quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SEMANA DO BEBÊ DE EXU



A Semana do Bebê de Exu, que ocorreu no período de 9 a 13 de outubro, foi organizada pela equipe do Programa Mãe Coruja e recebeu apoio da Prefeitura Municipal, das Secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Programa Saúde da Família (PSF), da Escola São Vicente de Paula e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Durante a semana foram desenvolvidas diversas atividades:

- Transmissão de informações sobre a Semana do Bebê na Rádio Acauã, parceira do Programa no município.

- Divulgação da programação elaborada para a Semana do Bebê no programa trocando idéias, em que foram abordados assuntos como a importância do pré-natal, puericultura e teste do pezinho.

- Abertura da Semana do Bebê com um “Chá informacional” no Canto Mãe Coruja, onde houve exposição de vídeos educativos e rodas de conversa.

- Realização de amostra de hortas aéreas com informações sobre a importância de uma boa alimentação e cultivo de plantas medicinais – Atividade desenvolvida pelo Círculo de Educação e Cultura.

- Desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas nas Unidades de Saúde da Família.

- Realização da noite do cinema infantil com apresentação do filme: Chico Bento – Atividade desenvolvida pelo CRAS.

- Passeata do bebê, atividade que encerrou a programação da Semana do Bebê de Santa Filomena. Essa passeata, que saiu do Canto Mãe Coruja e foi até a praça principal da cidade, contou com a animação de palhaços (alunos da Escola São Vicente de Paula). Ainda neste último dia da Semana da Criança, foram desenvolvidas diversas ações na praça: tenda organizada pela equipe de Atenção Básica para esclarecer dúvidas e distribuir panfletos, folders sobre pré-natal, parto e puerpério; e atividades lúdicas (brincadeiras de roda, desenho livre e leitura de histórias infantis) organizadas pelo Círculo de Educação e Cultura realizou.

De acordo com as profissionais do Canto Mãe Coruja de Exu, Ana Cristina dos Santos e Leônia de Moura, a Semana do Bebê trouxe uma visão mais ampliada da rede de atendimentos de Exu para melhorar os cuidados na primeira infância e aproximou ainda mais as equipes do Programa Mãe Coruja, Programa Saúde da Família (PSF) e Atenção Primária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...