quarta-feira, 22 de maio de 2013

Município de Ipojuca lança Mãe Coruja Ipojucana


 
 

 
         Na próxima quinta- feira, dia 23 de maio, a Prefeitura do Ipojuca lança o seu Programa Mãe Coruja, em cooperação técnica com o Governo do Estado e inspirado no exitoso Programa Mãe Coruja Pernambucana. Um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas de atenção a gestantes e a crianças na primeira infância.

       Na versão ipojucana, as unidades de acolhimento das mães e crianças serão denominados“ninhos”, com interação permanente com a rede de atenção primária à saúde. As ações intersetoriais do Programa encontram abrigo em sete (7) secretarias municipais, que articuladas trarão atendimento de qualidade e prioritário às gestantes e crianças nas unidades de saúde, resgate da cidadania com inclusão da família na cadeia produtiva local e elevação da escolaridade, além de fortalecimento dos vínculos afetivos familiares.

      Problemas como a violência social, em última análise pode ter origem ainda no período pré-concepção com fetos indesejados ou rejeitados, decorrentes da deficiente política de planejamento familiar, baixa escolaridade, falta de perspectiva de futuro e banalização da sexualidade em adolescentes. Pode persistir em gestações mal cuidadas, tensas e desamparadas; em partos traumáticos pela dificuldade de acesso e pela gélida relação com os profissionais de saúde. E se continuar na primeira infância, privada de uma boa alimentação, amor e estímulos adequados que proporcionem um desenvolvimento saudável do ponto de vista físico, emocional, cognitivo e social. Já dizia Pitágoras:“Educai as crianças e não será necessário punir os homens.

      Neste sentido, a criação de uma rede de proteção social para as gestantes e sua família contribuirá para o surgimento de uma geração que além dos ganhos cognitivos e afetivos, desenvolverá habilidades de convivência pacífica e de superação das adversidades, lidando de maneira respeitosa com o outro e com o ambiente. Só assim poderemos pensar numa Ipojuca melhor pra todos .

 

Um comentário:

Por favor deixe seus comentários e sugestões...