzido a mortalidade infantil, promovendo qualidade de vida para as mulheres e crianças de Santa Filomena.

Ainda segundo relato das profissionais do canto, os munícipes ficaram radiantes com a visita e simplicidade do Governador Eduardo Campos, que andou lado-a-lado com o povo.




sábado, 16 de abril de 2011

Qualificação Profissional em Calçado

Os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana no município de Calçado são acompanhados pelas técnicas Diana Pastor e Cristiane Melo. Nesse município os cursos desenvolvidos pelo Mãe Coruja também fazem o maior sucesso entre as gestantes cadastradas no Programa.

Fotografias do Curso Preparação e Decoração de Bolos e Tortas

Fotografias do Curso de Artesanato - Bijuteria

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Comemoração do Dia Internacional da Mulher em Exu


A Coordenadoria Municipal da Mulher do município de Exu realizou uma programação especial no mês de março para comemorar o dia internacional da mulher.
Vários órgãos do município fizeram parte desta programação especial, dentre eles, o Canto Mãe Coruja de Exu, que participou de programa na rádio Acauã, exposição de materiais confeccionados na oficina de qualificação profissional e também de jogos (na modalidade futsal).
Durante o programa na rádio, as profissionais do Canto Mãe Coruja de Exu, Ana Cristina e Leônia, juntamente com a coordenadora do Círculo de Educação e Cultura, Lúcia Pereira, aproveitaram para informar a população sobre: a atuação do Canto mãe Coruja no município, e a importância do aleitamento materno exclusivo, do teste do pezinho, da puericultura...
Para expor os produtos confeccionados durante a qualificação profissional do Programa Mãe Coruja, as profissionais do canto, em parceria com o CRAS, montaram uma barraca, cujo tema era "mulher empreendedora".