quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Programa Mãe Coruja na regional de Garanhuns com muita atividade

        O leitor e a leitora  acompanhará nesta matéria um pouco da dinâmica desenvolvida pelos profissionais do Mãe Coruja no seu dia a dia, e em épocas onde,  para determinadas ações, necessitam de  maior reforço em sua divulgação e articulação dentro do município, onde claramente  desta união se percebe um grande movimento solidário e amoroso com o outro.

Garanhuns - Agenda de Trabalho dos profissionais do Mãe Coruja com o município em campanha para incentivo ao aleitamento materno




06/08/2013: Foi realizado um grupo com gestantes e seus familiares em parceria com a equipe do PSF Iratama (zona rural) sobre o tema amamentação.

09/08/2013: Foi realizada roda de conversa, no canto, com as mulheres cadastradas no programa e seus familiares.              

23/08/2013: Neste dia foi realizada uma palestra sobre a importância da amamentação pela enfermeira da USF COHAB I (zona urbana), em parceira com o canto mãe coruja, tendo o publico as gestantes e membros da comunidade.

09/09/2013: Canto Mãe Coruja e Círculo de Educação e Cultura realizaram uma roda de conversa sobre a importância da amamentação com as mulheres participantes do Círculo que funciona no Centro Comunitário São Cristovão, bairro da Liberdade.

As atividades realizadas foram proveitosas e dinâmicas, onde o público foi bastante participativo, reconhecendo a importância do assunto abordado. Todos os dias foram distribuídos panfletos e cartazes sobre amamentação, e oferecido lanche aos participantes com a parceria da Secretária de Saúde do município.

  



Garanhuns, 10 de Setembro de 2013

Texto: Kátia Notaro e Rafaela Lima Profissionais do Mãe Coruja em Garanhuns
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Garanhuns - Trabalho dos profissionais do Mãe Coruja junto ao município na prevenção da gravidez na adolescência





              No dia 10/09/2013 o Canto Mãe Coruja Garanhuns realizou uma atividade de palestra / roda de conversa com um grupo de 25 adolescentes (8 meninos e 17 meninas), com a faixa etária de 12 a 17 anos de idade e com escolaridade do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Todos são participantes dos programas sociais: PETI ou PRÓ-JOVEM das comunidades da Várzea e Manoel xéu.

         Foi uma ação dinâmica realizada no período da manhã deste dia, no anexo do CRAS da várzea, onde foram abordados os seguintes temas: Adolescência; Direito,deveres do adolescente, Saúde; Sexualidade e Gravidez com foco na prevenção.

     
     Também foi apresentada e distribuída a caderneta do/da adolescente, bem como folhetos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis, o que despertou bastante curiosidade nos adolescentes.

      
             A realização da ação foi avaliada de modo positivo pelos adolescentes e profissionais envolvidos (Canto Mãe Coruja; CRAS da Varzea; PETI e Pró-Jovem).
 O material distribuído foi cedido ao Canto Mãe Coruja pelo Programa Saúde na Escola do município. Foi oferecido lanche aos adolescentes, cedido pelos programas sociais.
                                                     Garanhuns, 17 de Setembro de 2013
Texto: Kátia Notaro e Rafaela Lima Profissionais do Mãe Coruja em Garanhuns
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





                         

Brejão - Trabalho dos profissionais do Mãe Coruja junto ao município em campanha de incentivo ao aleitamento materno
  

 







Material: Profissionais do Mãe Coruja em Brejão
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Saloá - Realiza ação de prevenção da gravidez na adolescência



 
 
Em uma ação conjunta, a Secretaria de Saúde e Programa Mãe Coruja Pernambucana em Saloá realizaram palestra com alunos da rede pública de ensino, na Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor João Marques, para prevenção da gravidez na adolescência. A técnica do Mãe Coruja iniciou alertando para o número crescente de adolescentes cadastradas no Programa o que demonstra uma grave realidade nacional, a palestra teve  como facilitadoras a enfermeira: Kilma Ferreira de Melo e a Psicóloga Alipia Soares da Silva, com o apoio do corpo docente da referida escola, com o tema “ Gravidez na Adolescência, Conhecendo os Riscos e as Consequências”, foram abordados os aspectos físicos e sócio-econômicos de uma gravidez nesse período da vida, orientando os jovens tanto para os riscos que poderão ser acarretados por uma gravidez para corpo ainda em desenvolvimento, alertando para responsabilidade também do garoto, os desafios enfrentados diante da sociedade e as diversas consequências entre elas o abandono da vida escolar colocando a jovem a margem do mercado de trabalho. Foram destacados também a importância da afetividade para o início da vida sexual e a disponibilidade das equipes de saúde para orientação das jovens.

Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Brejão
Revisão e Postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



 










 






 






















 
 



 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...