sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo está com inscrições abertas para o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã







O Programa Mãe Coruja Pernambucana desde 2007 vem diminuindo  a mortalidade infantil em 103 municípios do nosso estado, onde na época esta mortalidade  atingia os índices de mais 25 por mil nascidos vivos.   Para diminuir estes números, o Programa vem construindo uma rede intersetorial e solidária onde particípam 8  secretarias do estado, secretarias  municípais e  a sociedade civil organizada.  Uma das Secretarias do estado envolvidas, é a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendorísmo, onde vem trabalhando na oferta de cursos profissionalizantes em diversas áreas para as gestantes, mães e famílias cadastradas no Mãe Coruja, propiciando a este público a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho e  geração de renda. A secretaria de Trabalho, Qualificaçlão e Empreendedorísmo está com as inscrições abertas para o Projovem, conforme informações abaixo.
 





PROJOVEM TRABALHADOR 2013

PROJETO COM INSCRIÇÕES ABERTAS ENTRE OS DIAS 8 E 13 DE MAIO

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo está com inscrições abertas para o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, que será realizado em 49 municípios do Estado, disponibilizando um total de 3.275 vagas.

Municípios beneficiados: Afrânio, Altinho, Amaraji, Angelim, Araçoiaba, Araripina, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de São Francisco, Betânia, Bezerros, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Camocim de São Félix, Camutanga, Canhotinho, Carnaíba, Caruaru,Catende, Condado, Correntes, Cumaru, Dormentes, Escada, Exu, Feira Nova, Garanhuns, Goiana, Granito, Ibirajuba, Igarassu, Ipubi, Itacuruba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, João Alfredo, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande, Limoeiro, Machados, Maraial, Olinda, Orobó, Palmares, Palmeirina, Paudalho, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Primavera, Recife, Riacho das Almas, Ribeirão, Salgadinho, Salgueiro, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São Caitano, São João, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Taquaritinga do Norte, Venturosa, Xexéu.
________________________________________
Tal processo será realizado juntamente com a Secretaria de Educação do Estado, através das escolas estaduais de Ensino Médio e de Referência, além de das Prefeituras Municipais.

O Projovem Trabalhador é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Secretaria de Educação, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens com idade entre 18 e 29 anos, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho e/ou na geração de renda.
Público-alvo:

O Projovem Trabalhador beneficiará em Pernambuco jovens e adultos de 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho e que:

I – estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental;
II – estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior.

O Programa tem Carga horária de 350 horas-aulas, sendo 100 horas-aulas destinadas aos conteúdos da qualificação social e 250 horas-aulas destinadas aos conteúdos dos arcos da qualificação profissional.

Os cursos estão distribuídos nas seguintes áreas:

• Administração
• Agroextrativismo
• Alimentação
• Arte e Cultura I
• Arte e Cultura II
• Comunicação e Marketing Social
• Construção e Reparos I
• Construção e Reparos II
• Educação
• Esporte e Lazer
• Gráfica
• Madeira e Móveis
• Metalmecânica I
• Metalmecânica II
• Saúde
• Serviços Domésticos I
• Serviços Domésticos II
• Serviços Pessoais
• Telemática
• Transporte
• Turismo e Hospitalidade
• Vestuário
O processo de inscrição para o Projeto Pro-Jovem trabalhador é realizado da seguinte forma: o canditado se inscreve nos cursos de forma on-line, através do link http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao.
Bolsa-auxílio:
A bolsa-auxílio é no valor de R$ 100,00 para os que fazem parte do Projeto. O pagamento será feito da seguinte forma:

• 1º Período – 60 horas da qualificação social;
• 2º Período – 60 horas, sendo 40hs de qualificação social + 20 horas de qualificação profissional;
• 3º Período – 60 horas da qualificação profissional;
• 4º Período – 60 horas da qualificação profissional;
• 5º Período – 60 horas da qualificação profissional;
• 6º Período – 50 horas da qualificação profissional
Para o jovem ter direito à bolsa-auxílio, ele deve ter no mínimo 75% de cada período. Isso significa que o jovem deve ter o mínimo de 45 horas de presença nos períodos de 60 horas e ter 37 horas e 30 minutos de presença no período de 50 horas.


Municípios e Escolas:

As ações de qualificação social e profissional do Programa ProJovem Trabalhador, serão realizadas em 49 municípios do estado, buscando priorizar os alunos egressos de Ensino Médio ou cursando, através de parceria com as Escolas Estaduais de Ensino Médio e de Referência, bem como diversos Municípios do Estado.


Novos Talentos
PROJETO COM INSCRIÇÕES ABERTAS
O Projeto Novos Talentos é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema S, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e do SENAI, SENAC e SEST/SENAT.Durante o ano de 2013, a iniciativa oferecerá 13.957 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Serão 4.457 vagas de qualificação de interesse do setor industrial, oferecidas pelo SENAI; 5.500 vagas em cursos de qualificação para ocupações dos setores de Comercio e Serviços, oferecidos pelo SENAC e 4 mil em cursos oferecidos pelo SEST/SENAT para ocupações do setor de transporte. Os cursos têm carga horária de 160h a 400h.
Cursos Técnicos:
A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) informa que as inscrições para os cursos técnicos do Programa Novos Talentos são abertas sempre nas segundas-feiras, às 8h, de acordo com cronograma, e seguem até o preenchimento das vagas oferecidas. Salientamos que para o ingresso e efetivação de matrícula será necessário o ensino médio completo. A STQE informa ainda que a velocidade de preenchimento das vagas se deve ao fato da grande procura no mercado dos cursos em questão.

Público-Alvo:

Jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Serão também contemplados os públicos do programa Governo Presente, da Fundação Terra, da Secretaria da Mulher, além de turmas formadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização.


Metas do Projeto:

Qualificação de 13.957 jovens, através de cursos promovidos pelo Sistema S, em diversos municípios do Estado.


Cronograma:
O Projeto Novos Talentos 2013 é trimestral. Neste primeiro trimestre, o SENAI disponibilizará 1.832 vagas, divididas em 116 turmas. Serão beneficiados 14 Municípios: Arcoverde, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Dormentes, Garanhuns, Lagoa Grande, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço, Paulista, Serra Talhada e Triunfo.
O SENAC abrirá 95 turmas, totalizando 2.270 vagas. Ao todo, 25 cidades serão contempladas: Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Canhotinho, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Passira, Paulista, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, São Bento do Uma, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira e Vitória de Santo Antão.
Já o SEST/SENAT desenvolverá seus cursos apenas a partir do 2º trimestre de 2013. Serão 4 mil vagas gratuitas de Cursos de Qualificação Profissional Básica, em 80 Municípios para os cursos de Motorista de Transporte Coletivo de Passageiros e Turismo, Motorista de Transporte Rodoviário de Cargas.
O processo de inscrição para o Projeto Novos Talentos é realizado da seguinte forma: o canditado se inscreve nos cursos de forma on-line, através do link http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao. Já no ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF, sendo necessário, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...