segunda-feira, 10 de março de 2014

Dizem que a mulher é sexo frágil.

Erasmo Carlos  diz em uma de suas músicas:
"Dizem que a mulher é sexo frágil
 Que mentira absurda!
Eu que vivo na rotina de uma delas
Sei que a força está com elas..."
 
      Apesar de Erasmo apenas comentar da força da mulher dentro de casa, com ele e com seus filhos, não citando muitas mulheres trabalhadoras que chegam do trabalho e na maioria das vezes ainda tem que fazer as atividades domésticas, dá de mamá, ajudar um filho a fazer sua lição, dá atenção em todos os sentidos  a sua companhia, ou ter que  aguentar sua incompreensão, etc. Está é a  realidade. Apesar desta situação está cada vez mais sendo compartilhada por suas companhias, dividindo tarefas domésticas e havendo um clima maior de compreensão diante da sobrecarga da mulher trabalhadora, ainda está distante de uma igualdade.
 
     Leonardo Boff,  em um de seus livros,  " Feminino e masculino, uma nova consciência para o encontro das diferenças" , (ele diz que temos duas forças dentro de nós seres humanos, seja ele o homem ou a mulher ( O feminino e o Masculino).  Ele fala que o Masculino é esta força que tanto o homem quanto a mulher carregam  de competitividade,  de liderança, disputa,
de ser aguerrida(o), entre outras; e o Feminino, esta força que tanto pode está em maior intensidade no homem e não na mulher, ou, onde observamos em sua maioria, está em uma maior intensidade na mulher e bem menor no homem, que é esta força de apaziguar, compreender, cuidar, zelar, amar, etc.)
 
     Quando comento a música de Erasmo, tentando fazer uma ligação com este outro de Leonardo Boff, que aceito e acredito,  é que enquanto nós seres humanos não dosarmos nossas forças com uma quantidade mais generosa da força do Feminino, não construiremos uma sociedade ética, justa, de igualdade, de compartilhamento, descente e com amorosidade, não negando nunca o Masculino.
  
      Dedico este comentário a todas as mulheres  e  homens que carregam dentro de si, em um dosagem maior, a força, o sentimento... do Feminino. Principalmente a todos que constroem este Programa tão  lindo e amoroso que é o Mãe Coruja Pernambucana.
Parabéns para todas as mulheres pelo seu dia!
Iramaraí






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...