quarta-feira, 7 de maio de 2008

Governador Eduardo Campos pede o engajamento dos prefeitos do Sertão do Moxotó, em café da manhã no Palácio


O governador Eduardo Campos recebeu os prefeitos de 13 municípios do Sertão do Moxotó, que fazem parte da VI Geres, hoje de manhã, para um "Café-Coruja", no Palácio do Campo das Princesas. O encontro, acompanhado por todos os secretários envolvidos no Programa Mãe Coruja, foi para lançar as sementes do Programa, que será lançado dia 28 de maio na região. O café da manhã teve a participação da primeira dama, Renata Campos, todos os secretários de Estado envolvidos no Programa, e assessoria técnica do Mãe Coruja.

Antes da conversa do governador com os prefeitos, a gerente de Políticas de Saúde, Ana Elizabeth de Andrade Lima (Bebeth), explicou detalhadamente o funcionamento e estrutura do Programa, lançado em quatro de outubro na IX Geres, em Ouricuri. A animação "Vida Maria", do cearense Márcio Ramos, ajudou a sensibilizar os prefeitos, que acompanharam atentamente. Ao final da apresentação, foi exibido um documentário mostrando o lançamento do Programa, e depoimentos de agentes comunitários de saúde, após sensibilizações.

Eduardo Campos disse aos prefeitos que o Programa já está funcionando, mas lembrou que ele "fica em pé com muito mais facilidade se as prefeituras colaborarem". Ele pediu para que os prefeitos se colocassem no lugar de um pai ou de uma mãe, que podem perder um filho, dependendo do comportamento do prefeito, na participação do Programa. Sugeriu também que os prefeitos escolhessem pessoas que pudessem realmente "tomar de conta" do Mãe Coruja, "aquela pessoa que resolva os problemas", para facilitar sua implementação em cada município.


Na longa e descontraída conversa, o governador lembrou que 150 mil pernambucanos nascem por ano, e que é preciso dar respostas rápidas e eficientes à população. Para isso, destacou a importância do cuidado com as mães e crianças. "Um estado que não cuida da mãe e da criança, vai cuidar de quem? - , perguntou.
Ele recordou a trajetória do presidente Lula, um exemplo de nordestino, que escapou das inúmeras dificuldades, "mesmo sem ter o Mãe Coruja", e "hoje está dando um show de bola".

Mesmo reconhecendo que há um "contexto complexo", por conta das eleições para prefeitos e vereadores deste ano, ele disse ter "confiança na parceria" do Estado com municípios. Solicitou a participação dos prefeitos "da forma mais ampla e democrática possível".

Após a explanação do governador, os prefeitos puderam tirar dúvidas. O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, disse que os municípios vão precisar de orientações, e recebeu da assessoria do Mãe Coruja, o informe sobre o calendário de atividades na região. "A partir do dia 18, a equipe do Programa chega lá, para discutir tudo passo a passo", explicou Bebeth. O lançamento está marcado para o dia 28.
"Nosso pessoal já está preparado. É preparar o de vocês para entrar em campo", concluiu o governador, ao final do encontro.

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER ONDE O PROGRAMA JA COMEÇOU PQ NEM AQ NA IX GERES O MESMO ANDA A PASSOS LENTOS PARA NAO DIZER TOTALMENTE PARADO!SEM FALAR NA FALTA DE INFORMAÇOES P NOS SAO PASSADAS,PQ ESTAVA MARCADO UMA CAPACITAÇAO PARA OS SELECIONADOS AGORA DIA 08 E 09 DESTE MES E NADA!!!!!!!!!!!!!!
    GOSTARIA DE SABER AINDA SE A MESMA VAI DE FATO ACONTECER! GOSTARIA MUITO DE PEDIR A COORDENAÇAO PARA MANTER INFORMADOS TODOS OS SELECIONADOS
    DESTE JA AGRADEÇO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Reforçando a colocação do colega... precisamos de informações... Já saiu o chamado para os profissionais da VI GERES??? haja vista, após a reunião com os Prefeitos da referida, falou-se que ao final desse mês estaria iniciando na região o Projeto!!
    Precisamos saber com antecedência.
    Agradeço antecipadamente atenção.

    ResponderExcluir
  3. CRÍTICAS, SUGESTÕES E PERGUNTA:

    1ª) CRÍTICA SUGESTÃO: A primeira convocação para atuar no programa mãe coruja, IX GERES - OURICURI,
    foi feita pela portaria nº 256 publicada no D.O nº 82 de 03.05.08 (um sábado); dando um prazo de 48 horas para apresentação na IX GERES DE OURICURI. As GERES não FUNCIONAM NOS SÁBADOS E DOMINGOS. Isso daria apenas um dia para apresentaçã e para àqueles que tenham acesso à INTERNET para tomarem conhecimento da citada convocação. Pelo BOM SENSO E TRANSPARÊNCIA, as convocações e o prazo de 48 horas para apresentação, deverá coincidir nos dias úteis da semana.

    2ª) Conforme noticiado no sítio da Secretaria de Saúde e Blog,QUEM SERIAM AS PESSOAS, conforme sugestão do Exmº Governador aos Prefeitos, as pessoas que pudessem realmente "tomar de conta" do Mãe Coruja, "aquela pessoa que resolva os problemas", para facilitar sua implementação em cada município. ESPERAMOS QUE NÃO SEJAM PROFISSIONAIS APADRINHADOS POLÍTICAMENTE para atuarem "no lugar" dos profissionais selecionados (Assistentes Sociais e Psicólogos); que essas pessoas sejam, apenas, supervisores que não tenham participado da seleção ou não tenham vínculos diretos com candidatos não classificados.
    Sendo um programa Estadual, com atuação nos municípios, os Prefeitos e Gestores de Saúde Municipais não devem ter uma discricionariedade ampla e controle exclusivo, sob pena de, TALVEZ, vir a existir algum tipo de favorecimento pessoal e político, no que diz respeito a indicações e contratações, POSTERIORES. "Ainda mais em época de eleições municipais"

    3º)Conforme noticiado, no dia 28.05.2008, "começam a capacitação de assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos que foram contratados para trabalhar nas unidades do programa". PORÉM, não temos conhecimento de que os profissionais SELECIONADOS para a VI GERES - ARCOVERDE, foram CONTRATADOS, conforme noticiado.Esperamos que antes do dia 28.05.08 tais profissionais sejam convocados, em Diário Oficial, para assinaturas dos respectivos contratos e dessa forma, então contratados, venham a ser capacitados para o programa. POIS, a CAPACITAÇÃO NÃO DEVE E NEM PODE SER ANTERIOR A CONTRATAÇÃO.

    4º) Já havendo um CRONOGRAMA, conforme noticiado, quando deverá ser publicada a Portaria de Convocação dos candidatos aprovados, para a contratação temporária na VI GERES, já que há uma data mencionada para o início das capacitações?

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...