sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Notícias de municípios da V regional do Mãe Coruja





Lagoa do Ouro 


Mãe Coruja em parceria com o município  no "Outubro Rosa"




     O Programa Mãe Coruja em parceria com a Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher, realizou ações voltadas para orientação e prevenção do Câncer de Mama. A Estratégia de Saúde da Família – ESF localizada no povoado de Campo Alegre zona rural de Lagoa do Ouro, promoveu juntamente com o Mãe Coruja uma caminhada pelas ruas do povoado.  No dia seguinte, o encerramento do evento aconteceu com outra caminhada, arrastando uma grande multidão pelas ruas da cidade de Lagoa do Ouro e em seguida uma palestra ministrada pelo Médico Mastologista Dr. Paulo Batista.




























Projeto de educação continuada com grupo de adolescentes






          O Programa Mãe Coruja em parceria com a Coordenadoria da Mulher (Jadiene Ricardo), vem realizando no município de Lagoa do Ouro, um projeto de Educação Continuada com um grupo de adolescentes na Escola Municipal Jandira Pedrosa. Toda primeira quinta-feira do mês, são desenvolvidas ações voltadas para orientação e prevenção da gravidez na adolescência.





Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Lagoa do Ouro
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana










                                             Paranatama 
     Semana de festividades em comemoração ao dia das crianças





     O Programa Mãe Coruja em  Paranatama realizou uma semana de festividades em comemoração ao dia das crianças no período de 27/10 a 04/11/14. Todos os 4 Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja no município e a Creche Municipal foram contemplados com muitas atividades. Foi uma semana de várias brincadeiras: de rodas, da cadeira, cobra-cega, jogos, pinturas, cineminha, etc. Além das brincadeiras houve distribuições de bombons, pirulitos, lanches, pipocas e brinquedos.

     O encerramento do Evento foi uma palestra direcionada as mães cadastradas no Mãe Coruja, ratificando o objetivo do Programa  quanto “ Os Cuidados com a 1ª Infância” focalizando a afetividade, que foi ministrada pela psicóloga do CRAS.

    Na organização deste evento teve  a participação de todos os profissionais do Mãe Coruja que trabalham nos cantos e profissionais dos Círculos de Educação e Cultura assim como da Psicóloga do CRAS, do articulador e da Secretaria de Assistência Social.



Matéria: Profissionais do Canto - Maria Celia Almeida de Lima e Maria Cicera Carvalho Gom
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana








                                     Brejão

Mãe Coruja e IPA no incentivo a boa alimentação para mulheres, crianças e famílias cadastradas no Programa



O Projeto Horta Solidária Mãe Coruja é uma iniciativa do Instituto Agronômico de Pernambuco e Programa Mãe Coruja no Município. Tem por objetivo precípuo contribuir com a segurança alimentar e nutricional das famílias cadastradas no Programa, orientando a construção de hortas com a reutilização de material reciclável, afim de suprir, a carência de vitaminas e sais minerais, que trarão benefícios à saúde de todos. Portanto, o projeto está estruturado de forma simples e objetiva, contemplando as reuniões para planejamento, implantação, cultivo e a colheita das hortaliças, dirigida as famílias, alunos e professores do Círculo de Educação e Cultura.      Por fim, tem o escopo de incentivar o cultivo de hortaliças sem degradar o meio ambiente e sem comprometer a saúde humana, aumentando o leque de possibilidades de geração de renda para as famílias mais necessitadas, haja vista, as facilidades e o pouco espaço que demanda este tipo de atividade. A apresentação do projeto aconteceu no dia 16 de outubro do corrente ano na Sede do Ipa , tivemos a participação de  12 mulheres cadastradas no Programa Mãe  e 3 acompanhantes e a Equipe do CEC , Extencionista do Ipa. 

Mãe Coruja em Brejão trabalha o tema "Ser pai é..." com mulheres cadastradas no Programa no CEC.







   Foi realizado pelo Mãe Coruja em brejão, através de seu Canto Mãe Coruja e seu Círculo de Educação e Cultura, o Aulão no dia 11/09/2014, cujo tema abordado foi, "Ser Pai Coruja é..."  teve início com as boas vindas de todos os profissionais do Mãe Coruja, do Diretor da Erem – Professora Ismenia Lemos Wanderley onde funciona o CEC e na sequência  uma apresentação e depoimento da Pedadoga Karla Roldão (Coordenadora do Mais Educação)  em seguida uma roda de conversa onde ressaltamos que a participação afetiva do pai na vida de um filho promove segurança, autoestima e estabilidade emocional, e o quanto é fundamental a participação dos pais nas atividades escolares. Finalizou com a distribuição de lembrancinhas para todas as particiantes.  



Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja Brejão : Célia de Oliveira Lima e Michelle Karine Lima
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...