sexta-feira, 17 de abril de 2015

15ª conferência Nacional de Saúde

       A participação popular é de suma importância no processo de construção dos serviços de saúde. 
     Para assegurar essa participação  nas discussões existem mecanismos institucionais, tais como os conselhos e conferência de saúde, que ajudam na formulação das ações relacionadas ao setor. Nesse sentido a Presidente Dilma Roussef sancionou o decreto que convoca a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será entre 23 e 26 de novembro de 2015, em Brasília DF.
            O tema será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, o eixo temático da conferência será “Direito do Povo Brasileiro”. O evento, considerado o maior na área da saúde brasileira será coordenado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional da Saúde.
Antes do encontro nacional, serão realizadas as etapas municipais, previstas para acontecerem no período de 9 de abril a 15 de julho de 2015, e também as etapas estaduais, entre 16 de julho e 30 de setembro. As conferências de saúde são fóruns com representação dos vários segmentos sociais e têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para formulação da política de saúde nas três esferas do governo – municipal, estadual e nacional.       Esse evento tem como objetivos avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, definir diretrizes e prioridades para as políticas públicas e fortalecer o controle social no SUS.
A população muitas vezes desconhece os fatos e não sabe como participar. A mídia não divulga eventos importantes como esse e a população não conhecendo os fatos, não opina e as mudanças se tornam mais lentas.
Devemos nos mobilizar e acompanhar as discussões dos conselhos para saber o que os conselheiros estão buscando em prol de uma saúde melhor para suas esferas de governo.
            A população tem uma força suprema quando interage em harmonia  proporcionando equilíbrio na busca por objetivos comuns. Esse é um momento importante para a Saúde dos Brasileiros vamos participar buscando informações de nossos direitos para podermos pleiteá-los.
            Estamos divulgando essa matéria para alertar a população da importância de conhecermos as informações relativas à saúde visto que somos parte integrante dessa tríade Governo- População-Saúde.
            Para maiores esclarecimentos sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde acesse:

Matéria de Verônica Myriam Gonçalves Leitão e Viviane Mota dos Santos profissionais do Canto de Tacaimbó
Revisada pela Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...