quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mãe Coruja e município incentivam as mulheres ao parto normal e parto humanizado em Saloá

      O Mãe Coruja em Saloá-PE,  em parceria com a Secretaria de Saúde e Coordenadoria da Mulher de Saloá-PE, realizou uma oficina como incentivo ao parto normal e parto humanizado. Houve uma palestra e a exibição de um filme no auditório da Escola Municipal São Vicente.
Esta atividade ocorreu no dia 21/07/2014, com a presença de gestantes, profissionais de saúde do município como: ACS, enfermeiras obstetras, NASF; profissionais do Mãe Coruja, coordenadoria da mulher, entre outros. Participaram desta atividade aproximadamente 71 pessoas entre gestantes cadastradas no Programa Mãe Coruja em Saloá-PE e profissionais de saúde. Os parceiros do Mãe Coruja envolvidos neste evento foram: Secretarias de Saúde, Educação e Coordenadoria da Mulher, todos do município.
    Realizar esta atividade foi sem dúvida de extrema importância para expor sobre os tipos de partos e principalmente orientar às mães a aderirem ao parto normal, visto que elas sofrem menos riscos de infecção, se recuperam mais rápido e, consequentemente, acolhem melhor o bebê. Houve também uma discussão sobre parto humanizado, tendo em vista que "Parto humanizado" não pode ser entendido como um "tipo de parto", onde alguns detalhes externos o definem como tal. A humanização do parto é acolher bem a mulher, é respeitar o desenvolvimento na hora do parto, os aspectos individuais, emocionais da mulher e de sua família. É garantir-lhe o direito de conhecimento, de escolha, de ser acompanhada por um membro familiar, enfim, é dar-lhe o direito de ter e usufruir de seus direitos constituídos.




















Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Saloá -  Alex Diniz e Flávia Veloso
Revisão: pelo Núcleo de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...