domingo, 20 de novembro de 2011

EXPANSÃO DO PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA



No dia 8 de novembro de 2011 o Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, participou de um Café da Manhã com prefeitos e primeiras damas de oito municípios. O objetivo do evento foi apresentar o Programa Mãe Coruja, que será implantado nesses oito municípios pernambucanos, distribuídos nas II, III, IV, VII e X Gerências Regionais de Saúde (GERES).

O Mãe Coruja Pernambucana é um programa estratégico do Governo de Pernambuco que visa a reduzir os indicadores de mortalidade infantil e materna do estado, cuidando de forma integral das gestantes e crianças de 0 a 5 anos, através da articulação intersetorial das Secretarias de Saúde, Educação, Criança e Juventude, Trabalho, Agricultura e Reforma Agrária, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Planejamento, que se unem e trabalham de forma integrada dentro de três eixos:

- Saúde

- Educação e desenvolvimento

- Assistência social

A principal ação desenvolvida é o acompanhamento de mulheres gestantes, desde o momento da confirmação da gravidez, e das crianças durante a primeira infância; além de toda a família.

O programa envolve oito secretarias do estado e foi lançado em outubro de 2007 no Sertão do Araripe, região que detinha os piores indicadores sócio-econômicos do estado, especialmente os índices de mortalidade infantil e materna.

Atualmente o Mãe Coruja é visto como um programa pioneiro e de grande impacto social por importantes organizações ligadas à infância, como o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e a Organizações das Nações Unidas. O Ministério da Saúde também já reconheceu sua importância, não só para Pernambuco, mas para país, podendo ser modelo para outros estados.

Implementado por meio de uma parceria com os municípios, o programa tem em cada cidade um Canto Mãe Coruja: um equipamento social de referência com profissionais de nível superior com formação de gestão e monitoramento que acolhem, cadastram e acompanham as gestantes e suas crianças.

Atualmente o Mãe Coruja está implantado em 95 municípios, mas em breve serão 103 cidades pernambucana com um programa que tem a parceria de conselhos setoriais; organizações sociais, nacionais e internacionais tais como o Unicef, a Pastoral da Criança, a Save the Children/Abrinq; e o Ministério da Saúde, por meio da Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis (EBBS), Cidadão do Futuro e Rede Cegonha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...