segunda-feira, 8 de julho de 2013

A importância dos Círculos de Educação e Cultura para as mulheres do Mãe Coruja em Bonito


      Vários fatores interferem na mortalidade infantil e materna. Alguns destes fatores incidem de forma bem próxima  como os relacionados com o cuidado ao pré-natal,  parto, puerpério, e a criança até os seus primeiros anos  de vida (vacinas,  aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento, etc.), fatores estes,  de responsabilidade do sistema de saúde. Outros motivos que levam a esta mortalidade são os relacionados à falta de condições econômicas, de cidadania, qualificação profissional,  educacional, entre outros.

      No tocante a educação, foco desta matéria,  o Programa Mãe Coruja Pernambucana para ajudar na redução desta mortalidade, através da Secretaria de Educação do Estado, criou os Círculos de Educação e Cultura. Modelo educacional baseado na pedagogia de Paulo Freire onde o educando é protagonista de sua história. Assim tem sido trabalhado nos Círculos de Educação e Cultura a história das mulheres cadastradas no Mãe Coruja, contribuindo de forma decisiva no seu  letramento, na continuidade de seus estudos e principalmente na consciência e conquista de seus direitos  . Um pouco do exemplo do que este trabalho expressa está relatado por uma professora de um deste Círculo:
       “Sou professora MÃE CORUJA em Bonito PE e gostaria que publicassem essas fotos no blog para homenagear mães e crianças que me fazem tão feliz no convívio com elas, dia a dia. Esse Programa veio para acolher pessoas tão sofridas, necessitadas de um pouco de carinho, conversa e amor. Que muitas vezes, ficam em casa lamentando-se ou chorando por coisas que só elas sabem os motivos, e quando vão para as aulas do círculo de cultura e educação, chegam tristes cabisbaixas e saem de lá alegres, brincando, conversando, trocando conhecimentos natos e adquiridos naquele dia ali, junto com as demais mães que lá estão. É muito gratificante trabalhar com pessoas humildes e ao mesmo tempo poderosas, MINHAS MÃES CORUJAS...amo trabalhar com vocês.”
Texto: Josinete Maria, professora do Círculo de Educação e Cultura em Bonito





 

Um comentário:

Por favor deixe seus comentários e sugestões...