quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA



 
Dia 11 de Outubro de 2007, no sertão do Araripe, laçávamos o Programa Mãe Coruja Pernambucana e logo atingiríamos todos os municípios onde a mortalidade fosse igual ou superior a 25 por mil nascidos vivos.  Embalados no sonho de mudar esta realidade a níveis aceitáveis em nosso estado, mergulhávamos em uma dinâmica onde captar a mulher gestante o quanto antes seria a chave para os cuidados em sua integralidade com o envolvimento de diversos setores.

Através de planilhas Excel, iniciávamos o acompanhamento do programa no estado. Toda mulher gestante, residente nos municípios Pernambucanos onde o programa foi implantado eram nele cadastradas. Esse cadastro abriria um leque de informações necessárias para os encaminhamentos em direção ao cuidado da mulher, de seu filho e também de sua família. A planilha Excel a cada dia ganharia novas colunas com um número crescente de dados como: nome da mulher, residência, idade, risco gestacional, escolaridade e muitos outros dados sobre saúde, educação e desenvolvimento social.

Acompanhar e monitorar para cuidar dos direitos das mulheres e das crianças. Este sempre foi grande objetivo do Programa Mãe Coruja Pernambucana e para isso, criar ferramentas para facilitar o processo fazia-se extremamente necessário. 

Assim, em novembro de 2009, um sistema de informação foi implantado para facilitar o acompanhamento, monitoramento e avaliação do programa. A ausência da internet para rodar esse sistema nos municípios foi um dos grandes entraves, além disso, inicialmente, o sistema não era capaz de gerar todos os relatórios necessários para o bom monitoramento das ações do Mãe Coruja.

No ano de 2012, com a melhoria da capacidade da internet nos municípios e com o aprimoramento do sistema de informação, foi possível obter uma maior capacidade de geração de relatórios e melhorar o acompanhamento e monitoramento das gestantes e das crianças. 

Durante o período de maio a outubro de 2012, todos os profissionais que fazem parte do Mãe Coruja foram capacitados para utilizar a nova versão do Sistema de Informação do Programa Mãe Coruja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...